Estudantes de Xanxerê conquistam ouro e prata na Olimpíada Nacional de Ciências

CÂMPUS XANXERÊ Data de Publicação: 16 nov 2023 11:58 Data de Atualização: 17 nov 2023 01:00

Quatro estudantes do Câmpus Xanxerê do IFSC destacaram-se na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2023. As provas foram realizadas em duas etapas, integrando diversas áreas do conhecimento, como astronomia, biologia e física.

Renata Menegat Lange (1º ano do Ensino Médio) e Tainara Trevisan (2º ano) ficaram com medalhas de ouro; e Luan Henrique Pereira (3ºano) e Júlia Zaffari Monteiro (1º ano) conquistaram medalhas de prata. 

"Achei a ONC uma prova inclusiva, abordando assuntos de várias turmas, trazendo vários conteúdos e conceitos que muitas vezes esquecemos, além de trazer oportunidades. Gostei bastante de participar, apesar de ter sido on-line. Já participei de outras competições e acho que contribui bastante para a vivência com provas de lógica e mais extensas, auxilia também para vestibulares e outras provas", afirma Tainara, que estuda no 2º ano do Ensino Médio Técnico em Alimentos.

Luan Pereira, do Ensino Médio Técnico em Mecânica, participa e destaca-se com frequência em competições. "Tem me ajudado a aprender coisas novas, reconheço que faculdades - meu próximo passo nos estudos - tem vagas olímpicas, e que uma internacional conta bastante no currículo e bolsas de iniciação científica", afirma.

Além da medalha de prata na ONC, Luan já competiu na Olimpíada Brasileira de Neurociências (ONC), Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), Olimpíada Brasileira de Astronomia, Olimpíada Brasileira do Oceano, Olimpíada Brasileira de Física e Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPhCO).

Sobre a ONC

A primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) foi realizada nos dias 17, 18 e 18 de agosto e a segunda nos dias 14 e 15 de setembro. Puderam participar estudantes do ensino fundamental II, ensino médio, além de estudantes do 4° ano do ensino técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na primeira fase, as provas envolveram 20 questões de astronomia, biologia, física, história e química. Na segunda, os estudantes tiveram duas horas para resolver dez questões dissertativas sobre biologia, física, química, história e astronomia.

Criada em 2016, a ONC integra o ecossistema de olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais entre estudantes de ensino fundamental ou médio que ocorrem anualmente. Atualmente, a ONC é a única olimpíada interdisciplinar do Brasil, isso porque, a competição reúne diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, biologia, química, física, astronomia e história.

PESQUISA EVENTOS CÂMPUS XANXERÊ