Feira Regional de Matemática atrai mais de dois mil alunos ao Câmpus Criciúma

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 25 ago 2023 09:15 Data de Atualização: 25 ago 2023 12:37

Foram 56 trabalhos de 35 escolas públicas e particulares, de diferentes níveis de ensino, representando oito municípios da região carbonífera. Entre os visitantes, uma estimativa que supera os dois mil estudantes. Números que falam da grandeza da nona edição da Feira Regional de Matemática, realizada na última quarta-feira (23) no Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O evento é organizado pelo IFSC junto à Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a prefeitura municipal e a Coordenadoria Regional de Educação. Ao longo do ano, as feiras regionais de matemática mobilizam as escolas para que organizem e inscrevam projetos escolares que façam a relação de conceitos matemáticos com o cotidiano das pessoas, processo que culmina num evento de socialização de experiências pedagógicas e incentivo à criatividade no processo de ensino-aprendizagem. 

A abertura oficial contou com uma apresentação artística assinada pelo coreógrafo Valter Savi e realizada por estudantes de Criciúma, e as presenças do secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, da representante da Coordenadoria Regional de Educação, Dilcinéia Nazário Fernandes, da diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava, do diretor do Câmpus Criciúma, Daniel Comin, e do professor Paulo Amaro dos Santos, representando a reitoria do IFSC.

Depois de alguns anos sem ocorrer, a realização da Feira Regional de Matemática na região carbonífera foi retomada em 2016, tendo o IFSC como protagonista. O evento de 2023 consolidou esse movimento, não apenas pela grande presença de público, mas pela qualidade dos trabalhos apresentados.

“Quando começamos a realizar as feiras em Criciúma novamente, em 2016, os professores não sabiam o que era uma Feira de Matemática. Então começou esse movimento de visitar o espaço, conhecer como os trabalhos são construídos, participaram de formações, e isso fez com que esse amadurecimento fosse acontecendo. Hoje nós vemos que os trabalhos estão mais bem organizados, a matemática está mais presente, mais profunda, e isso faz com que a Feira ganhe, além de uma ampliação no número de visitantes e de trabalhos apresentados, também uma maior qualidade destes trabalhos”, analisa o professor de matemática do Câmpus Criciúma, Bazilício Andrade Filho, que coordenou a feira.

Festa da matemática

Como aprender frações de uma forma diferente? O que a música tem a ver com a matemática? Como usar o conhecimento matemático no empreendedorismo e na hora de planejar o orçamento familiar? E as fábulas infantis, o que podem ensinar sobre matemática às crianças?

Os 56 trabalhos apresentados trouxeram diferentes abordagens e aplicações da matemática, reunindo desde os pequenos da educação infantil até a educação de jovens e adultos (EJA), e se destacando pela criatividade, pela relação com o cotidiano, pela apresentação e também pelo rigor científico. A diversidade também foi geográfica: estiveram representados os municípios de Criciúma, Içara, Urussanga, Balneário Rincão, Forquilhinha, Nova Veneza, Morro da Fumaça e Orleans, tanto de escolas públicas quanto de particulares.

Aluna de nono ano do ensino fundamental da escola Quintino Rizzieri, de Içara, Isabely da Rocha apresentou um trabalho sobre o Teorema de Tales. “Foi um processo coletivo. Na verdade, iniciou desde os nonos anos, com os trabalhos feitos em sala de aula. Com a feira, desenvolvemos o projeto com o que a gente já havia feito em sala de aula. A Feira foi muito legal, teve várias coisas interessantes, coisas diferentes”, diz a estudante, que participou do evento pela primeira vez.

Além dos estudantes que apresentam seus trabalhos, a Feira também foi uma oportunidade para os estudantes de Licenciatura do IFSC, que participaram como avaliadores. Aluno de Licenciatura em Matemática do Câmpus Tubarão, Eduardo Urbano participou da equipe de avaliadores e atesta a qualidade matemática dos projetos apresentados.

“Os trabalhos realmente foram muito bons, de acordo com o nível de instrução de cada estudante. E ser avaliador foi uma experiência nova para nós. Aprendemos outras formas de passar a informação para os alunos, ensinar de forma mais lúdica e que seja relevante para o aluno”, diz o futuro professor de Matemática.

Portas Abertas

O Câmpus Criciúma se mobilizou como um todo para receber os visitantes que, além dos trabalhos da Feira de Matemática, puderam conhecer a instituição, participar de atividades em laboratórios e conhecer projetos como a Trilha Ecológica e o Canto da Horta. A ação foi organizada pelo projeto de extensão IFSC Portas Abertas, coordenado pela professora Graziela Olivo, articuladora de Ingresso do Câmpus. Os visitantes conheceram um pouco dos cursos oferecidos pelo IFSC e os projetos de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos. Professores e estudantes de todas as áreas – Química, Meio Ambiente, Construção Civil, Eletrotécnica e Mecatrônica – se engajaram no processo de abrir as portas do IFSC ao público participante da Feira.

“Conseguimos mostrar que somos uma instituição preocupada realmente em fomentar atividades que favoreçam uma educação pública de qualidade. A Feira é um evento educacional, mas ao mesmo tempo é um espaço pra comunidade vir visitar a instituição, conhecer o nosso espaço, nossa estrutura física, nossos laboratórios, já que o projeto IFSC Portas Abertas trabalhou em conjunto para o Câmpus”, afirma o professor Bazilício.

Feira Estadual

O desafio agora passa a ser organizar a Feira Estadual de Matemática, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, também em Criciúma, mas no Parque das Nações. Dez trabalhos da Feira Regional foram indicados para representar a região carbonífera no evento estadual. Confira a lista abaixo:

- Educação Infantil: A Galinha dos Ovos de Ouro (CEI Peixinho Dourado – Balneário Rincão)
- Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Construção do Ábaco: as quatro operações matemáticas potencializadas com o lúdico (EMEB Judite Duarte de Oliveira – Criciúma)
- Ensino Fundamental – Anos Finais: A lenda de João e Thainara (EEB Lucas Bez Batti – Urussanga)
- Ensino Fundamental – Anos Finais: A Matemática da Mandala (EEB Antônio Colonetti – Içara)
- Ensino Fundamental – Anos Finais: Tales vai ao parque (EEB Hercílio Amante – Criciúma)
- Ensino Fundamental – Anos Finais: O estudo dos produtos notáveis com uso de materiais manipuláveis (EMEF São Rafael – Içara)
- Ensino Médio/Ensino Médio Profissionalizante: A importância dos jogos na aprendizagem em Matemática (EEB Antonio Milanez Netto – Criciúma)
- Ensino Médio/Ensino Médio Profissionalizante: Matemática no empreendedorismo (EEB Abílio César Borges – Nova Veneza)
- Ensino Médio/Ensino Médio Profissionalizante: Geometria analítica e construção civil (IFSC – Criciúma)
- Comunidade: O real preço da cesta básica de alimentos (Colégio Sagrada Família - Forquilhinha)

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