Gincana Integrados retorna com sucesso e título inédito no Câmpus Criciúma

EVENTOS Data de Publicação: 04 jul 2023 13:24 Data de Atualização: 04 jul 2023 16:08

Depois de três anos de interrupção, o Câmpus Criciúma do IFSC voltou a realizar a tradicional gincana dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Realizada de 28 de junho a 1º de julho, a Gincana Integrados, que não era realizada desde 2019, em função da pandemia, desafiou os estudantes a se organizarem em torno de um objetivo comum, promovendo a integração e encerrando com uma Festa Julina no último sábado (1º), reunindo grande público de estudantes, servidores e familiares. Ao final de quatro dias de competições, a equipe Etanóis, do curso técnico em Química, sagrou-se campeã pela primeira vez.

Em sua sétima edição, a Gincana Integrados teve 239 inscritos entre estudantes dos cursos de ensino médio técnico em Edificações, Mecatrônica e Química, além dos alunos da primeira fase do curso técnico concomitante em Meio Ambiente. Os servidores do Câmpus se dividiram entre a comissão organizadora e as equipes – foram 21 servidores que se inscreveram como integrantes das equipes, conforme o regulamento da competição. Também contribuíram com a realização de provas, com o controle da frequência dos alunos e com a organização da Festa Julina.

Confira fotos da Gincana Integrados no Instagram do Câmpus

As provas foram idealizadas com o objetivo de conscientizar e educar em defesa da vida, bem como integrar a comunidade escolar, despertando o companheirismo e a solidariedade. Nas tarefas relacionadas a ações solidárias, foram arrecadados 235 quilos de alimentos não perecíveis, 157,9 quilos de tampinhas plásticas, 34 quilos de lacres de latinhas e 2,8 toneladas de lixo eletrônico. Além das provas de arrecadação, a Gincana também contou com jogos de futsal, vôlei, basquete, xadrez e tênis de mesa, desafios matemáticos, jogos de perguntas e respostas, soletração, produção de vídeos e fotografias, entre outras atividades. A Festa Julina foi o palco das últimas provas da Gincana, com as apresentações de dança das equipes, o que atraiu grande presença de público, formado principalmente pelos familiares dos estudantes.

“A Gincana trouxe uma energia diferente ao Câmpus. Foi ótimo ver a interação e o envolvimento dos nossos alunos, engajados em diversas tarefas que demandaram conhecimentos em diversas áreas e, sobretudo, muito trabalho em equipe. A interação que este evento em particular proporciona, envolvendo alunos, servidores e colaboradores, faz todo o esforço necessário para a organização valer a pena. E a Festa Julina nos permitiu encerrar a Gincana de forma leve, com uma bela confraternização e grande participação da comunidade externa. A presença dos pais, prestigiando o trabalho da escola e a dedicação dos filhos, foi gratificante para todos nós. Tenho certeza que os últimos dias serão lembrados pelos nossos alunos sempre com muito carinho”, afirma do diretor do Câmpus, Daniel Comin.

Conquista inédita

Na Festa Julina, as barracas ficaram a cargo do Grêmio Estudantil, dos centros acadêmicos e dos servidores, sendo que o valor arrecadado por estes últimos será revertido para a premiação da Gincana, que costuma ser uma atividade festiva e de integração para a equipe vencedora. O resultado final teve a equipe Mecatron, da Mecatrônica, em terceiro lugar, a equipe Argamanos, de Edificações, em segundo, e a equipe Etanóis, da Química, em primeiro lugar. O primeiro título do curso técnico em Química na Gincana foi muito comemorado pelos membros da equipe.

“Acredito que um dos principais fatores que nos levou à vitória foi o empenho e a organização de todos os participantes. Todos colaboraram muito e deram tudo de si para que isso fosse possível. Foi uma honra para a equipe Etanóis consagrar o curso com a vitória, é uma sensação de dever cumprido. É inexplicável a felicidade que estamos sentindo em ver que tudo valeu a pena. A gincana nos uniu de uma forma inexplicável, uma sensação maravilhosa nunca sentida antes”, resume a aluna Paola Damázio Rodrigues, que foi líder da equipe.

Sua colega Lavínia Paz, vice-líder da equipe Etanóis, reforça como a Gincana foi importante para aumentar a integração entre os alunos e a união do curso. “O sentimento agora é de orgulho por termos sido a equipe que tornou o curso de Química campeã nessa gincana tão legal e bem pensada pelos servidores, mas também de saudade porque tudo o que vivemos foi muito legal, fizemos novas amizades, nos unimos e conversamos muito ao longo desses dias. Nos tornamos uma equipe incrível, o que foi primordial para alcançarmos nossos objetivos. E com certeza esperamos a próxima com força total e mais unidos do que nunca”, diz Lavínia, que está no primeiro ano do curso.

Fortalecendo os laços

O principal objetivo da Gincana Integrados é promover a integração entre os estudantes, a aprendizagem e a formação humana fora da sala de aula, em um contexto que desafia e diverte os participantes. Para a professora Sheilar Nardon, que participou da comissão organizadora, o fortalecimento dos laços entre os estudantes é um dos principais legados deste tipo de atividade em uma escola.

“Em primeiro lugar, as gincanas proporcionam uma oportunidade de interação social entre os adolescentes. Durante os três dias de atividades, os alunos têm a chance de se relacionar com colegas de diferentes turmas, promovendo o contato entre diferentes grupos e fortalecendo os laços de amizade. Esse aspecto social é especialmente importante durante a adolescência, uma vez que essa faixa etária está em busca de identidade e de pertencimento”, afirma.

A professora destaca também a importância da gincana para a própria formação profissional. “Os estudantes foram desafiados a realizar atividades conjuntas, o que requer a capacidade de se comunicar efetivamente, de ouvir diferentes perspectivas e de encontrar soluções em conjunto. Essas habilidades são fundamentais não apenas para o ambiente escolar, mas também para a vida em sociedade e para o futuro profissional dos adolescentes, onde a colaboração e o trabalho em equipe são cada vez mais valorizados. As atividades recreativas e o clima descontraído favoreceram o bem-estar emocional, proporcionando momentos de descontração e diversão, aliviando a pressão e o estresse do nosso cotidiano escolar”, conclui.

EVENTOS CÂMPUS CRICIÚMA