IFSC participa dos 30 anos do conselho de educação de Jaraguá do Sul

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 30 nov 2023 14:26 Data de Atualização: 30 nov 2023 14:53

A coordenadora pedagógica do IFSC do Centro, Janete Godói, participou do encontro que celebrou os 30 anos do Conselho Municipal de Educação (Comed) de Jaraguá do Sul. A atividade foi realizada nesta quarta-feira (29) e contou com uma palestra ministrada pela integrante do Conselho Estadual de Educação, Elizabete Piotto Kitamura, sobre o papel dos conselheiros municipais de educação na construção de um sistema educacional de qualidade.

No Comed, o IFSC ocupa a vaga reservada às instituições federais de ensino do município. Atualmente, duas servidoras do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro são as representantes da instituição no conselho: a coordenadora pedagógica, Janete Godói, é a titular, enquanto a suplência é exercida pela professora Catia Barp Machado.

Para Janete, a representação do IFSC dentro do Conselho Municipal de Educação tem contribuído para tomadas de decisão locais e para problematizar questões que, em geral, não são evidenciadas pelos trabalhadores que lidam unicamente no Ensino Fundamental. “Além disso, no Comed temos acesso a uma visão ampla das ações educativas que acontecem no âmbito municipal e podemos opinar sobre elas, contribuindo com a educação no município”, lembra.

Comed

O Conselho Municipal de Educação de Jaraguá do Sul foi instituído pela Lei Municipal nº 1.743/1993, em 8 de novembro daquele ano. Na ocasião foram empossados 18 conselheiros titulares e quatro suplentes. De 1993 a 1994, foi presidido por Íris Barg Piazera.

Entre as atribuições do Conselho estão assessorar a Administração Municipal na formulação de políticas e planos educacionais, propor diretrizes educacionais e zelar pelo cumprimento da legislação aplicável à educação e ao ensino, desempenhando funções normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras do Sistema Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul. Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o Comed também contribui para a garantia da educação como direito público subjetivo, inclusivo e de qualidade socialmente referenciada.

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