Imigrantes concluem etapas de formação de curso em SLO

ENSINO Data de Publicação: 12 jun 2023 12:14 Data de Atualização: 28 jun 2023 11:20

Um grupo de imigrantes concluiu etapas de formação do curso "Português Língua de Acolhimento", nos dias 31 de maio e 1º de junho, no Câmpus São Lourenço do Oeste. Dos estudantes matriculados na turma iniciante (Português I), 88% concluíram a etapa de ensino. Trata-se de pessoas que buscam, no contraturno de trabalho, o aprendizado do Português para melhoria da comunicação em suas vidas pessoais e profissionais.

O curso é ofertado gratuitamente e de modo presencial, dividido em blocos de unidades curriculares semestrais, para facilitar a integração social e profissional do imigrante jovem e adulto. A cada etapa, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar a sua capacidade de comunicação, desenvolvendo competências de interação oral, de leitura e de escrita em Português.

“Cada etapa é importante para habilitar o estudante a integrar-se na comunidade, elevando a autoestima e dando-lhe segurança e recursos linguístico-discursivos para ouvir, falar, ler e escrever nas diversas práticas sociais cotidianas que o exercício da cidadania nos proporciona,” pondera o professor Kleber Ferreira da Silva responsável por ministrar as aulas do curso no câmpus.

A iniciativa do IFSC demonstra o atendimento de uma demanda de acolhimento para o público-alvo composto por estrangeiros que chegam em São Lourenço do Oeste e região em busca de desenvolver habilidades humanas e técnicas.

A venezuelana Xiomara Torres de Maurera está em São Lourenço desde março de 2022 e conseguiu emprego como professora de inglês e espanhol em uma escola. As aulas no IFSC fizeram com que ela falasse melhor português também. "Graças a Deus agora entendo mais da língua portuguesa e falo também", agradece ela.

Outra venezuelana, Crisner Guevara, afirma que o curso ajudou muito para ela como estrangeira, "para mim ajudou muito, já falo um pouco melhor, tanto na escrita como verbal. O professor tem muita paciência para nos explicar", afirma e agradece. 

Inscrição para novas turmas

No segundo semestre de 2023, iniciam novas turmas para imigrantes de cursos de qualificação profissional rápida. Inscrições a partir de 13 de junho. Para conhecer os cursos, clique aqui.

 

 

ENSINO CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE