Inscrições para cursos técnicos integrados do Câmpus Canoinhas vão até 23/10

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 25 set 2023 13:26 Data de Atualização: 25 set 2023 13:43

Estão abertas as inscrições para os dois cursos técnicos integrados gratuitos do Câmpus CanoinhasAlimentos e Edificações, cada um com 40 vagas.  A seleção será por prova. Todas as informações sobre o processo de seleção para o Ensino Médio Técnico do IFSC estão no Edital de Ingresso n° 05/Deing/2024/1.

As inscrições devem ser feitas até 23 de outubro, por meio do Portal de Inscrições do IFSC, disponível neste link. Os candidatos devem ficar atentos a todas as etapas do cronograma.

Como faço para me inscrever?

Para se inscrever, o candidato deve acessar o Portal de Inscrições e seguir os passos abaixo.

- clicar em “Inscrição e acompanhamento”;
- selecionar a opção “Quero me inscrever”;
- selecionar o município ou câmpus onde presente estudar (Câmpus Canoinhas);
- selecionar o curso (Alimentos ou Edificações);
- preencher todos os dados solicitados;
- assinalar o município para realização da prova;
- assinalar sua opção por ampla concorrência ou sistema de cotas para escolas públicas (veja mais detalhes abaixo);
- conferir os dados do comprovante de inscrição;
- imprimir o comprovante de inscrição e o boleto bancário.

É preciso pagar para se inscrever no processo seletivo?

Os cursos do IFSC são gratuitos. Mas como o processo seletivo do Edital de Ingresso n° 05/Deing/2024/1 é por prova, é cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 55,00. Esse valor deve ser pago por meio do boleto emitido no processo de inscrição. O último dia para pagamento da taxa é 24 de outubro.

Candidatos inscritos no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, doadores de sangue ou que comprovarem ser integrantes de família de baixa renda podem solicitar isenção do pagamento da taxa. Isso deve ser feito no ato da inscrição. Quem for solicitar isenção só pode fazê-lo até 16 de outubro.

É possível solicitar atendimento especial para realizar a prova?

Candidatos que precisam de condições especiais para realizar a prova podem fazer a solicitação no momento da inscrição. Esses casos se aplicam a pessoas cegas, com baixa visão, surdas, com deficiência física ou problemas de mobilidade, com dificuldades para preencher o cartão resposta, lactantes, em privação de liberdade ou outras condições. No dia 30 de outubro será divulgada a lista das solicitações que poderão ser atendidas.

Cotas

Metade das vagas ofertadas é reservada a candidatos provenientes de escolas públicas. Há ainda cotas para estudantes com baixa renda, com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para participar do processo seletivo pelo sistema de cotas, essa opção deve ser feita no momento da inscrição.

Como será a prova?

O exame de classificação será realizado em 19 de novembro. O acesso ao local de prova deve ser feito até 13h45. Os locais de prova serão divulgados em 30 de outubro.

A prova terá 24 questões de múltipla escolha sobre conteúdos do ensino fundamental: oito questões de Língua Portuguesa, oito de Matemática e oito de Ciências Humanas. Os candidatos terão até quatro horas para realizar a prova.

Para o exame, os candidatos devem levar um documento oficial de identidade com foto e caneta esferográfica azul (feita de material externo transparente).

É possível consultar as provas e gabaritos de exames anteriores no Portal do IFSC.

No dia 30 de outubro, o IFSC divulgará uma lista com os locais de prova e a confirmação das inscrições. Para os cursos em que a relação candidato/vaga for igual ou menor que 1 (um) não haverá provas e, nesse caso, os candidatos inscritos para esses cursos estarão automaticamente aprovados. Esta lista também será divulgada no dia 30 de outubro.

Quando sai o resultado?

A lista com os aprovados em primeira chamada será divulgada em 6 de dezembro a partir das 18h, no Sistema de Resultados do IFSC.

Quem pode se inscrever?

Os cursos técnicos integrados são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão até a data da matrícula no IFSC. Neles, o estudante cursa o ensino médio e recebe a formação técnica no IFSC, com a mesma matrícula.

Por isso, para participar deste processo seletivo é preciso concluir o Ensino Fundamental até o mês de janeiro de 2023. 

Cursos do Câmpus Canoinhas

Alimentos - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Edificações - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS CANOINHAS