Maestro Giovanni Tenti inicia agenda cultural em visita ao Câmpus 

INTERNACIONAL Data de Publicação: 28 jul 2023 11:27 Data de Atualização: 28 jul 2023 11:41

A chegada do maestro Giovanni Tenti a Florianópolis, nesta quinta-feira (27), marca mais um capítulo da parceria Brasil-Itália. Nesta manhã (28), ele esteve em visita ao Câmpus Florianópolis, onde a partir da próxima semana ministrará aulas e oficinas a musicistas do IFSC, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e culminará com o Concerto Brasil-Itália:  homenagem aos 45 anos do Coral do IFSC, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), dia 18 de agosto, às 20h30. 

No encontro dessa manhã de sexta-feira, ambos puderam conhecer um pouco da cultura brasileira e também da italiana, assim como rotinas e atividades desenvolvidas no Câmpus Florianópolis e na província de Varese (Itália). Realidades distintas, mas que agora tangenciam a música, juntas.

A parceria Brasil-Itália foi fortalecida em 2022, quando cinco estudantes de música do Câmpus Florianópolis foram à cidade de Venegono Inferiore, na Itália, para aprimorarem seus conhecimentos na Associação Ars Cantus, com o maestro Giovanni Tenti, em uma Master Class de 15 dias. Dessa vez, o maestro italiano veio ao IFSC dar continuidade às atividades de formação musical por, aproximadamente, 20 dias, culminando com o concerto. O coral do IFSC conta com 50 coralistas e a Orquestra Experimental do IFSC, com 70 instrumentistas.

As atividades práticas de música iniciam dia 31 de julho para o maestro e os musicistas, com aulas, palestras e conferências. “As aulas serão abertas aos todos os interessados. Eles terão aulas de técnica vocal e regência, além dos ensaios com o coro e orquestra e a performance do Concerto final no CIC”, destaca o professor Irineu. Para ele, é uma oportunidade singular. “Acredito que será também uma grande motivação para cada um se empenhar mais no estudo da música e abrir suas perspectivas profissionais. Serão ensaios intensos e uma boa expectativa da parte de todos, nossos grupos estão muito entusiasmados com esse projeto”, revela o maestro brasileiro.

Segundo ele, “a importância das aulas de um maestro de fora, de outra cultura, com outra formação, sem dúvida é sempre enriquecedora, contribui decisivamente na performance dos nossos músicos. No projeto Ecos da América Latina, por exemplo,  tivemos esse feedback dos participantes. É  uma troca que sempre vale a pena: o desafio de um novo repertório, novas técnicas e, sobretudo a interação humana que experiências como essa trazem. Isso contribui de forma direta com a democratização do ensino de música, algo que buscamos desde sempre com nosso trabalho”, ressalta Melo, criador da Orquestra do IFSC. “Entrei no IFSC em 1997, além de professor das aulas curriculares de música e do coral, criei a cefet big band. Em 2001, com esses músicos de sopro e alguns instrumentos de corda, começamos a orquestra e fomos ampliando o acervo de instrumentos. Houve uma grande aceitação e, a partir disso, criamos o curso básico de instrumentos de orquestra e, posteriormente, o curso prática de orquestra. Atualmente somos quatro professores de música”, conta ele.

A primeira apresentação da parceria Brasil-Itália será terça-feria (1 de agosto), a partir das 19h30, na Igreja Universitária da UFSC, assim como no dia 11 de agosto, às 20h, na Igreja Santuário de Fátima. Para o dia 17 de agosto, às 12h, também está prevista uma apresentação na Praça XV, no centro de Florianópolis. Giovanni Tenti participa também de palestras e aulas na Udesc, com a presença da maestra Cristina Emboaba; e na UFSC, com a maestra Miriam Moritz.

O Concerto, com capacidade para 920 pessoas, contará com a regência dos maestros Giovanni Tenti, da Associação Ars Cantus Orchestra, com sede na cidade italiana Venegono Inferiore, e Irineu Lopes Melo (IFSC). O Concerto terá duas horas de duração e um repertório que inclui compositores nacionais consagrados, tais como, Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga e Tom Jobim, além de músicas italianas de compositores como Verdi, Rossini e Ennio Morricone.

Aprendizados

“Foi uma oportunidade muito especial de contato com a cultura e música da Itália. Meus colegas e eu tivemos um período incrível de imersão”, diz a aluna Carolina Momm de Melo, já graduada no curso de música Bacharelado em Violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e mestranda em música na mesma instituição. Para o estudante e pianista, Daniel Silva Green, integrante da orquestra do Câmpus desde 2014, e que já havia feito o curso Prática de orquestra, a oportunidade foi “indescritível”. “Ficaria muito feliz de ver se repetir, para que meus outros colegas também possam aproveitar algo similar e para que eventualmente eu também possa aproveitar de novo”. Ambos participaram da Master Class realizada no final do ano passado.

No período em que estiveram em intercâmbio, os alunos do Câmpus Florianópolis tiveram formação técnica sobre direção orquestral e coral na sede da Ars Cantus. Além da agenda acadêmica, fizeram agenda cultural com o maestro Giovanni e os integrantes do Coro. “Além da experiência de cantar no coral e estudar regência na Itália,m a chance de visitar dois museus importantíssimos para a história da arte europeia foi, sem dúvidas, um grande março para minha vida”, revela Carolina. Quanto aos aprendizados oportunizados, a violinista destaca as técnicas do bel canto italiano aplicado ao coral e também novos exercícios de regência. “Com certeza a imersão na escola italiana de música, todos os conceitos que aprendemos e botamos em prática e que estamos trazendo para o Brasil, tem enorme valor tanto para nós, quanto para nossos amigos musicistas e para todos que venham a nos encontrar nas ruas ou nos palcos”, aponta Daniel. O maestro, por sua vez, classifica a oportunidade como “riquíssima”, por aprendizados para todos, inclusive para ele próprio.

Os estudantes se apresentaram na Catedral de Vigevano na celebração do Santo Padroeiro Sant'Ambrogio, com a presença do público da cidade e do Bispo, no dia 8 de dezembro.

A ida dos estudantes foi documentada pela TV  e jornal de Varese.

O programa de intercâmbio surgiu do diálogo da Assessoria de Relações Externas Internacionais (Arexi) com a Orquestra italiana, com auxílio do Câmpus Florianópolis, que elaborou o edital.

O Concerto de Brasil-Itália, no CIC, será beneficente, com arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de higiene, os quais serão doados para casas de acolhimento de idosos, moradores de rua e crianças.

INTERNACIONAL CÂMPUS FLORIANÓPOLIS