Pesquisa do Câmpus Canoinhas avalia rótulo de embalagens de erva-mate

PESQUISA Data de Publicação: 25 set 2023 16:28 Data de Atualização: 28 set 2023 22:27

Com o objetivo de verificar se as embalagens de erva-mate estão de acordo com as legislações de rotulagem vigentes no Brasil, uma pesquisa do Câmpus Canoinhas avaliou 25 embalagens de erva-mate selecionadas em supermercados dos municípios de Canoinhas e Três Barras, na região do Planalto Norte catarinense. Considerando a rotulagem geral e a rotulagem nutricional, 36% das embalagens analisadas apresentaram uma ou mais não conformidades. 

Entre as não conformidades, os pesquisadores identificaram a ausência da expressão “contém glúten” ou “não contém glúten” e de informação referente ao modo de conservação do produto, além de erros referentes à apresentação das informações nutricionais.

Todos os resultados foram publicados no artigo “Avaliação do Rótulo de Embalagens de Erva-Mate, Conforme a Legislação Brasileira Vigente”, na revista eletrônica Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde.

Cabe ressaltar que apenas 32% das embalagens analisadas apresentavam a tabela nutricional. Mas, de acordo com o professor Luiz Paulo de Lima, do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas, embalagens de erva-mate são dispensadas da apresentação de tabela nutricional.

“É sabido que muitas empresas alimentícias apresentam dificuldade com o cumprimento da rotulagem nutricional. Este problema tende a ser ainda maior em indústrias de pequeno e médio porte. Com os resultados deste trabalho, espera-se contribuir para a regularização dos produtos e, consequentemente, para a melhor informação do consumidor”, explica o professor. 

A pesquisa contou com a participação dos estudantes Thiago Gogola Milagres, Brenda Monique Krauss, Guilherme Endler de Sousa, Stephannie Luize Pedroso Galazine e Ellen Naomy Silva de Oliveira e com o apoio de Victor de Souza Tavares, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Conheça o curso de tecnologia em Alimentos

O curso superior de tecnologia em Alimentos tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas, tanto na produção como na supervisão e gestão das atividades. Com carga horária de 2.760 horas/aula, o curso tem duração de seis semestres, com aulas no período noturno.

O ingresso é por vestibular (20 vagas) e pelo Sisu (20 vagas). As inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC estão abertas até 9 de outubro. 

PESQUISA CÂMPUS CANOINHAS