Professora do Câmpus SMO participa de missão queijeira na França

PESQUISA Data de Publicação: 11 out 2023 17:32 Data de Atualização: 11 out 2023 17:44

Uma “missão queijeira” levou a professora da área de Alimentos Patrícia Fernanda Schons, do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC, para a França, no mês de setembro. A viagem técnica foi organizada pela SerTãoBras e contou com a participação de 32 brasileiros. O grupo foi composto por produtores de queijo, professores, pesquisadores, extensionistas, cozinheiros, entre outros.

A professora conta que a viagem aconteceu no interior da França e contou com visitas técnicas a regiões muito reconhecidas quanto à produção de queijos como: Roquefort, Laguiole, Cantal, Salers, Saint Nectaire, entre outras. Contou ainda com conferências técnicas, visita a instituições de pesquisa como o INRAe (Institut Nacional de Recherche pour l’agriculture, l’alimentation et l’environnment), escola técnica ENIL, lojas especializadas em queijos e finalizou com o Mundial de Queijo e de Produtos Lácteos em Tours.

Patrícia ressalta que ter participado dessa missão foi um passo muito importante para a sua atuação profissional no IFSC junto à área de leites e derivados. “De tudo o que vivi nesses 12 dias muito intensos é que precisamos valorizar a cultura de um povo e agregar valor aos nossos produtos lácteos”, afirma.

Saiba mais

O Mundial de Queijos e de Produtos Lácteos é um concurso mundial e em 2023 contou com a participação de 1640 produtos lácteos, destes 288 oriundos do Brasil. Os produtos lácteos enviados foram avaliados por 250 jurados vindos de distintos países. Os produtos brasileiros receberam ao todo 81 medalhas de ouro, prata ou bronze e um destes foi selecionado para compor a seleção dos 12 melhores queijos do mundial. 

PESQUISA