Professora do IFSC representa Conselho no lançamento da Procuradoria Especial da Mulher

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 20 out 2023 12:08 Data de Atualização: 20 out 2023 14:06

O envolvimento do Câmpus Chapecó do IFSC nos espaços de combate à violência contra a mulher tem aumentado com o passar dos anos. Esta é uma bandeira que tem sido fortalecida pelo câmpus em representatividades na sociedade civil organizada e nos mais diversos espaços de formação cidadã com mulheres e homens, dentro e fora do câmpus.

Nesta semana, a professora Roberta Cajaseiras teve a oportunidade de representar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapecó (CMDM), no qual é vice-presidente eleita por meio do Coletivo AdaLovelace (coletivo de mulheres do Câmpus Chapecó do IFSC), no lançamento da Procuradoria Especial da Mulher.

O ato de oficialização da Procuradoria foi realizado na última segunda-feira (16), na Câmara de Vereadores de Chapecó. “O trabalho será grande, as mulheres chapecoenses ainda tem muita insegurança em denunciar. Temos percebido que o caminho é a educação, a formação cidadã, para as jovens, para as mulheres adultas e também para os homens. Ninguém dorme e acorda sem ser machista. É um trabalho cotidiano”, ressalta a professora, reforçando que as integrantes da Procuradoria podem contar com o Conselho Municipal e com a Rede de Atendimento a Mulher (RAM), já atuantes no Município.

Instituída pela resolução nº 07/2023, a Procuradoria tem como  objetivo proteger os direitos das mulheres contra todos os tipos de violência e discriminação. Ela ficará sediada na Câmara de Vereadores de Chapecó para receber denúncias e também coordenar ações voltadas para prevenção e conscientização às violências contra a mulher. A vereadora Deise Schilke assumiu o cargo de Procuradora Especial da Mulher; as vereadoras Elisiani Sanches como Primeira Procuradora; Sueli Suttili como Segunda Procuradora; e Marcilei Vignatti como representante da Mesa Diretora.

Saiba mais

Ao todo, o IFSC está inserido em oito espaços da sociedade civil organizada em Chapecó. São comissões, conselhos, fundações e outros espaços em que a instituição participa como representante, por meio de servidores que se identificam ou exercem cargos daquela área em específico. 

A última conquista nesses espaços de representatividade foi em julho deste ano, quando a instituição tomou posse, por meio do Coletivo AdaLovelace, como representante no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapecó (CMDM), do mandato 2023/2025. Como titular, a professora Roberta Cajaseiras, e como suplente a técnica-administrativa Mirian Colonna dos Santos.
 

 

EVENTOS INSTITUCIONAL CÂMPUS CHAPECÓ