Programa “Conexões para Inovar” lança chamada pública para apoio de projetos de ciência, tecnologia e inovação

PESQUISA Data de Publicação: 24 out 2023 17:39 Data de Atualização: 25 out 2023 23:03

A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) lançou nesta terça-feira, 24, o programa de fomento e apoio a atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Durante o evento foi aberta a chamada pública para o cadastro de projetos.

O edital é dividido em dois públicos principais: os alunos de nível técnico e graduação que atuam em olimpíadas e equipes de competição. Para esse grupo as inscrições começam dia 24 de novembro deste ano e vão até 20 de fevereiro de 2024. Já o outro grupo são para os alunos de mestrado e doutorado com a qualificação já realizada. Nesse caso as inscrições também começam em um mês, no dia 24 de novembro e encerram em 20 de dezembro.

Apresentado pelo diretor presidente da Feesc, professor Luiz Felipe Ferreira, o programa vai possibilitar que estudantes, professores e pesquisadores das instituições apoiadas pela Feesc possam contar com incentivo administrativo e financeiro.

Para o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, o projeto vem ao encontro à necessidade de fomentar, principalmente, o acesso dos estudantes aos projetos de pesquisa. A estimativa, segundo ele, é de que cerca de 500 do alunos do IFSC da Grande Florianópolis participem da chamada pública. “A Feesc sempre foi nossa única fundação de apoio, o que resulta no incentivo ao desenvolvimento tecnológico e científico de Santa Catarina”, destaca.

“O objetivo do Conexões para Inovar é a promoção estratégica do desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social, melhorando cada vez mais a qualificação e competência técnica catarinense”, ressaltou o professor Luiz Felipe durante o lançamento.

Linhas de incentivo:
• Apoio a estudantes para projetos, divulgações científicas e ações de CTI.
• Eventos de Ciência, Tecnologia e Inovação, tais como seminários, workshops, congressos, rodada de negócios etc.
• Apoio a centros, laboratórios, hubs, incubadoras, habitats de inovação e empreendedorismo, programas, projetos, visitas técnicas e demais ações e ambientes de Ciência, Tecnologia e Inovação das ICTs apoiadas.
• Desenvolvimento institucional e de Inovação Interna da FEESC.

A Feesc passa a contar com um Fundo de Apoio às Ações de Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos próprios, financeiros, econômicos ou administrativos, bem como com recursos de terceiros, captados por meio de doações, subvenções, patrocínios, royalties, licenciamentos, parcerias, convênios, entre outras formas.

Chamada pública: para participar do processo de seleção de projetos, os interessados devem acessar o site www.conexoesparainovar.org.br.

PESQUISA