Projeto de São Carlos que utiliza “Taipa de Pilão” recebe premiação em evento catarinense

PESQUISA Data de Publicação: 14 nov 2023 10:22 Data de Atualização: 24 nov 2023 21:28

O trabalho "Práticas experimentais para execução de paredes em Taipa de Pilão", do Câmpus São Carlos do IFSC, foi escolhido como o melhor artigo na área da Engenharias I, na última semana, durante o 12º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul).

O artigo foi escrito pelos professores Anderson Wolenski, Allan Borçato e Cássio Barivieira, além do Engenheiro Civil formado pelo câmpus, Éder Welter. O grupo baseou-se na pesquisa “Produção de paredes autoportantes em Taipa de Pilão”, executada com apoio do edital Universal 02/2022/PROPPI. 

Da apresentação oral, participaram o professor Anderson e o aluno do 3º ano do Técnico Integrado em Edificações, Enzo Rodrigues de Brito.

“Estar presente em eventos científicos é fundamental para divulgarmos as pesquisas desenvolvidas em nosso câmpus. O projeto Taipa de Pilão foi muito bem avaliado e podemos divulgar para a região Sul de Santa Catarina o que está sendo realizado no extremo oeste catarinense. Além disso, ter nossos bolsistas participando e apresentando trabalhos em um evento tão importante como o SICT-Sul, proporciona aprendizado e amadurecimento, sem contar que estimula outros estudantes a adentrem em projetos de pesquisa”, afirma o professor Anderson.

Entenda melhor

A pesquisa desenvolvida no Câmpus São Carlos buscou demonstrar todo o processo envolvido para a execução de paredes sob o sistema construtivo da Taipa de Pilão, a partir do solo da cidade de Águas de Chapecó (SC) e estabilizada com cimento e cal. 

Segundo o grupo, a taipa de pilão consiste em compactar camadas de terra crua entre fôrmas de madeira, camadas essas que resultam em paredes monolíticas, autoportantes e de material isotérmico. A técnica é considerada rudimentar e artesanal, porém o uso de métodos e materiais mais sofisticados e de ferramentas mais apropriadas, vem possibilitando a execução dessa técnica de forma mais eficiente. 

“As técnicas que usam o solo como principal material constituinte em uma edificação possuem em comum a minimização dos impactos ambientais negativos, quando comparados a insumos tradicionais e não renováveis, como o cimento e o aço. Logo, inserir a terra crua como um componente construtivo ou como uma possibilidade mais sustentável, resulta em mudanças significativas para a cadeia produtiva da construção civil. Além disso, usar materiais extraídos in loco, tal como o solo da própria área a ser edificada, representa um impacto positivo na redução dos custos totais da obra”, afirma o grupo no artigo.

Quer entender mais sobre esse projeto? Leia a notícia "Pesquisa aprimora técnica e busca dar visibilidade à taipa de pilão na construção civil"

O evento

O 12º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul) teve como objetivo proporcionar um espaço de divulgação, reflexão e integração da pesquisa, extensão e ensino. Em 2023, o evento foi sediado pelo IFSC Câmpus Araranguá, de 08 a 10 de novembro, e contou  com palestras, oficinas e minicursos, além de sessões de apresentação de trabalhos. O tema principal foi “Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável”.
 

PESQUISA CÂMPUS SÃO CARLOS