Projeto do Câmpus Garopaba é premiado no SITC-Sul

PESQUISA Data de Publicação: 24 nov 2023 15:06 Data de Atualização: 24 nov 2023 15:10

Um trabalho do Câmpus Garopaba foi premiado no 12º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-SUL), realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Câmpus Araranguá do IFSC.

O resumo “Tratamento por Eletrólise de Lixiviado de Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos”, de autoria dos estudantes Ester Pereira de Souza e André Candian Moreira e do professor Juliano da Cunha Gomes receberam o prêmio de detaque na sessão “Meio Ambiente e Sustentabilidade”.

O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa iniciado pelo professor Juliano em 2018 por meio do Edital 23/2018/Proppi/DAE. O projeto foi retomado em 2023 e será concluído pela estudante Ester como trabalho de conclusão de curso em Gestão Ambiental. Também será publicado como artigo em revista científica.

“Em resumo, a pesquisa visou investigar se a eletrólise era eficiente para ser utilizada como tratamento do lixiviado (chorume) de compostagem. Desenvolvemos uma estação de bancada e realizamos testes com diferentes lixiviados de compostagem. Ao final chegamos à conclusão de que a eletrólise tem alta taxa de remoção de Demanda Química de Oxigênio e de turbidez, podendo ser utilizada para a finalidade”, destaca o professor. 

A pesquisa tem como objetivo oferecer uma alternativa de tratamento para resíduos sólidos urbanos, que geram o chorume, responsável por uma parte da poluição das águas superficiais e subterrâneas. Somente em 2022, o Brasil gerou cerca de 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, sendo metade disso de resíduos orgânicos.

PESQUISA