Revista lançada pelo IFSC destaca potencial inovador de São Lourenço do Oeste

PESQUISA Data de Publicação: 22 jun 2023 15:32 Data de Atualização: 23 jun 2023 14:08

O Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC lançou, nesta semana, uma revista e e-book que destaca o potencial inovador e de empreendedorismo do município e da região. Os produtos surgem a partir de uma pesquisa com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Parque Científico e Tecnológico de Chapecó (Pollen Parque).

A revista e e-book, intitulados “Mapeamento do Ecossistema de Inovação de São Lourenço do Oeste - Caminho de oportunidades”, destacam que a cidade tem uma economia que está entre as 50 maiores de Santa Catarina. Entre os dados econômicos apresentados está o número de CNPJs ativos no município, ao todo são 1.598, sendo mais de 63% voltados ao setor de serviços, 25% ao comércio e quase 11% à indústria. 

Esmiuçando mais os dados, aparecem o número de estabelecimentos ativos de acordo com o ano de fundação (de 1962 até 2022). Entre os mais recentes, apenas um terço está na ativa (iniciados entre 2016 e 2021); e dos mais antigos, 0,31% (cinco estabelecimentos) estão de pé (fundados entre 1962 e 1967).

Depois de apresentar dados econômicos da cidade e dos demais municípios que compõem a Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (Amnoroeste), a revista e e-book partem propriamente para a inovação, destacando que as atividades de inovação de São Lourenço do Oeste são pensadas no município para 2030, tendo como premissa o respeito à cultura local, com análise da região; e fortalecendo a ideia de que a inovação tem seus passos, entendê-los é essencial para criar uma cultura empreendedora.

“As vertentes de inovação focam em atrair novas atividades de pesquisa, incentivar novas iniciativas de base tecnológica, estimular a transferência de tecnologias para os integrantes do Centro de Inovação e aproximar a comunidade dos agentes do ecossistema, criando oportunidades para novos projetos de pesquisa tecnológica”, resume a pesquisa.

Para o diretor-geral do Câmpus SLO do IFSC, Daniel Carossi, além de contribuir para o processo crítico e formativo dos estudantes, é imprescindível incentivar a inovação e o empreendedorismo dentro e fora da sala de aula. “Este é um caminho fundamental para encarar os desafios do mundo do trabalho e aproveitar as suas oportunidades. Sabemos que empreender e inovar requer coragem e criatividade para pensar fora da caixa, testar novas ideias, arriscar novos caminhos”, afirma.

Carossi ainda destaca que inovar não é apenas uma questão de criar algo novo, mas também de encontrar novas maneiras de fazer as coisas e, para isso, compreender o ecossistema de inovação é um ponto chave para avançar diante das oportunidades. “Acreditamos que esta pesquisa seja uma fonte de informações essencial para estudantes, empreendedores, gestores públicos, investidores e todos aqueles interessados em compreender o ecossistema de inovação de São Lourenço do Oeste.”

Entenda mais

A divulgação desta pesquisa em formato de revista e e-book digital faz parte do projeto iniciado em 2020, no qual o câmpus foi contemplado com um recurso da Fapesc, para desenvolver ações de inovação e empreendedorismo na região da Amnoroeste.

O câmpus desenvolveu uma série de ações com vistas a levar conhecimento à comunidade e contribuir com a ativação do ecossistema de inovação na região. As ações envolveram oficinas, oferta de cursos na área de robótica, visitas técnicas a centros de inovação e empresas de tecnologia, entrevistas relacionadas à inovação e realização de palestras, estas apoiadas por entidades parceiras que juntas criaram um Movimento de Inovação no município.

 

 

PESQUISA CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE