Servidora do Câmpus Lages recebe prêmio em Congresso Internacional

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 out 2023 14:20 Data de Atualização: 24 out 2023 14:24
Servidora do Câmpus Lages recebe prêmio em Congresso Internacional

A pedagoga do Câmpus Lages do IFSC Gleice Assunção da Silva recebeu o 1º lugar do Prêmio Destaque ABED 2023 na categoria trabalho científico, no 28° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). O evento foi realizado no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, de 15 a 18 de outubro. O prêmio se deu pela publicação da tese de doutorado da servidora, intitulada “Competências Digitais na Formação Inicial de Professores para a Integração das Tecnologias Digitais nas Práticas Pedagógicas: um estudo de caso com os egressos de licenciaturas da Universidade Aberta do Brasil”.

"A tese abordou a formação inicial de professores na modalidade à distância, partindo da perspectiva de que a formação de futuros professores deve estar inserida em um ambiente formativo que os aproxime das tecnologias digitais. Nesse âmbito, a reflexão sobre as dimensões que permeiam as competências digitais docentes é fundamental. A pesquisa investigou a formação inicial de professores (licenciaturas) na modalidade a distância na Universidade Aberta do Brasil (UAB) em duas Universidades no Estado de Santa Catarina, rastreando compreender de que maneira a formação desenvolvida nesses contextos contribuiu no desenvolvimento de competências digitais", explica a servidora, que é Coordenadora Pedagógica do Câmpus Lages, onde atua desde setembro de 2021.

A servidora completa dizendo que a tese é um estudo de caso, que se apoiou em uma metodologia mista de design convergente. Foi realizado o levantamento de múltiplas fontes de evidências para a realização da triangulação dos dados, sendo as principais: fontes bibliográficas, documentos e questionários. Os dados qualitativos foram analisados por meio de análise de conteúdo e a análise quantitativa observou a estatística descritiva e inferencial. "Os resultados desta pesquisa apontam caminhos para a integração das competências digitais no currículo da formação inicial de professores a distância e na elaboração de vinte e cinco diretrizes para o desenho curricular das licenciaturas na modalidade a distância a partir da transversalidade das competências digitais", completa.

Para a servidora, o reconhecimento é fruto de muito esforço e motivo de orgulho pela trajetória. "Receber a premiação da minha tese das mãos do professor Emérito da USP - Universidade de São Paulo Fredric Michael Litto em um Congresso Internacional foi muito gratificante e me trouxe a esperança de que a pesquisa científica nas ciências humanas pode e deve ser valorizada cada vez mais em nosso país.”, complementa.

Sobre o evento

O tema do Congresso foi "Educação híbrida e hibridização da Educação". O CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância é um evento acadêmico-científico promovido anualmente, desde 1994, pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, reunindo milhares de educadores, pesquisadores, gestores, escolas, empresas e outros profissionais que atuam em educação a distância. Gleice já participou em outras oportunidades do evento e avalia como positiva a sua realização.

“Este é um congresso que venho participando todos os anos por entender a importância e a dimensão que a educação a distância têm. Discutir a qualidade e a inovação dos processos educativos mediados pela tecnologia realmente é um tema que me interessa profundamente e neste evento tivemos a possibilidade de dialogar tanto com educadores de diferentes países, quanto com as empresas que trabalham com a educação a distância, e isso, na minha opinião, enriquece a construção de conhecimento na área e resulta na qualidade da EaD no país, principalmente trazendo resultados positivos no eixo da formação de professores, que é uma das minhas linhas de pesquisa enquanto pesquisadora", afirma.

Além de participar, Gleice também atuou como parecerista na avaliação de artigos científicos submetidos ao evento e também participou da mesa redonda “Comunidade de investigação em cursos à distância: valorização das competências emocionais, da colaboração e da aprendizagem baseada em problemas”. Além disso, apresentou trabalho científico realizado em parceria com professores e colegas da Universidade Federal de Santa Catarina intitulado: “Estratégias e Prática Pedagógica em Comunidade de Investigação: uma revisão de literatura”. 

 

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