Urupema pelo mundo: aluno do câmpus busca intercâmbio para evolução profissional

INTERNACIONAL Data de Publicação: 19 set 2023 13:06 Data de Atualização: 19 set 2023 13:13

Em mais uma matéria sobre o intercâmbio no Câmpus Urupema, desta vez vamos falar de alunos que embarcam para Portugal por meio do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie). Um deles já está na "terrinha", tendo chegado nesta semana, para um período de 88 dias de experiência. Maykon Allan Soldati Quandt é aluno do curso superior de Engenharia de Alimentos. 

Maykon realizará o intercâmbio no Instituto Politécnico de Beja, entidade parceira do IFSC e que já recebeu inúmeros alunos ao longo dos últimos anos. A ideia de se inscrever foi incentivada por amigos e professores que viram na oportunidade uma chance real de crescimento, apesar das desconfianças do próprio aluno. "Nunca confiei muito no meu potencial, mas as pessoas do meu entorno sempre apoiaram, por mais que fosse um processo burocrático. Ao mesmo tempo, também estava fazendo estágio em uma empresa multinacional em Lages, chamada Vossko do Brasil, na qual as pessoas de lá que tinham essa experiência internacional me apoiaram a tentar participar do processo. Junto a isso, a coordenadora do curso disse haver um projeto que pedia por engenheiros de alimentos no edital, por isso fazia sentido nós concorrermos a essa vaga, visto que não há este curso em outro câmpus do IFSC", conta o aluno.

Maykon chegou neste domingo (17) em Beja e está vivendo seus primeiros momentos além-mar. Contudo, o misto de emoções tem sido engrandecedor e gerado boas expectativas no aluno, que é natural de Joinville, Norte do Estado, e se mudou para Lages para realizar o curso. O bacharelado em Engenharia de Alimentos é uma oferta conjunta entre os Câmpus Lages e Urupema. "Tudo é muito novo. Ao mesmo tempo que as dificuldades chegam, a ansiedade da troca cultural me faz querer muito experienciar isso. Meu alojamento possui pessoas do Leste Europeu, que só se comunicam em inglês, por isso é necessário se testar em conhecimentos que não são testados no dia a dia. Fora isso, o processo de chegar em uma cidade nova no Brasil é bem diferente de chegar em uma cidade de outro país em outro continente, tendo que entrar em contato com as organizações públicas para se regularizar", comenta o estudante. 

O Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) é focado no apoio aos alunos do IFSC interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico no exterior. Por meio do programa, estudantes de cursos técnicos e de graduação participam de um projeto de pesquisa, por cerca de três meses, em uma instituição estrangeira, com ou sem apoio financeiro do IFSC. As instituições estrangeiras colocam seus projetos à disposição e os alunos do IFSC se inscrevem para eles conforme a aderência de seu curso no Brasil. As vagas são concorridas e o retorno causado na vida dos estudantes é imenso e altamente importante para a formação integral do aluno.

"Espero que a independência e atitude necessária para fazer uma imigração, que foram essenciais para a tomada de decisão, valham a pena. "Como um funcionário bem alocado em uma empresa, o intercâmbio pode ser uma prova de que essa atitude eu possuo. Além disso, o tema do meu projeto é voltado para a área de atuação da faculdade, e espero que isso seja um bom indicativo para um eventual trabalho na área", finaliza.

 

 

 

INTERNACIONAL CÂMPUS URUPEMA