Urupema pelo mundo: intercâmbio é oportunidade para estudante do curso técnico

INTERNACIONAL Data de Publicação: 22 set 2023 13:48 Data de Atualização: 22 set 2023 13:54

Fechando a série sobre os intercambistas do Câmpus Urupema, hoje vamos conhecer Raphaella Karoline de Lima. Diferente dos outros dois personagens, Raphaela é aluna do curso Técnico em Administração, outra peculiaridade do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie), a de oportunizar a experiência para alunos que não são do ensino superior. 

A aluna está no Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal, tendo chegado esta semana para um intercâmbio de 20 de setembro até 13 de dezembro deste ano. Raphaela, que nasceu em Florianópolis e se mudou para Urupema com nove anos de idade, soube por uma amiga da oportunidade e logo se interessou. "Minha amiga que estuda comigo no curso Técnico em Administração viu no Instagram do IFSC e me avisou. A partir daí, li o edital e me inscrevi. Parecia uma oportunidade muito incrível resolvi tentar", conta. 

Raphaela é a primeira aluna de um curso técnico do Câmpus Urupema a realizar o intercâmbio. A oportunidade não é apenas novidade no campo do ensino e da profissão, mas entre as experiências pessoais: esta foi a primeira vez que Raphaela andou de avião. "Fiquei bastante nervosa com a viagem, inclusive foi a primeira vez que entrei em um avião, mas estou confiante que será uma experiência única e transformadora, estava muito ansiosa para chegar e estou adorando os primeiros dias. Achei a cidade (Porto) muito linda e um pouco parecida com Florianópolis. Na maior parte do tempo você não sente que está fora do Brasil. Cheguei esta semana e ainda não conheci muito, mas pretendo passear bastante no tempo livre", comenta.

Assim como os dois colegas que estão em Portugal, Raphaela entende como um grande momento de capacitação e experiência e que, certamente, irá mudar os rumos pessoas e profissionais da estudante. "Vai me proporcionar uma visão diferente de mundo, entrar em contato com uma cultura diferente, e em uma instituição com muito conhecimento para oferecer. Ter uma experiência internacional pode abrir muitas portas para mim no futuro", comemora. O programa consiste na realização de um projeto da instituição portuguesa que tem relação com o curso do aluno, que não assiste às aulas, mas que cumpre as demandas do objeto de estudo sob supervisão de um coordenador local.

O caso de Raphaela ainda tem uma peculiaridade. O intercâmbio foi propiciado com recursos do Câmpus Urupema. Apenas um aluno do câmpus havia sido contemplado no edital publicado pela Reitoria do IFSC. No entanto, num esforço do Conselho de Gestão em valorizar a internacionalização e proporcionar a mais estudantes essa oportunidade, foi destinado um recurso para contemplar a aluna. "Entendemos como fundamental buscar oportunizar sempre o melhor para os nossos estudantes. Colocamos no orçamento essa possibilidade e estamos muito contentes com a viagem da Raphaela. Torcemos para ela aproveitar ao máximo e colher os conhecimentos que estarão à sua disposição", completa a diretora-geral do Câmpus Urupema, Evelise Zerger.

O Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) é focado no apoio aos alunos do IFSC interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico no exterior. Por meio do programa, estudantes de cursos técnicos e de graduação participam de um projeto de pesquisa, por cerca de três meses, em uma instituição estrangeira, com ou sem apoio financeiro do IFSC. As instituições estrangeiras colocam seus projetos à disposição e os alunos do IFSC se inscrevem para eles conforme a aderência de seu curso no Brasil. As vagas são concorridas e o retorno causado na vida dos estudantes é imenso e altamente importante para a formação integral do aluno.

Para ficar atento a novas oportunidades de intercâmbio acesse o site do IFSC e veja os editais.
 

INTERNACIONAL CÂMPUS URUPEMA