Workshop de Tecnologia de Alimentos fortalece qualificação das agroindústrias familiares do Planalto Norte

EVENTOS Data de Publicação: 31 ago 2023 21:00 Data de Atualização: 17 nov 2023 11:00

Massas e panificação, leite, frutas, hortaliças, mandioca, carnes, mel, ovos e grãos. Conforme último levantamento estadual da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) com 79 agroindústrias familiares do Planalto Norte, estas são as principais cadeias produtivas com agregação de valor na região. Foi com foco nos desafios e perspectivas destas agroindústrias que o Câmpus Canoinhas realizou o VII Workshop de Ciência e Tecnologia de Alimentos, nos dias 23 e 24 de agosto. 

Organizado pelo curso superior de tecnologia em Alimentos do IFSC, o evento agregou também o 3º Encontro de Gestores de Agroindústrias Familiares do Planalto Norte, da Epagri, e reuniu mais de duzentos participantes, entre alunos, servidores, agricultores familiares, empreendedores e representantes de diversas esferas do setor público. O objetivo foi discutir temas importantes para o setor e fortalecer a rede de relacionamentos. 

“Encerramos o evento na certeza de que a missão foi cumprida com sucesso!”, avalia a coordenadora do curso de tecnologia em Alimentos e do evento, Cleoci Beninca. “Oportunizamos tanto a formação dos nossos alunos, proporcionando conhecimento e troca de experiências com a comunidade externa, quanto a divulgação dos cursos e ações do eixo tecnológico de produção alimentícia e das demais possibilidades que o Câmpus Canoinhas tem de colaborar ainda mais intensamente com o desenvolvimento da região”, complementa.

Para a extensionista da Epagri responsável pelo Programa Gestão de Negócios e Mercados no Planalto Norte, Bernadete Grein, a avaliação também é positiva. “Empreendedores qualificados melhoram os processos e a gestão de seus negócios. Na gestão das agroindústrias familiares, é importante um processo de capacitação continuada, oferecendo sempre oportunidades de atualização”, destaca Bernadete, que palestrou sobre o “Panorama das agroindústrias familiares no Planalto Norte Catarinense”. 

Foi pela extensionista da Epagri que Evandro Luiz Zamboni e Eliane Berto Da Silva ficaram sabendo do evento. Desde 2019, o casal tem uma agroindústria de processamento de mel no município de Monte Castelo. “Todas as informações foram válidas e vamos poder aplicar tudo na nossa agroindústria Flor do Campo: as novas regras de rotulagens, a parte da Vigilância Sanitária, a contabilidade”, conta Evandro.

As informações sobre a Vigilância Sanitária foram, inclusive, repassadas pelo tecnólogo em Alimentos formado pelo IFSC, Denilson Kohle, atualmente na Vigilância Sanitária de Canoinhas. Junto com o colega Bruno Andrade Pedrassani, ele apresentou dois temas importantes para os gestores das agroindústrias: “Regularização e boas práticas de fabricação de alimentos" e "Alimentos: a VISA como ela é".

Outros temas abordados no whorkshop foram “Desafios na regularização das agroindústrias”, com João Rodrigo Iagher (SR Gestão - Consultoria para a área de Alimentos); “Selo Arte: uma experiência em Santa Catarina”, com Claudio Machado Moreira (coordenador estadual de Inspeção das Unidades de Beneficiamento de Carnes e Produtos Cárneos – CIDASC); “Desmistificando a nova rotulagem de alimentos”, com professor Luiz Paulo de Lima (IFSC); e “Análise de custos e lucratividade”, com professor Jefferson Treml (IFSC).

Além das palestras, a programação teve uma mostra de produtos da agricultura familiar e apresentação do IFSC, com visita guiada aos laboratórios. Para Evandro Zamboni, que entrou no IFSC pela primeira vez, conhecer a estrutura dos laboratórios e salas de aula foi um evento à parte. “Fiquei com vontade de estudar aqui. É tudo muito bom."

EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS