O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto de aluno está na última fase do programa Sinapse da Inovação

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 04 dez 2013 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:36

 

O projeto “Sistema de Reaproveitamento de Água e Lavação” do aluno Jeorge Luís dos Santos Amaral, de 28 anos, do curso técnico subsequente em Eletrotécnica do Câmpus Criciúma, foi selecionado para a terceira e última etapa do programa Sinapse da Inovação. O programa Sinapse tem como objetivo transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso.

 

A ideia de Jeorge é uma proposta de um sistema mais compacto e eficiente capaz de tratar a água utilizada na lavação de carros e devolvê-la em condições adequadas para ser reutilizada. De acordo com o estudante, há uma base para os fundamentos. “Segundo a Fatma, entre postos, lavações e estacionamentos, hoje temos em Criciúma 102 estabelecimentos. Em 2013, cerca de 80 foram fechados por não estarem tratando seus efluentes de acordo com as legislações vigentes”, explica Jeorge. O principal foco do projeto é a sustentabilidade, já que reduz os passivos ambientais gerados nos estabelecimentos.

 

Jeorge é formado em Engenharia Química, pós-graduado em Engenharia de Produção e desenvolve projetos industriais com ênfase na otimização do uso de recursos naturais em sociedade com dois amigos, Gustavo Bitencourt e Pedro Topanote. A especialidade do trio é projetar sistemas de tratamento de água de poços artesianos e tratamento de efluentes industriais. E foi deste trabalho que surgiu a ideia de criar o projeto.

 

O Sinapse da Inovação está relacionado com a unidade curricular de Projeto Integrador – Gerência Empresarial e Empreendedorismo, do professor Geóvio Kroth. Segundo Jeorge, as aulas do professor Geóvio foram fundamentais para a elaboração da proposta de empreendimento. “A principal proposta do Sinapse é desenvolver um empreendimento de sucesso, e o que eles mais exigem dos participantes, além da ideia, é um rigoroso trabalho na criação de uma empresa viável. O professor Geóvio Kroth lecionou conceitos de administração e desenvolvimentos empresarial, o que ajudou muito neste processo”, relata o estudante.

 

Em 2012, Jeorge inscreveu uma ideia para o programa, mas não foi selecionado. Neste ano, enviou três propostas e uma foi aprovada. “É muito motivador saber que nossa ideia passou por uma rigorosa avaliação e é uma das grandes pretendentes a receber um fomento. Isso estimula a trabalhar com mais afinco para ver o sucesso deste projeto e de outros novos que virão”, conta o aluno.

 

Etapas do projeto

 

Na primeira etapa é realizada a inscrição das propostas, ressaltando as viabilidades técnicas e econômicas do projeto. De 1.226 propostas, foram selecionadas 245 para a segunda fase, “Projeto de Empreendimento”. Nesta fase, Jeorge elaborou um rigoroso projeto de empreendimento, para demonstrar que mais do que propor uma ideia, ele tinha capacidade e conhecimento para desenvolver um empreendimento promissor. Na terceira e última fase, o aluno está trabalhando para concluir o Projeto de Fomento, com detalhes de como será a aplicação e o controle dos recursos fornecidos. Após a última etapa, se aprovado, o projeto será financiado com recursos da Fapesc no valor de R$ 50 mil, na modalidade subvenção econômica. O resultado final será divulgado em janeiro.

 

CÂMPUS CRICIÚMA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.