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Histórico

Histórico

Câmpus surgiu para atender a demanda de qualificação profissional na região

O Câmpus São Carlos foi criado a partir do sancionamento da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Programa de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem o intuito de levar a educação profissional às cidades distantes das capitais dos Estados.

O Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi um pedido e uma luta da comunidade da região que iniciou em 2009. O município de São Carlos é um dos mais antigos municípios de Santa Catarina, a cidade tem como atrações as estâncias hidrominerais, a religiosidade do seu povo e o maior órgão a ar de Santa Catarina instalado na igreja matriz. Tem como principais atividades econômicas: a agricultura, pecuária e o turismo. Sua população é cerca de 11.132 de habitantes conforme estimativa IBGE/2017. Município de colonização alemã, recebendo seus primeiros moradores a partir de 1927, quando colonos de origem alemã instalaram-se na região, vindos do Rio Grande do Sul. Às margens do rio Uruguai, logo abaixo da foz do rio Chapecó, São Carlos encanta e surpreende.

Em agosto de 2009, uma Audiência Pública é chamada por um abaixo-assinado realizado pela população local dos municípios de São Carlos/SC, Águas de Chapecó/SC, Cunhataí/SC, Planalto Alegre/SC e Caxambu do Sul/SC, por iniciativa do programa Bom Dia Cidade da Rádio AM 1110. A audiência foi realizada no Salão Paroquial do município de São Carlos/SC, solicitando a implantação de um Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia neste município.

Segundo o documento Abaixo-Assinado pela população, é necessário garantir o desenvolvimento social e econômico diante do futuro incerto dos municípios impactados pela Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.

Em 22 de fevereiro de 2010, foi sancionada a Lei Municipal Nº 1.588, de 19 de fevereiro de 2010, que dispõe sobre a doação de terreno para a construção do Câmpus São Carlos.

Em agosto de 2011, uma reunião na Reitoria do IFSC, pautada na implantação do IFSC - Câmpus São Carlos, abordou a definição dos cursos a serem ofertados, a fim de não pulverizar as áreas e otimizar a contratação de docentes e administrativos. Conforme observa-se o ponto cinco da pauta, cita-se a necessidade de uma pesquisa de demanda para priorizar áreas e cursos, além da possibilidade de cursos de formação inicial e continuada na área de construção civil, cursos técnicos na área de pesca e aquicultura, de costura industrial e modelagem, para que o Câmpus tivessse sustentabilidade a longo prazo, pelo orçamento ser proporcional ao número de alunos. Também se destacou a importância de implantar cursos técnicos integrados durante o dia e cursos FIC e técnicos no período noturno.

Em 2012, iniciou-se a oferta dos primeiros cursos de Formação Inicial e Continuada de Informática e de Costura Industrial, na Casa da Cultura de São Carlos/SC na época cedida pela prefeitura, coordenados pelo IFSC - Câmpus Chapecó, visto que a portaria de funcionamento do Câmpus São Carlos é do ano posterior.

Em março de 2013, iniciaram-se as obras de construção do Câmpus e em outubro do mesmo ano, por meio da Portaria Nº 993, de 7 de outubro de 2013, é autorizado o funcionamento do Câmpus São Carlos, conforme verifica-se no Art. 1. “Ficam autorizados os Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a promover, no âmbito de sua estrutura organizacional, o funcionamento dos campi relacionados no anexo à presente Portaria” (BRASIL, 2013).

Em 2014, ainda com funcionamento provisório na Casa da Cultura do município de São Carlos/SC, o primeiro docente a compor a equipe de trabalho do Câmpus, inicia suas atividades e contribuições em cursos de qualificação e projetos de extensão na área do vestuário.

Em 29 de junho de 2015, é inaugurado oficialmente o IFSC - Câmpus São Carlos, localizado na Rua Aloísio Stoffel, 1271, bairro Jardim Alvorada, onde funciona atualmente em dependências de cinco mil metros quadrados de área construída, com capacidade para atender oitocentos alunos diariamente, a estrutura possui 10 salas de aula, 15 laboratórios, biblioteca, cantina, área de convivência, salas administrativas e um miniauditório.

Inicialmente, o Câmpus São Carlos foi planejado como Câmpus Avançado, conservando uma estrutura reduzida, para oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada em Costura e Informática Básica; Curso Técnico Concomitante em Edificações e Curso Técnico Concomitante em Aquicultura. Com a possibilidade de se tornar um Câmpus, segundo a Lei nº 11.892 de Criação dos Institutos Federais, o Câmpus apresentou seu primeiro Planejamento de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) no ano de 2015, que cita a oferta do curso de Engenharia Civil com início em fevereiro de 2018 e as demais ofertas obrigatórias que constam na Lei nº 11.892/2008. Com a revisão da POCV em 2016, ficou definida a oferta dos cursos Técnico Integrado em Agropecuária e Técnico Integrado em Edificações. No mesmo ano o câmpus passou a ofertar o curso técnico em Agronegócio Subsequente.

Em 2017 o câmpus São Carlos formou a primeira turma do curso Técnico em Edificações concomitante e a primeira turma do técnico em Aquicultura subsequente. Em 2017 o IFSC Sâo Carlos realizou o curso de Certificação Profissional por Competência (Certific) de Pedreiro, que são oferecidos pelo IFSC para quem tem experiência profissional em uma determinada área mas ainda não tem o diploma. Em 2017, com o objetivo de aprimorar os procedimentos acadêmicos do IFSC deu-se início a efetiva implantação do sistema acadêmico SIGAA. O SIGAA é um dos quatro sistemas que integram o Sistema Integrado de Gestão (SIG), adquirido pelo IFSC em 2013 e que permite a integração de diversos sistemas em uma plataforma única, facilitando o acesso à informação e agilizando os processos da instituição. Cabe destaque nesse mesmo ano o ingresso de mais O câmpus São Carlos realiza desde 2017 a semana nacional de ciência e tecnologia, semana da consciência negra, semana farroupilha e semana da mulher, sempre buscando o fortalecimento sociocultural promovendo a inclusão social e valorização do ser humano. Junto a estas atividades sempre buscamos trazer as escolas e a comunidade externa para conhecer o espaço do câmpus.

Em 2018 iniciamos o funcionamento das duas turmas de PROEJA. Houve a implantação do programa de alimentação escolar para os alunos do turno Noturno. Com mais de 100 alunos contemplados a partir do mês de setembro de 2018.

No ano de 2018, destacam-se: o início e a implantação do curso Superior Bacharelado de Engenharia Civil, sendo contempladas duas turmas de 40 alunos. 1° turma – no primeiro semestre, turno noturno; 2° turma – no segundo semestre de 2018, turno vespertino.

Em 2018 também tivemos o início e implantação dos cursos Técnicos Integrados, respectivamente: Técnico Integrado em Edificações e Técnico Integrado em Agropecuária.

Nesse mesmo ano o curso técnico em Agropecuária – Subsequente, foi submetido ao CEPE e aprovado, e este encaminhou ao CONSUP, órgão que também o aprovou. O referido curso foi encaminhado para fazer parte do edital de Ingresso 2019/1. Em 2019 o câmpus veio a ofertar o curso Técnico em Agropecuária Subsequente.

O IFSC São Carlos trabalha ativamente em atividades de ensino, pesquisa e extensão atendendo a diversas demandas da região, o IFSC participa ativamente de atividades do município e conta com diversas parcerias com empresas e instituições da região, buscando o desenvolvimento pessoal, cultural e tecnológico.

Atualmente o câmpus São Carlos do IFSC possui uma estrutura para sediar os cursos e atender a cidade-sede e outros 12 municípios. Além de ofertar seus cursos na sede o câmpus São Carlos já realizou cursos nas cidades de Palmitos, Riqueza, Planalto Alegre, Águas de Chapecó, São pelo menos 85 mil pessoas beneficiadas. Durante esta pequena trajetória o IFSC São Carlos sempre buscou promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

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