Mapa do Site

Histórico

Histórico

Câmpus surgiu para atender à vocação econômica da cidade

O município de São José é o quarto mais antigo de Santa Catarina e um dos mais populosos com aproximadamente 236.000 habitantes em 2015 (IBGE, 2016). Seu IDHM é de 0,808 e seu Gini 0,480 (IBGE, 2010). Em 2015 o município possuía aproximadamente 25,6 mil estudantes no Ensino Fundamental e 8,1 mil no Ensino Médio.

Na década de 1970, o município de São José se beneficiou do impedimento à instalação de indústrias na parte insular do município de Florianópolis em decorrência de seu Plano Diretor. Diversas indústrias se instalaram às margens da BR-101 do município de São José. No mesmo período teve início a instalação no município de diversas estruturas públicas e privadas tais como das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (CEASA/SC) estabeleciam, em 1978, do Shopping Itaguaçu, em 1982, do Hospital Homero de Miranda Gomes (conhecido como Hospital Regional), em 1987, e da UnED São José – a primeira unidade descentralizada da ETF-SC.

A UnED São José foi construída no Bairro Praia Comprida, distante, aproximadamente, 15 quilômetros do Centro de Florianópolis, em um terreno doado pela Prefeitura Municipal com área de 10 mil metros quadrados ao lado do recém criado Hospital Regional. As aulas tiveram início em 1988 em um casarão alugado pela Prefeitura. No início as aulas práticas eram realizadas nos laboratórios da sede da ETF-SC, localizada na Avenida Mauro Ramos em Florianópolis, o que causava grandes inconvenientes para os estudantes.

Ao longo de quase três décadas, o Câmpus São José formou milhares de estudantes em seus cursos regulares e de qualificação profissional. A falta de espaço físico tem sido um dos obstáculos para a ampliação do número de salas de aula, de laboratórios e do número de vagas em seus cursos regulares.

A maior parte do quadro de servidores do Câmpus São José foi contratada no início de 1990, sob as novas regras da Constituição Federal promulgada em 1988. Uma das características mais marcantes do Câmpus São José é a cultura de participação ativa dos estudantes e servidores no processo decisório. Desde sua implantação, a aplicação dos recursos orçamentários, a criação de novos cursos e a elaboração do Regimento Interno são definidos a partir da discussão coletiva. O Colegiado do câmpus foi um dos primeiros a serem instalados no país em 1991. A estrutura de funcionamento do Câmpus São José, definida em seu Regimento Interno, tornou-se modelo para os novos câmpus que foram implantados a partir de 2006.

Durante sua existência o câmpus esteve sujeito a diversas transformações decorrentes das políticas promovidas pelo MEC para a educação profissional. Inicialmente os cursos oferecidos eram integrados ao então Segundo Grau (Ensino Médio) com quatro anos de duração. Na década de 1990, os cursos foram reformulados com a separação do Ensino Médio da Educação Profissional, decorrente da aplicação do Decreto 2.208/97. A partir do ano 2000, as áreas de Refrigeração e de Telecomunicações passaram a oferecer Cursos Técnicos Subsequentes. Em 2002, a então ETF-SC foi transformada em CEFET-SC, obtendo a autorização para oferta e diplomação de Cursos Superiores de Tecnologia. Em decorrência, em 2004 a Unidade São José passou a ofertar o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, que foi o primeiro Curso Superior gratuito do município de São José. Em 2005, com a promulgação do Decreto no. 5.154 houve a revogação do Decreto 2.208/97 tornou-se novamente possível a oferta de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Em 2007 foram ofertados os primeiros Cursos Técnicos Integrados, mas na modalidade PROEJA. Em 2008, com a transformação do CEFET-SC em IFSC, a Unidade de São José passou a ser denominada de câmpus São José.

 

Em decorrência das possibilidades legais previstas na Lei 11.892/2008 e do déficit de professores nas áreas de Matemática, Química e Matemática o câmpus passou a ofertar também Licenciatura na Área de Química. Os novos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Câmpus São José passaram a ser ofertados somente a partir de 2010, com a extinção gradual dos Cursos de Ensino Médio propedêuticos. Em 2012, o câmpus São José passou a ofertar o Curso Superior de Engenharia de Telecomunicações. Nos próximos anos, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC, o câmpus deverá ofertar também o seu primeiro curso de Mestrado.

Considerando a criação dos novos cursos e o ingresso de novos servidores, tem-se em curso um processo de renovação das práticas pedagógicas e administrativas do câmpus. A convivência de diferentes gerações de servidores docentes e TAEs tem criado um ambiente rico para a troca de experiências.

Aproximadamente 41% dos estudantes do câmpus tem renda familiar de dois até quatro salários mínimos. Aproximadamente 34% dos estudantes tem renda familiar menor que dois salários mínimos mensais. De acordo com Relatório de Síntese Informativa da Microrregião de Florianópolis (IFSC, 2013), o câmpus São José atende, principalmente, estudantes dos municípios de São José (45,1%), Florianópolis (20,4%), Palhoça (17,5%), Biguaçu (3,8%), Santo Amaro (2,1%) e Garopaba (1,4%).

Ao longo dos anos o câmpus estabeleceu diversas parcerias com empresas das áreas de Telecomunicações e de Refrigeração e Ar Condicionado como a Clemar, Komeco, Intelbrás, Dígitro entre outras.

Referência: Da Escola de Aprendizes de Artífices ao Instituto Federal de Santa Catarina - Autor: Alcides Vieira de Almeida  - Editora do IFSC. 2010.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo