Mapa do Site

Histórico

Histórico

Conheça a nossa história

O IFSC tem sede na cidade de Florianópolis, e atua em rede, composto atualmente de 21 câmpus, 1 câmpus avançado, CERFEAD e Reitoria. O IFSC está inserido em todas as regiões do Estado de Santa Catarina.

O Câmpus Xanxerê do Instituto Federal de Santa Catarina é fruto da federalização do Centro Metal Mecânico de Xanxerê. A estrutura física foi construída com recursos do FNDE e PROEP, tendo como objetivo a oferta de cursos técnicos para atender a demanda da região que não se concretizou.

Em 2005, iniciou-se um movimento para que a estrutura fosse federalizada e se transformasse numa escola pública com oferta de cursos gratuitos. Atendendo às reivindicações da região, o IFSC iniciou o processo de implantação do Câmpus Avançado em 2009 e em 2010 foi implantando no município. Em julho de 2011 iniciaram as aulas dos dois primeiros cursos técnicos do Campus: Técnico em Agroindústria e Técnico em Fabricação Mecânica e no ano de 2014, deixou de ser Câmpus Avançado e passou a ser chamado IFSC Câmpus Xanxerê.

O ano de 2017 foi um ano de organização do ensino, avanço no andamento dos cursos técnicos integrados ao ensino médio - Alimentos e Informática - que chegaram ao segundo ano, e posteriormente em 2018 com o ingresso da primeira turma do técnico integrado ao ensino médio em Mecânica.

Outro marco importante para o câmpus, foi a inauguração do novo Bloco no ano de 2019. Foi o primeiro investimento na estrutura física do Instituto Federal na cidade, pois, até então, os alunos e servidores estudavam e trabalhavam em prédios pré-existentes, que foram federalizados e cedidos há cerca de nove anos ao IFSC. A nova estrutura contempla 3 pavimentos contanto com sete salas de aula, miniauditório, biblioteca com salas de estudo e setores administrativos.

O câmpus tem sua atuação voltada aos municípios da Associação dos municípios do Alto Irani – AMAI, que conta com uma população de 151.176 habitantes, sendo que somente em Xanxerê, município sede, possui 49.057 habitantes. Porém nossa abrangência não se restringe ao município, atendemos alunos de outras regiões e estados que buscam a capacitação profissional e educação de qualidade.

São ofertas do câmpus Xanxerê cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), cursos técnicos integrados ao ensino médio, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), Bacharelado em Engenharia Mecânica e pós-graduação em Concepções Multidisciplinares de leitura.