Mapa do Site

Histórico

Histórico

Câmpus surgiu para atender à vocação econômica da cidade

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi a primeira instituição federal de ensino no Oeste Catarinense, com a inauguração do Câmpus Chapecó em 22 de agosto de 2006 e publicação no Diário Oficial da União de 25 de agosto daquele ano. 

O Câmpus Chapecó foi parte do Plano de Expansão I do IFSC. Na época, chamava-se Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/SC), e a Lei 11.982/2008 alterou a nomenclatura para Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.  

O prédio do Câmpus Chapecó inaugurado em 2006 tinha 500m2. Atualmente são 6,100 m2 (área construída) e ainda há outros 4 mil metros adquiridos recentemente para ampliação da estrutura

Antes mesmo da inauguração, o Câmpus Chapecó já ofertava o curso técnico de Mecânica, através de local cedido pela Sociedade Educacional do Oeste de Santa Catarina (Socioeste). Após a inauguração, passou a ofertar tambem Eletroeletrônica no ano de 2007.

 

Hoje, oferta os cursos:

- Desenvolvimento de Sistemas (Integrado ao Ensino Médio);

- Sistemas de Energia Renovável (Integrado ao Ensino Médio).

- Eletroeletrônica, Mecânica e Segurança do Trabalho (para formados no Ensino Médio);

- Graduação em Engenharia de Controle e Automação;

- Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica;

- Especializações: Ensino de Língua Inglesa ; Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional.

- Cursos de qualificação em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) para estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Chapecó, alternando atividades no câmpus e no Ceja.

 

Além destes, o câmpus também oferece até cinco vezes ao ano os cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), que são de curta duração e voltados para a qualificação profissional rápida.

O Câmpus Chapecó diplomou mais de 700 alunos e emitiu mais de 3 mil certificados, promovendo e difundindo conhecimento e desenvolvendo cidadãos capazes de transformar a realidade em que vivem no Oeste catarinense. 

Destaca-se também a geração de empregos direta e indiretamente, onde atuam na instituição 65 docentes, 47 técnicos administrativos, 15 trabalhadores terceirizados e 3 docentes substitutos.

Saiba mais sobre o Câmpus Chapecó e o IFSC

Conheça a história dos 15 anos do câmpus

Acesse o Guia de Cursos do IFSC

Assista ao vídeo institucional do Câmpus Chapecó

E veja também o vídeo institucional geral do IFSC