Competição de Drones_veiculos não tripulados

Competição de Drones IFSC Câmpus Florianópolis

A Competição de Drones do IFSC Câmpus Florianópolis, realizada anualmente  na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) desde  2021, tem caráter educacional, com aplicação direta do conceito de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) em uma atividade de desenvolvimento técnico e tecnológico voltada principalmente para alunos do ensino médio e graduação. A competição é inspirada na Fórmula Drone, evento que ocorreu nos anos de 2017 a 2019, organizado pela SAE Brasil. 

 

As informações da competição são publicadas no instagram do grupo

Regulamento

Inicialmente, a competição era composta por três categorias, sendo elas: educacional (conta exclusivamento com a participação de equipes formadas pelos alunos do ensino médio técnico da instituição), profissional (participam empresas relacionadas a atividade) e pilotagem, categoria livre de corrida de drones. Atualmente, a competição comporta apenas alunos do nível médio ou superior/graduação.

O objetivo da competição é projetar, montar e pilotar um drone multirotor alimentado à bateria, além de realizar uma série de tarefas atualizadas pelo regulamento todos os anos, que desafiam as habilidades de resolução de tarefas dos participantes e as próprias capacidades técnicas dos veiculos. O desempenho dos participantes é julgado através de regras pré-estabelecidas no regulamento da competição. 

O evento proporciona uma oportunidade valiosa para a troca de experiências entre os participantes. Embora o evento tenha um caráter predominantemente competitivo, a competição estimula o intercâmbio de informações entre as equipes.

As regras e mais detalhes da competição, para os que desejam participar estão disponiveis através do regulamento (2024).

 

Equipes

Para o ano de 2024, a competição conta com oito equipes inscritas, sendo cinco delas pertencentes a própria instituição, duas do Instituto Federal Baiano e uma do o Centro Universitário UniSatc. As equipes competirão nas categorias Q450 (Equipe composta majoritariamente por estudantes de nível médio e devem desenvolver seus drones do tipo quadrotor com distância entre eixos opostos de 450mm), e H550 (A equipe pode ser composta por estudantes de nível médio ou
superior/graduação em qualquer proporção, devem desenvolver seus drones do tipo hexarotor, com distância entre eixos opostos de 550mm.)

  • Conheça as equipes: 
Nome Categoria Origem
Vitruvian Q450 IFSC
Mirai Iono Q450 IFSC
Drone Roc H550 IFSC
AeroSATC Q450 SATC
Kamikaze Q450 IFSC
AGRIGEO Q450 IFSC
Drones Guanambi H550 IFBaiano
Carcará Q450 IFBaiano

 

Voltar ao Topo

Voltar ao Topo