Mapa do Site

Hotel Tecnológico

Hotel Tecnológico

Conheça o Hotel Tecnológico do Câmpus Garopaba

 

Visando potencializar e valorizar ainda mais as ideias trabalhadas nas unidades curriculares de projeto integrador e empreendedorismo, o Câmpus Garopaba implantou o Hotel Tecnológico, uma pré-incubadora para o desenvolvimento de projetos de estudantes e egressos, apoiando-os em seus primeiros passos e tendo como prioridades:

  • Formação empresarial;
  • Estímulo à postura empreendedora;
  • Incentivo à criação de empresas com produtos/serviços inovadores de base tecnológica, e
  • Aproximação do meio acadêmico do mercado profissional.

No espaço do Hotel Tecnológico, as ideias hospedadas receberão consultorias nas áreas financeira, jurídica, marketing e plano de negócios para estruturarem suas futuras empresas e entrarem mais sólidos no mercado. O Câmpus Garopaba já possui o espaço para o Hotel Tecnológico e uma comissão estabelecida por meio de portaria de direção desde 2017 para debater a viabilidade de implantação deste projeto.

As primeiras tratativas para a implantação do Hotel foram realizadas em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial de Garopaba em 2016. A ideia está sendo viabilizada por meio do Edital 02/2018 - Apoio à Permanência e Êxito da Pró-reitoria de Ensino do IFSC, como forma de valorizar e potencializar a atividade empreendedora dos estudantes e egressos do Câmpus Garopaba.

Acredita-se que a valorização das ideias e projetos que os estudantes desenvolvem nas unidades curriculares de projeto integrador e empreendedorismo possam ser impulsionadas, dando-lhes a oportunidade de criação de um negócio real no futuro. Tal valorização aproxima os saberes teóricos dos saberes práticos, fornece mais significado para os conhecimentos e, consequentemente, contribui para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes.

A implantação do Hotel Tecnológico baseia-se na Lei 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Esta lei define que os IF´s possuem como finalidades e características realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico; e promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

Processos em andamento

Edital de Seleção para o Hotel Tecnológico do Câmpus Garopaba N.º 04/2023

 

Programa de Captação de Mentores Voluntários para os Projetos de Pré-Incubação do Hotel Tecnológico do Câmpus Garopaba - 2023

Processos anteriores

Chamada Pública 01/2021

A Direção Geral do Câmpus Garopaba torna público o processo seletivo para aprovação
dos projetos dos candidatos interessados em empreender novos negócios de base tecnológica
junto ao Hotel Tecnológico (HT - Câmpus Garopaba). 

Chamada Pública para parcerias em novos negócios com o Hotel Tecnológico do IFSC Câmpus Garopaba - Edital 01/2021

ANEXO I - Formulário de inscrição Hotel Tecnológico 2021 (formato editável) 

RESULTADO - Etapa 1 

RESULTADO FINAL EDITAL 01/2021 - Chamada Pública para parcerias em novos negócios Hotel Tecnológico

Chamada Pública Edital 08/2021/PROPPI

Programa de captação de mentores voluntários para os projetos de pré-incubação do Hotel Tecnológico do Câmpus Garopaba.

Chamada Pública Edital n° 08/2021/PROPPI (clique aqui) 

Link direto - Formulário de inscrição de mentores - EDITAL Nº 08/2021/PROPPI/Câmpus Garopaba

RESULTADO FINAL EDITAL 08/2021/PROPPI/Câmpus Garopaba - Captação de Mentores Voluntários para os Projetos de Pré-incubação do Hotel Tecnológico

 

Publicação do Mapa Estratégico do Hotel Tecnológico

Visando saber quais são os próximos passos do HT  e onde o mesmo desejo chegar, o coordenador do HT professor André Luiz Silva de Moraes em parceria com o mentor Victor Gasparoto Mabilia e com a colaboração voluntária da professora Sabrina Moro Villela Pacheco realizaram os trabalhos para a construção do planejamento estratégico.
O processo foi realizado através de 9 reuniões em salas virtuais que ocorreram entre os meses de outubro de 2020 e fevereiro desde ano.

A metodologia utilizada envolveu a definição do Desafio Estratégico, Análise ambiental, Definição de Estratégias, Detalhamento Iniciativas e Acompanhamento da Implantação.
A análise ambiental foi realizada através de uma matriz SWOT onde foi possível determinar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do HT. Através dessa análise, foi possível ranquear por ordem de relevância as 3 principais forças, fraquezas, oportunidade e ameaças. A partir desse ponto foram definidas as Diretrizes estratégicas.

Seguindo a metodologia do Balanced Scorecard, a estruturação do mapa estratégico em perspectivas é um fator-chave para uma visão ampliada da instituição é essencial para o desenvolvimento de uma forma de medida do desempenho da estratégia. Para o ciclo de planejamento 2020-2025, foram utilizadas mantidas as três perspectivas adotadas: Perspectiva institucional, Perspectiva financeira, Perspectiva comunidade, Perspectiva Processos e Perspectiva aprendizado. Na sequência foram desenvolvidos os objetivos estratégicos que podem ser visualizados no mapa estratégico (clicando aqui). Além disso, também foi desenvolvido  o plano de ação.Dessa forma, o objetivo é que este planejamento estratégico oriente as ações de desenvolvimento do HT do Câmpus Garopaba.

 

 

Voltar ao Top

Voltar ao Topo