Jaraguá do Sul - Rau
Coordenadoria Pedagógica - Rau
Contatos do setor
E-mail Coordenadoria Pedagógica: pedagogico.rau@ifsc.edu.br
E-mail Assistência Estudantil (IVS, PAEVS): estudante.rau@ifsc.edu.br
Documentos importantes
Confira alguns documentos importantes para sua vida acadêmica
- Regulamento Didático-Pedagógico (RDP)
- Guia do Estudante (edição 2019)
- Cartilha de Assistência Estudantil (edição 2017)
- Tutorial on-line Sigaa
- Tutorial Sigaa para celular
Funções da Coordenadoria Pedagógica
Conheça as competências da Coordenadoria Pedagógica do IFSC Câmpus Jaraguá do Sul - Rau, de acordo com o Regimento Interno do Câmpus:
I - orientar e acompanhar discentes, docentes e técnico-administrativos em educação no que diz respeito a questões pedagógicas e psicossociais;
II - acompanhar a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), Planos de Unidade Curricular (PUC), e outros projetos voltados ao ensino;
III - participar, junto à comunidade acadêmica, da articulação, da elaboração, da execução, da atualização e da avaliação do PPI, do PDI e do Regulamento Didático-pedagógico (RDP), contribuindo para a gestão educacional democrática;
IV - assessorar a Direção de Ensino, as Coordenações de Curso e Gestão de Pessoas a propor, realizar, acompanhar e avaliar ações para a formação continuada dos docentes e dos técnico administrativos em educação;
V - assessorar os Coordenadores de curso e docentes, em questões referentes aos processos de ensino e aprendizagem;
VI - assessorar as Coordenadorias de Cursos no planejamento, execução e avaliação das Atividades de Avaliação Semestral (Semana Pedagógica, Pré-conselho, Conselho de Classe), estimulando a integração e a reflexão da prática pedagógica;
VII - participar do processo de seleção e ambientação dos docentes e dos técnico administrativos em educação na instituição, junto à Coordenadoria de Gestão de Pessoas;
VIII - participar do processo de integração escola-família-comunidade;
IX - realizar o atendimento e o acompanhamento dos discentes no que se refere aos aspectos pedagógicos e psicossociais, contribuindo para o acesso e a permanência dos mesmos na escola;
X - acompanhar e avaliar as ações e projetos voltados à acessibilidade estudantil e à educação especial e inclusiva;
XI - colaborar na elaboração, execução e avaliação de programas e projetos complementares à formação integral do discente, incluindo a reflexão sobre temas transversais e o desenvolvimento artístico e cultural;
XII - assessorar e acompanhar os programas de assistência estudantil e demais políticas que visam à inclusão de acordo com a política institucional, contemplando o acesso, a permanência e êxito;
XIII - assessorar, fomentar, acompanhar e avaliar a implantação dos programas previstos no Regulamento da Assistência Estudantil (RAE) do IFSC;
XIV - identificar fatores individuais, internos e externos que contribuem para a permanência e êxito ou provocam a repetência e evasão, traçando ações para a manutenção, prevenção ou combate;
XV - realizar pesquisa, diagnóstico, planejamento, intervenção e acompanhamento psicológico, pedagógico e de serviço social aos discentes no âmbito escolar, encaminhando-os aos profissionais para atendimento especializado quando necessário;
XVI - desenvolver atividades de Orientação Vocacional e Profissional para contribuir com o processo de (re)inserção socioprofissional dos discentes;
XVII - participar, junto às Coordenadorias de Cursos, do processo de eleição de representantes de turma, bem como de reuniões de formação e orientação das atribuições;
XVIII - fomentar o movimento estudantil organizado, respeitando a sua autonomia e contribuindo para o fortalecimento democrático na instituição;
XIX - revisar, organizar, documentar e publicar os procedimentos relacionados à área;
XX - incentivar a capacitação e a formação continuada e promover a articulação entre os servidores da Coordenadoria;
XXI - representar o Câmpus nos fóruns específicos da área;
XXII - colaborar na elaboração do Plano Anual de Trabalho e do orçamento para sua área de atuação.