Cursos
Eletrônica Industrial
Os sistemas eletrônicos digitais estão presentes em inúmeros produtos de alta tecnologia atuais, como: eletrônica de automóveis, fornos de micro-ondas, aparelhos de áudio e vídeo, telefones, máquinas industriais, entre outros. Para atender a esta demanda, o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial é capacitado para atuar como especialista na área de eletrônica, desenvolvendo sistemas baseados em tecnologia digital. Entre as principais atividades do profissional estão a análise e o desenvolvimento de sistemas e circuitos eletrônicos de aplicação (hardware), bem como da programação (software) das tecnologias eletrônicas digitais.
Mercado de trabalho
- Empresas de segmentos como: automação comercial e industrial, telecomunicações, eletrônica, controle e instrumentação
- Empreendedor
- Consultor técnico
Pré-Requisitos
Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial, o aluno deve ter o Ensino Médio completo.
Como entrar nesse curso?
Câmpus Florianópolis
Informações
-
Número de Vagas
40
-
Carga Horária
2400 horas/aula
-
Turno
Noturno
-
Duração
6 semestres
Infraestrutura
Para a realização do curso, o Campus Florianópolis do IFSC dispõe de ambientes do próprio Departamento Acadêmico de Eletrônica, salas de aula, com capacidade para 40 alunos, um auditório que abriga 120 pessoas, duas salas multimídia com 63 lugares e outra sala multimídia com 40 lugares.
O Departamento Acadêmico de Eletrônica dispõe dos seguintes laboratórios:
- Lógica Discreta I (LD1): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, osciloscópios digitais, geradores de função, fontes de alimentação e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Lógica Discreta II (LD2): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, osciloscópios digitais, geradores de função, fontes de alimentação e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Lógica Discreta III (LD3): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, osciloscópios digitais, geradores de função, fontes de alimentação e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Eletrônica Digital (ELD): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, módulos didáticos de eletrônica digital e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Eletrônica Digital II (ELD2): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, módulos didáticos de eletrônica digital e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Eletrônica de Potência (ELP): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, osciloscópios digitais, geradores de função, fontes de alimentação e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de motores, inversores, soft-starters e demais equipamentos para acionamento eletrônico. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Microprocessadores (MCP): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, módulos didáticos de eletrônica digital e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Kits Didáticos para experimentos com microcontroladores. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Processamento de Sinais Digitais (DSP): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, módulos didáticos de eletrônica digital e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Kits Didáticos para experimentos com DSPs. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Laboratório Sistemas Informatizados (LSI): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, para aulas de programação de computadores. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Laboratório Sistemas Computacionais (LSC): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, para aulas de programação de computadores. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Laboratório de Protótipos (LPT): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, osciloscópios, geradores de função, fontes de alimentação e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de ambiente específico para corrosão de placas de circuito impresso. Dispõe de componentes elétricos e eletrônicos para montagens de protótipos.
Matriz Curricular
Consulte as disciplinas do cursoProjeto pedagógico do curso
Consulte o projeto pedagógico do cursoResolução de aprovação da oferta do curso
Consulte a resolução de aprovação da oferta do cursoCertificação
Tecnólogo em Eletrônica Industrial
Contato
Prof. Renan Augusto Starke
Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN)
Campus Florianópolis
Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Av. Mauro Ramos, 950, Centro, Florianópolis / SC - CEP: 88020-300
e-mail: eletronicaindustrial.cst.fln@ifsc.edu.br
(48) 3211-6065; (48) 3211-6066
http://eletronica.florianopolis.ifsc.edu.br/