Mapa do Site

Publicador de Conteúdos e Mídias

Clima e ambiente

O objetivo do curso é formar profissionais qualificados para compreender os processos climáticos e interpretar as múltiplas relações entre o clima, os ecossistemas costeiros e seus recursos naturais - sejam bióticos ou abióticos. Ao concluir o curso, o profissional estará apto a abordar os recursos naturais costeiros de forma a contribuir para minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos causados por alterações ambientais e variações climáticas de curto, médio e longo prazo.

Mercado de trabalho

  • Empresas públicas ou privadas
  • ONGs
  • Docência
  • Pesquisa

Pré-Requisitos

Ser graduado em cursos de nível superior com carga horária mínima de 2400 horas, preferencialmente nas áreas relacionadas às geociências e ciências ambientais.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como entrar nesse curso?

Câmpus Itajaí

Informações

  • Número de Vagas

    15

  • Carga Horária

    450 horas/aula

  • Turno

  • Duração

    4 semestres

Infraestrutura

Uma característica do Mestrado em Clima e Ambiente está na organização multicampus, com docentes e atividades acadêmicas sendo compartilhadas e desenvolvidas nos Campus Florianópolis, Itajaí e Garopaba. As aulas teóricas e atividades práticas em laboratório ocorrem todas as quintas e sextas-feira em turno integral. A infraestrutura educacional é composta por salas de aula modernas, laboratórios de pesquisa e um Barco-Escola.

Matriz Curricular

Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

O desenvolvimento de um projeto de dissertação (pesquisa, extensão ou desenvolvimento tecnológico) representa uma premissa estruturante do Programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente. Além da contribuição científica e acadêmica, os projetos devem buscar atender demandas ou propor soluções para o setor produtivo e para a sociedade.

Certificação

Diploma Mestre em Clima e Ambiente - Reconhecido pela CAPES / Geociências.

Linhas de pesquisa

O Programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente está estruturado em três linhas de pesquisas. A apresentação de uma proposta de projeto de pesquisa, inserido em uma das linhas do mestrado, é requisito obrigatório para a inscrição no programa.

 

  • Linha 1 - Variabilidade climática e impactos ambientais: é orientada para a compreensão dos processos responsáveis pela variabilidade do clima e molda as estratégias aplicadas ao ambiente. 
  • Linha 2 - Recursos Naturais, Gestão e Análises: A temática desta linha envolve desde diagnósticos, como estudos laboratoriais com análises físico-químicas e biológicas, ecotoxicológicas, até abordagens mais conceituais e qualitativas, como estudos de caso e análises críticas de problemas ambientais, lidando com a percepção e o comportamento humano relacionando os aspectos sinérgicos entre o clima e o ambiente. 
  • Linha 3 - Desenvolvimento tecnológico e instrumentação: A área de Clima e Ambiente está intimamente ligada à evolução do desenvolvimento tecnológico. Para realização do monitoramento e previsão climática, são necessários equipamentos robustos para medição das variáveis ambientais, com tecnologia específica para armazenamento e transmissão de dados, assim como supercomputadores avançados e modelos numéricos capazes de representar os processos atmosféricos, oceânicos e de superfície (terra/mar). 

Bibliografia Recomendada

Defesas

As dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente estão disponíveis no repositório institucional ou na página do programa.

Confira o portifólio contendo as principais trabalhos e estudos desenvolvidos no âmbito do programa.

Portifólio Mestrado Profissional Clima e Ambiente.

Contato

E-mail: mestrado.climaeambiente.fln@ifsc.edu.br

 

Telefone: 48 32116022

 

Endereços:

Campus Florianópolis: Av. Mauro Ramos, 950 - Centro - CEP 88020-300

Campus Itajaí: Av. Abrahão João Francisco, 3899, Ressacada - CEP: 88307-303 

Campus Garopaba: Rua Maria Aparecida Barbosa, nº 153, Campu D'Una - CEP: 88495-000
 

Página do Programa:

https://www.ifsc.edu.br/mestrado-clima-e-ambiente

 

Sites dos câmpus:

http://www.florianopolis.ifsc.edu.br/

http://www.itajai.ifsc.edu.br/

http://www.garopaba.ifsc.edu.br/

Corpo Docente

O corpo docente do Mestrado Profissional em Clima e Ambiente é composto por 15 professores/pesquisadores entre membros permanentes e colaboradores. O programa possui uma equipe com perfil profissional, formação acadêmica e área de atuação científica diversificada e multidisciplinar. A elevada qualificação acadêmica e a atuação junto ao mercado profissional permite que os docentes orientem e desenvolvam projetos atendendo às demandas do setor produtivo e da sociedade.

Página atualizada em: 27/02/2023

Publicador de Conteúdos e Mídias

Outros câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Top

Voltar ao Topo