Conferencistas
Conferencistas
Confira os conferencistas presentes no Colóquio
Padre de 6 hijos, es Licenciado por la Universidad Iberoamericana, Maestro en Políticas Públicas por la Universidad de California en Berkeley, y Doctor en Política Educativa por la Universidad de Stanford. Trabajó para el Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (Conacyt) y para la Secretaría de Educación Pública de México (SEP). En 2006 fundó “Proyecto Educativo SC”, una organización de investigación aplicada y asesoría que ha contribuido en diversas experiencias exitosas de gobiernos estatales y nacionales para elevar la calidad, disminuir el abandono escolar, impulsar las habilidades socioemocionales y mejorar la gestión educativa. En 2018, el Senado de la República lo eligió para integrar la Junta de Gobierno del Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación (INEE) y fue distinguido por la Universidad de Stanford con el Premio a la Excelencia Educativa, que se otorga a los exalumnos más destacados de su Escuela de Educación.
Dilvo Ristoff é Professor Emérito da UFSC. Foi Diretor de Educação Básica da Capes; Diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC; presidente da Comissão de Implantação e primeiro Reitor da UFFS; Diretor de Políticas e Programas da Educação Superior do Mec; um dos fundadores da revista Avaliação. É autor dos livros Mitos e Meias-Verdades: a educação superior sob ataque; Construindo Outra Educação; Universidade em foco; Updike´s America; John Updike´s Rabbit at Rest: Appropriating History e coautor de muitos outros.
Doutor em ciências sociais. Professor Associado do Instituto de Educação de Angra dos Reis e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Núcleo de Estudos e Educação em Educação de Jovens e Adultos e do Grupo de Trabalho e Estudos sobre políticas de restrição e privação de liberdade.
Psicanalista. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Master em sociologia pela universidade de Brasília, Brasil, 1983-1986 PhD em sociologia pela universidade Heidelberg, Alemanha 1987-1991. Post-doc em filosofia e psicanálise na New School for social research, New York, 1994-1995. Habilitation em sociologia pela universidade Flensburg, Alemanha 2003-2006.
Mestre em Ciência Jurídica na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Santa Catarina, atualmente ocupando o cargo de Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude. Coordenador da Comissão Permanente da Infância e Juventude (COPEIJ), vinculada ao Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG). Integra o GT SINASE, o GT da Convivência Familiar e Comunitária e o GT Conselho Tutelar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
João Oliveira Ramos Neto é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor efetivo de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Goiás, em regime de dedicação exclusiva. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Possui Licenciatura em Letras pela Universidad Nacional de Rosario (2003), Mestrado em Letras - Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (2010) e Mestrado Profissionalizante na Área de Novas Tecnologias, pelo Instituto Universitario de Posgrado (Espanha). Doutora em Educação (FaE) pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG).Atualmente é Professora de Língua Espanhola como língua adicional na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) no Ciclo Comum de Estudos. Está pró-reitora de Assuntos Estudantis da UNILA (2019-). Líder do grupo de pesquisa Educação na/para a fronteira.
Professor do Departamento de Física da UFSC desde 1982. Licenciado, bacharel, mestre e doutor em Física pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado na Universidade de Oxford. Pesquisa em sistemas magnéticos desordenados, econofísica, neurociência computacional, ensino de física e ações afirmativas no ensino superior para negros, egressos de escolas públicas, membros de famílias de baixa renda, indígenas e quilombolas. Construiu com o ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC.
Profesor del Departamento de Sociología de la Universidad Autónoma de Barcelona. Coordinador del Grupo de Investigación Educación y Trabajo. Líneas de investigación: transición de la escuela al trabajo, formación profesional, demanda de competencias y mercado de trabajo. Docencia en el área de sociología y economía de la educación. Profesor del máster de formación del profesorado de secundaria y del máster juventud y sociedad.
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Graduação e Especializações da Unisinos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar (PPGEe). Experiência acadêmica e produção nos seguintes temas: Trajetórias Profissionais, Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Políticas de Currículo, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional, Evasão Escolar e Indicadores de Qualidade. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE).
Rosemary Dore é Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG. Concluiu o doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 1992, defendendo a tese "A concepção gramsciana do Estado e o debate sobre a escola". A tese de mestrado foi defendida na Faculdade de Educação da UFMG (1982), com o título "Formação de técnicos de nível superior no Brasil: do engenheiro de operação ao tecnólogo". Realizou três programas de pós-doutorado na Europa: o primeiro no Istituto di Scienze Filosofiche e Pedagogiche da Universidade de Urbino, na Itália, entre 2000 e 2001, com a colaboração do professor Domenico Losurdo; o segundo na Universidade Ca' Foscari de Veneza (Itália), entre 2005 e 2006, no âmbito de um acordo de colaboração internacional com a UFMG; o teceiro na Universidade do Minho, em Portugal, entre 2017 e 2018. Atualmente, é líder dos grupos de pesquisa ?Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES)? e ?Sétima Arte de Cinema e Educação?, que integram o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq). Também realiza no campo filosófico estudos sobre o aporte teórico do socialista italiano Antonio Gramsci para a educação. Orienta teses de doutorado, dissertações de mestrado e iniciação científica.
Yanina D. Maturo, es docente e investigadora de la Universidad Nacional de Córdoba (UNC, Argentina). Doctora en Ciencias de la Educación (UNC), Diplomada y Especialista en Ciencias Sociales (FLACSO), Especialista en Educación y TIC (INFOD), Profesora y Licenciada en Ciencias de la Educación (UNC). Fue Becaria Doctoral y Posdoctoral del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), período 2014-2020. Es Profesora Asistente de Dedicación Exclusiva de la cátedra de Política Educativa y Legislación Escolar (ECE-FFyH-UNC) y Profesora Asistente de Dedicación Simple de la cátedra de Enseñanza y Curriculum (FCC-UNC). Integra el Equipo Editorial de la Revista Integración y Conocimiento del NEIES-MERCOSUR. Forma parte del Equipo Técnico Pedagógico de la Comisión de Curricularización de la Extensión, Secretaría de Extensión Universitaria (UNC). Integra el Consejo Asesor de la Escuela de Ciencias de la Educación por el claustro de Profesores Auxiliares (FFyH-UNC). Es Co-directora del Proyecto de Investigación: “Estado, mercado y políticas educativas. Efectos de la regulación posburocrática en la gestión institucional y en el trabajo de los profesores, en el nivel medio y superior universitario”, Equipo de Investigación en Estudios de Políticas Educativas (GIEPE), radicado en el Centro de Investigaciones de la Facultad de Filosofía y Humanidades (UNC), con Subsidio de la SeCyT-UNC. Posee publicaciones en revistas nacionales e internacionales sobre los efectos de la puesta en acto de políticas educativas para la Educación Técnico Profesional en Argentina, desde una perspectiva política y comparada.