topo_simposio


 

Site Map

Submissoes_simposio

Submissão de Trabalhos

O Simpósio Catarinense do Campo à Mesa, em sua 3ª edição, abre o prazo para a submissão de resumos simples. Leia com atenção as instruções a seguir.

Prazo para submissão

O prazo para submissão de resumos simples é 28/03/2025.

Normas de submissão

  • O autor responsável pela apresentação do resumo deverá estar inscrito no evento (Inscreva-se AQUI).
  • A submissão de trabalhos deve ser realizada na forma de resumo simples em português. Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura. 
  • Os resumos devem ser enviados em formato de documento (.doc ou .docx ou .odt). O envio dos trabalhos deve ser realizado, unicamente, através desta plataforma Even3 (Submeta seu resumo AQUI).  
  • O documento deve conter obrigatoriamente: (i) título do trabalho, (ii) nome dos autores e suas respectivas afiliações, (iii) resumo e (iv) palavras-chave. 
  • É permitido o envio de, no máximo, dois (2) trabalhos por inscrição
  • Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do evento. 
  • Todos os trabalhos devem ser apresentados na forma oral, por meio de vídeo. Todos os vídeos serão transmitidos no Youtube.
  • A apresentação de pôster, presencialmente no IFSC câmpus Canoinhas, é opcional. Os autores devem optar pela apresentação neste formato no momento da submissão do trabalho.
  • Devem ser citados resultados substanciais. Não serão aceitos os resumos que declaram que os resultados ainda serão obtidos. Os resultados não devem ter sido publicados anteriormente. 

Orientações sobre a formatação do resumo:

Um modelo de resumo está disponível aqui.

Atenção: Você deverá submeter também uma versão sem identificação dos autores, conforme modelo disponível aqui.

 

Título: letra maiúscula, negrito e fonte Times New Roman tamanho 12. Deverá conter até 150 caracteres com espaços. Nomes científicos devem ser redigidos em itálico.

Autores: nome completo dos autores e suas respectivas afiliações, incluindo o nome e o endereço da sua instituição. O autor principal deverá ser o apresentador do trabalho e deve-se indicar o seu e-mail nas afiliações. Serão permitidos até oito (8) autores por trabalho. 

Texto do resumo: o resumo deverá possuir até 3.000 caracteres com espaço, e conter introdução, objetivo geral, metodologia, resultados e conclusão. Não serão aceitos no corpo do resumo: gráficos, tabelas, imagens, fórmulas, caracteres ou formatações especiais no texto.  A fonte utilizada deverá ser Times New Roman, tamanho 12, formato justificado, espaçamento simples. 

Palavras-chave: incluir de três (3) a cinco (5) palavras-chave; separadas por ponto e vírgula (;).

Agradecimentos: se julgar necessário, indicar instituições ou colaboradores aos quais deseja manifestar agradecimentos.

Áreas de submissão:

  • Pesquisa e inovação em Agronomia
  • Pesquisa e inovação em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos
  • Experiências de Ensino e Extensão em Ciências Agrárias

Critérios de avaliação dos resumos

Para avaliação dos resumos serão considerados os seguintes critérios:

 

Item

Pontuação

A introdução apresenta de forma clara o assunto e aborda o problema a ser solucionado?

Até 10 pontos

O objetivo está claro?

Até 10 pontos

A metodologia empregada está adequada ao objetivo proposto?

Até 10 pontos

Os resultados estão coerentes com o objetivo proposto?

Até 10 pontos

As considerações finais estão em conformidade com o objetivo proposto e com os resultados obtidos?

Até 10 pontos

A linguagem do resumo é adequada e clara?

Até 10 pontos

As palavras-chave são coerentes com o resumo?

Até 10 pontos

O tema do trabalho é relevante para a área de submissão?

Até 10 pontos

O trabalho apresenta aplicação prática?

Até 10 pontos

As normas para formatação do resumo foram estritamente respeitadas?

Até 10 pontos

 

Apresentação dos trabalhos

A lista com os resumos aceitos será publicada até o dia 23/04/2025. Somente os trabalhos aceitos serão apresentados no evento.

As apresentações orais serão no formato de vídeo, transmitidas via Youtube em data pré-estabelecida pela comissão organizadora e divulgada na programação oficial do evento. Todos os autores devem enviar um vídeo com apresentação oral do trabalho.

 O vídeo deve ser produzido pelos autores no formato MP4 com resolução full HD e ter duração de cinco (5) a dez (10) minutos.

O modelo de apresentação (Em Breve) é recomendado para auxiliar na produção do vídeo, porém, ele pode ser editado a critério dos autores, desde que mantido o símbolo do evento.

 Os vídeos devem ser enviados até o dia 14/05/2023, por meio de formulário eletrônico (Em Breve).

Para as apresentações de pôster, recomenda-se o modelo disponível AQUI (Em breve). No pôster deve constar: logomarca do evento, título do trabalho, nomes dos autores, instituição de origem, introdução, objetivo, material e métodos, resultados, considerações finais e referências.

O pôster deve ser fixado no espaço de exposição no IFSC Câmpus Canoinhas, no dia 19 de maio de 2025, até as 19h30min. Os organizadores do evento indicarão o local para fixação do seu pôster. O autor apresentador deve permanecer junto ao seu pôster, no dia 19 de maio de 20253, das 21 às 22 horas, quando acontecerá a avaliação dos trabalhos.

Critérios de avaliação das apresentações

Para avaliação dos vídeos serão considerados os seguintes critérios:

Item

Pontuação

A introdução apresentou de forma clara o assunto e abordou o problema a ser solucionado?

Até 10 pontos

O objetivo estava claro?

Até 10 pontos

A metodologia empregada estava adequada ao objetivo proposto?

Até 10 pontos

Os resultados estavam coerentes com o objetivo proposto?

Até 10 pontos

Apresentou considerações finais?

Até 10 pontos

Apresentou domínio do conteúdo?

Até 10 pontos

Demonstrou clareza na exposição do trabalho?

Até 10 pontos

Usou adequadamente o tempo de apresentação (5 a 10 minutos)?

Até 10 pontos

Usou material audiovisual adequado?

Até 10 pontos

Demonstrou a relevância do trabalho para a área de submissão, incluindo a aplicabilidade prática do estudo?

Até 10 pontos

 

Para avaliação de pôster serão considerados os seguintes critérios:

Item

Pontuação

A introdução apresenta de forma clara o assunto e aborda o problema a ser solucionado?

Até 10 pontos

O objetivo estava claro?

Até 10 pontos

A metodologia empregada está adequada ao objetivo proposto?

Até 10 pontos

Os resultados estão coerentes com o objetivo proposto?

Até 10 pontos

Apresenta considerações finais?

Até 10 pontos

Apresenta referências?

Até 10 pontos

A linguagem do pôster é adequada e clara?

Até 10 pontos

O conteúdo do pôster contribui para ampliar os conhecimentos da área de submissão do trabalho?

Até 10 pontos

O pôster é visualmente atrativo e segue as normas de formatação estabelecidas?

Até 10 pontos

O autor apresentador respondeu adequadamente os questionamentos durante a apresentação do pôster?

Até 10 pontos

 

Premiação dos trabalhos apresentados

     Haverá premiação para os trabalhos apresentados, considerando duas categorias:

  • Trabalhos apresentados na forma de pôster
  • Trabalhos apresentados na forma de vídeo (apresentação oral)

Os autores que optarem pela apresentação de pôster poderão concorrer às duas categorias de premiação, visto que a submissão de vídeo de apresentação oral é obrigatória.