Olá!
Neste mês, os gestores da Reitoria do IFSC participaram do evento "Celebrando Conquistas: Dois Anos de Gestão Transformadora". O encontro, realizado no dia 17 de novembro, teve como objetivo principal analisar os pontos fortes e fracos da análise ambiental realizada no em 1º de novembro, além de identificar os principais resultados que precisam ser apresentados até 17 de agosto de 2025.
A retrospectiva do evento começou com uma revisão das ações comemorativas realizadas no dia 18 de agosto de 2023, que envolveram os gestores da reitoria. O planejamento iniciado nessa data teve continuidade, conforme acordado, em um segundo momento posterior.
Os participantes foram conduzidos por uma análise minuciosa, utilizando materiais visuais disponíveis no Miro, incluindo a análise ambiental da Reitoria, os projetos e planos apresentados no PAT 2024, processos na cadeia de valor, iniciativas estratégicas relacionadas ao Mapa Estratégico e o Planejamento Estratégico da Rede Federal.
Durante o evento, foram apresentadas as forças e fraquezas identificadas no trabalho coordenado pelo Oizes, nosso diretor de gestão do conhecimento. A categorização das forças e fraquezas foi realizada através de votação dos participantes, destacando-se a importância de dar ênfase à identificação de fraquezas, reconhecendo que essas podem ser fontes valiosas para melhorias e ações propositivas.
A fase seguinte envolveu a concessão da palavra aos participantes, seguindo a metodologia retirada do curso da Enap sobre "Facilitação de Reuniões, Times e Workshops no Ambiente Online". Temas específicos foram discutidos, incluindo alimentação estudantil, modelo funcional (avaliação da centralização/descentralização), contexto de execução de recursos, dimensionamento da força de trabalho, papel da reitoria, reflexão sobre o PGD, excesso de canais de comunicação e especificidades dos câmpus.
As contribuições dos participantes foram então resumidas, buscando propostas viáveis para implementação até agosto de 2025. Foram categorizadas em ações de curto e médio prazo.
Entre as ações de curto prazo, destacam-se a realização da Semana de Mapeamento de Processos para cada área da reitoria e a normatização da comunicação interna para evitar o excessivo número de canais de comunicação. Já as ações de médio prazo incluem a construção de uma proposta para a alimentação escolar e estudos de centralização/descentralização de processos.
O evento foi marcado por um ambiente colaborativo e participativo, refletindo o comprometimento da comunidade acadêmica em contribuir para o contínuo desenvolvimento e aprimoramento do IFSC.
Para mais detalhes sobre as discussões e propostas, compartilho os materiais utilizados no evento:
Análise ambiental da reitoria
Projetos e Planos apresentados no PAT 2024, Processos existentes na cadeia de valor, Iniciativas estratégicas relacionadas ao Mapa estratégico
Planejamento estratégico da Rede Federal
Pesquisa de QVT
Pesquisa da CPA
Fórum de Reitores Catarinenses
Nesta segunda-feira, tive a honra de substituir o nosso reitor na quarta reunião do Fórum dos Reitores das instituições públicas catarinenses. Também representando o IFSC, estava o professor Vinícius de Luca Filho, atualmente assessor de relações institucionais.O encontro foi realizado no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia e Inclusão, localizado no Câmpus Camboriú do Instituto Federal Catarinense, o IFC.
Na ocasião, foi apresentado o projeto do Observatório de Dados, uma iniciativa realizada pelo IFC em parceria com o IFSC, sob a mentoria do gestor governamental Telesmagno Teles Neves, coordenador da Rede de Governança e Gestão de Santa Catarina (RGGSC). O desenvolvimento do projeto foi coordenado pela professora Jamile Delagnelo Fagundes da Silva, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFC.
O planejamento do projeto seguiu a metodologia ZOPP, envolvendo 18 encontros, sendo seis destes conduzidos por meio de oficinas participativas (duas presenciais e quatro remotas) utilizando a plataforma MIRO. Essas oficinas resultaram nos seguintes produtos finais do Planejamento do Projeto: identificação e análise de envolvimento das partes interessadas, árvore de problemas, árvore de objetivos, matriz de análise de alternativas, matriz de planejamento do projeto e planejamento operacional do projeto. Deixo aqui o acesso aos documentos finais do projeto.
O resultado final do projeto consiste na criação de um painel que auxiliará futuros estudantes do IFSC e IFC a localizarem cursos públicos na cidade de seu interesse. Posteriormente, a UFSC também integrou seus dados no painel e, durante a reunião desta semana, a UFFS manifestou interesse em participar. O link para acessar o Observatório de Dados é o seguinte: https://obs.underweb.com.br
Em seguida, foi apresentado o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia e Inclusão.
Como encaminhamentos da reunião, combinamos de redigir um texto assinado pelos reitores para solicitar complementação orçamentária, agendar uma reunião com o ministro da Educação em março ou abril/2024 para apresentar o documento e realizar eventos para a divulgação de ações/projetos, visando dar visibilidade à importância das instituições.
Até mais!
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.