Olá! No vídeo abaixo, falo sobre a estrutura da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Na sequência, no texto, faço um relato sobre as principais atividades envolvendo a pró-reitoria nesta primeira semana de abril.
Aconteceu na terça, dia 5, o segundo encontro do Fórum de Ingresso do IFSC, com a presença de 39 participantes de todos os câmpus.
Neste encontro foram definidos grupos temáticos: Matrícula; Processos de Ingresso; Cotas; Comunicação; Editais e Processo de Inscrição. A opção foi iniciar os trabalhos com os três primeiros grupos.
Os objetivos Iniciais por grupo temático são: 1) Matrícula: implantação de matrícula digital; qualificação dos formulários via LimeSurvey enquanto não ocorre essa implantação. Próxima reunião em 12/04; 2) Processos de Ingresso: diagnóstico do perfil de ingressante por tipo de seleção adotada; estudo das normativas existentes para conhecer o cenário atual. Próxima reunião em 19/04; 3) Cotas: análise e publicação das cotas × início das aulas; aprimorar os processos atuais (customização de sistema; acordos com chefias para composição de bancas); definir fluxos comuns entre as cotas. Próxima reunião em 29/04. A terceira reunião geral do Fórum de Ingresso ficou agendada para o 3 de maio.
Também na terça, dia 5, ocorreu a mesaredonda: "Resolução 2/2019 e seus impactos nos cursos de Licenciatura", durante o 5º Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC. A mesa contou com representantes do IFSC, Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que falaram das experiências de cada instituição e destacaram as preocupações com os impactos da Resolução 02/2019 na formação de professores. As atividades do Seminário continuaram na quinta, 7 de abril, no Câmpus Palhoça Bilíngue, com a mostra de trabalhos e debates sobre o tema.
Na quarta, dia 6, participamos da reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) e realizamos encaminhamentos importantes para a nossa instituição. Um dos pontos de pauta em destaque foi a retomada dos processos de classificação e também do vestibular em parceria com a UFSC. Também neste dia foi definido, em diálogo com os diretores-gerais dos câmpus, as novas vagas para o próximo concurso público. Uma das novidades é que teremos mais seis vagas para a contratação de professores de educação especial, o que permitirá termos estes profissionais em 19 dos 22 câmpus do IFSC. Atualmente, apenas sete câmpus do IFSC contam com professores de educação especial.
Também na quarta, dia 6, realizamos uma reunião de trabalho com a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Catarinense para tratar de parceria para avançar nas políticas de permanência e êxito das duas instituições e para a criação do Observatório da Permanência e Êxito. Nesta reunião foi criado um grupo de trabalho interinstitucional que ficará responsável por apresentar uma primeira proposta para a criação do observatório. A proposta será apresentada na próxima reunião, agendada para o dia 1º de junho.
Realizada na quinta, dia 7, a reunião do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) deliberou sobre temas com grandes impactos para o ensino, pesquisa e extensão do IFSC. Além da aprovação de novos cursos, a reunião encaminhou a ajustes na Resolução Cepe/IFSC nº 74 de 2016, que regulamenta a prática de estágio obrigatório e não-obrigatório dos estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina, iniciou os debates para a atualização das diretrizes e RDP lato sensu e alterou o Regulamento de Ingresso (Resolução Cepe nº 19 de 2020), inserindo a opção do vestibular como forma de acesso aos cursos superiores.
Com o objetivo de pensar estratégias conjuntas para a educação profissional em Santa Catarina, foi realizada no dia 7 reunião entre o IFSC, o IFC e a Secretaria Estadual de Educação (SED). Nesse encontro, houve a socialização das experiências da rede estadual e da rede federal no estado e foi iniciado o diálogo para futuras parcerias visando fortalecer a educação profissional na perspectiva da formação integral dos estudantes. Um dos próximos passos das duas redes será mapear as ofertas em todo o estado, articulando o trabalho dos Cedups (Centros de Educação Profissional, do governo estadual) e dos câmpus do IFSC e do IFC. O diálogo seguirá em maio, quando haverá nova reunião na reitoria do IFSC.
Foi publicado nesta semana o resultado preliminar do edital Proeventos da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Neste edital, três projetos de eventos que serão realizados pelas equipes da Proen foram contemplados: 1º Seminário Estadual do Ensino Médio Integrado do IFSC, 3º Seminário de Educação, Leitura e Escrita (Sele) e 7º Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar, e 5º Workshop de Educação Profissional e Evasão Escolar. Ao todo, serão repassados para estes eventos mais de 100 mil reais.
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