Olá!
O post desta semana é da diretora de Gestão de Conhecimento do IFSC Sabrina Moro Villela Pacheco. Ela explica como está organizada a DGC e os assuntos de sua responsabilidade. Leiam abaixo:
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A Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC) é uma unidade organizacional vinculada à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e que possui a seguinte estrutura:
A Diretoria, juntamente com as suas Coordenadorias, facilitam a gestão estratégica da instituição, focando na melhoria contínua dos serviços oferecidos aos nossos alunos e a sociedade. Nossa missão de instrumentalizar a melhoria da gestão é desafiadora e de extrema importância para utilizarmos, cada vez melhor, os recursos da sociedade!
Como uma andorinha só não faz verão, quando em um jogo, para que se possa vencer, é preciso esquecer o individualismo e formar um time. No nosso caso, áreas fim e áreas meio (tanto operacional, quanto tática e estratégica) da instituição precisam bailar em harmonia. Caso contrário, as engrenagens começam a travar. Com uma equipe pequena (apenas 10 servidores incluindo a diretora), nossos principais assuntos são:
- Planejamento Institucional: desde o PAT, Planejamento Estratégico (PEI) e PDI até a proposta orçamentária enviada ao Ministério da Economia; - Avaliação Institucional: articulamos toda a instituição para produzir o Relatório de Gestão enviado ao TCU. Inclusive o do ano de 2021 foi aprovado pelo Consup na última reunião e ficará disponível, após publicação da resolução de aprovação do Consup na página de transparência e prestação de contas; - Transparência e Prestação de Contas: a equipe da DGC organiza, sistematiza dados e informações e articula a sua divulgação no portal do IFSC para atendimento da Lei de Acesso à Informação e as orientações emitidas pelo TCU; - Gestão por Processos: desde a identificação da cadeia de valor e da arquitetura de processos da instituição, mapeamento desses processos (nosso fazer do dia-a-dia) até a melhoria e transformação dos mesmos; - Gestão de Riscos: estamos com todos os documentos e manuais institucionais aprovados, vamos capacitar os gestores no próximo mês para que estes comecem a realizar a gestão dos riscos que podem impedir que alcancemos os objetivos institucionais, os seja dos nossos processos e no futuro, do nosso planejamento estratégico; - Regimentos: somos responsáveis por modelar a estrutura organizacional, procurando articular com os envolvidos para manter os regimentos atualizados e todas as unidades formalmente cadastradas nos sistemas governamentais e institucionais; - Gestão Documental: estamos com a Política de Gestão Documental pronta, aguardando aprovação do Consup e estamos fazendo as tratativas necessárias para cuidar dos documentos institucionais, desde a sua produção até a sua eliminação ou guarda permanente, tanto os físicos (em papel) quanto os digitais, produzidos nos Câmpus e na Reitoria; - Gestão do Conhecimento: um assunto fascinante e com um conceito abrangente, afinal, o conhecimento está em todo o lugar, mas que por não ser exigência legal, muitas vezes não pode ser priorizado. Estamos com a minuta de um Plano de Gestão do Conhecimento sendo finalizado pela equipe, que vai contar como o IFSC tem tratado esse tema e também, como vai tratar nos próximos anos.
Nossas competências regimentais estão no Art. 40 do Regimento Geral do IFSC e nos artigos 38, 39 e 40 da IN n°33/2021.
Além do que foi citado acima, principais assuntos e competências regimentais, nos últimos anos, muitos temas relacionados à gestão estão sendo demandados pelo Governo Federal e pelos órgãos de controle, assuntos que requerem intensa participação da Diretoria, tais como:
- Plano de Gestão Estratégica e Transformação Digital; - Plano de Integridade; - Plano de Transformação Digital; - Plano de Adequação do IFSC à LGPD; - Plano de Adequação ao acórdão 484/2021; - Plano de Priorização de Processos;
Também contribuímos com outras áreas, participando de grupos de trabalho, comissões…., tais como:
- Comissão Permanente de Gestão de Dados Institucionais do IFSC (CPGD); - Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD); - Comitê Permanente de Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional (Copadin); - Comissão Central do Concurso Público 2022; - Comissão para implementação do Observatório de Dados em parceria com o IFC; - GT para confecção e implementação do Plano de Adequação do IFSC à LGPD; - GT para execução de atividades relacionadas ao Plano para atendimento ao Acórdão 484/2021 do TCU (que possui como objetivo induzir a implementação integral do processo eletrônico e a implementação do módulo de Pesquisa Pública); - Unidade de Gestão da Integridade;
Quer saber mais ou contribuir com o trabalho realizado pela Diretoria? Entre em contato com a gente pelo e-mail dgc@ifsc.edu.br.
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Com este post da Sabrina, finalizamos a apresentação das duas diretorias que compõem a nossa Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, uma vez que já explicamos aqui como funciona a DTIC.
Para finalizar, quero destacar que fomos contemplados com recursos da Setec, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, para executar a primeira etapa do Projeto Conecta IFSC, que irá revitalizar a rede sem fio da Reitoria e dos câmpus. Explicamos melhor sobre isso na notícia que foi publicada nesta semana no nosso Portal e que vocês podem acessar clicando aqui. Se alguém quiser mais detalhes, nosso diretor de TIC gravou um vídeo em que dá mais esclarecimentos sobre o projeto:
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