Olá!
Você já ouviu falar sobre um ‘fantasma acadêmico’ chamado plágio? Conhece a linha tênue entre autoplágio versus reciclagem de texto?
As pressões exercidas por órgãos de fomento e academia para que pesquisadores e estudantes tenham volume de publicações em curto espaço de tempo, muitas vezes resultam em práticas de má conduta, dentre elas, o plágio.
Para debater esse tipo de má conduta, que se apresenta sob diversas formas, desde o plágio não intencional — que muitas vezes decorre do desconhecimento de normas — até o plágio de citações, a paráfrase de grau zero, receberemos o professor Eli Lopes da Silva.
Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e docente do Cerfead/IFSC, Eli também colabora como editor da Revista Navus e editor de seção da Caminho Aberto. A palestra é uma iniciativa da Coordenadoria de Publicações e do Conselho Editorial do IFSC e será transmitida pelo canal do IFSC no YouTube a partir das 19h, no dia 23 de maio de 2022.
Os participantes que precisam de certificação, deverão preencher o formulário.
No IFSC, a produção de ciência e tecnologia tem se consolidado nos últimos anos, e nesse processo são de grande importância as ações que divulgam essas atividades dos servidores e estudantes. Um dos canais de divulgação é Portal de Periódicos do IFSC, que neste momento hospeda três revistas científicas da instituição.
Em outubro de 2021 a Coordenadoria de Publicações adotou a versão 3.2.1.4 do Open Journal Systems (OJS), aplicativo de software livre, criado pelo Public Knowledge Project e lançado sob a licença GNU General Public License, que dá liberdade ao usuário de fazer modificações no programa. O OJS é uma ferramenta que permite o gerenciamento de todo o processo de submissão de manuscritos e do fluxo de trabalho editorial até a publicação dos artigos e edições on-line.
A Revista Caminho Aberto é uma publicação científica interdisciplinar, com foco em atividades de extensão de todo o território nacional. Visa a socializar as práticas educacionais desenvolvidas pelas instituições de ensino com os diversos atores da sociedade, de modo a fortalecer a integração entre a extensão, o ensino e a pesquisa.
A Revista EJA em Debate nasceu da iniciativa de um grupo de pesquisadores que percebeu a necessidade de criação de um espaço para debater as questões relacionadas à educação de jovens e adultos. Nesse sentido, a revista tem por objetivo acolher, com vistas à divulgação, a produção de pesquisas na área da educação de jovens e adultos. De periodicidade semestral, os trabalhos publicados devem ser resultados de pesquisas inéditas, que possam contribuir para ampliar as discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos.
A Revista RTC é uma publicação interdisciplinar on-line, editada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, que visa divulgar a produção técnico-científica, estando aberta à contribuição de pesquisadores de outras entidades de ensino e pesquisa.
Até a próxima!
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