A convite do Tribunal de Conta da União (TCU), o IFSC esteve presente em uma reunião do tribunal com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira, e demais reitores de instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O encontro foi realizado de forma on-line no dia 21 de junho.
Além do reitor Maurício Gariba Júnior, representaram o IFSC o diretor do Cerfead, Marco Antônio Neiva Koslosky, e a diretora da Deia, Sandra Lopes Guimarães. A Sandra nos traz o relato da participação da nossa instituição:
“Na abertura da reunião, Fernando Costa Neira, coordenador da Auditoria TCU, destacou o IFSC com a “a educação transforma e também salva vidas”, fazendo referência ao pescador que se salvou de um naufrágio no litoral catarinense graças a conhecimentos adquiridos em curso do Câmpus Itajaí.
Em seguida, foi feita a apresentação do trabalho a ser realizado junto às instituições federais de ensino de EPT, objetivos, escopo e critérios de auditoria relacionada a Evasão dos Estudantes na Rede Federal, questionando os presentes sobre seus planos estratégicos de permanência e êxito, suas comissões locais, e outras atividades relacionadas ao enfrentamento da evasão escolar na rede.
Destacou-se que o objetivo da auditoria é “avaliar as ações de enfrentamento da evasão na Rede Federal no período de 2017 a 2022 (governança e gestão da evasão pela Setec/MEC e pelas instituições de ensino)”.
O início de trabalho dos auditores do TCU junto à Setec e aos institutos federais foi previsto para 21 de agosto, ainda a confirmar. Ficou acordado também o uso dos indicadores da Plataforma Nilo Peçanha como referência para os trabalhos de auditoria em atenção ao Acórdão Nº 612/2021 (TCU-Plenário).
A reunião mostrou-se muito acolhedora por parte do TCU no sentido de conhecer a realidade e contextos dos IFs, seus índices, bem como suas ações."
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.