Olá estudantes, colegas técnicos-administrativos e docentes do IFSC,
O ano de 2024 está acabando e queremos expressar nossa gratidão pelo trabalho e dedicação de todos vocês, que têm sido fundamentais para os avanços da nossa instituição.
Ao longo deste ano superamos, juntos, inúmeros desafios, mas também tivemos várias conquistas. Um dos grandes desafios foi a deflagração, em abril, da greve em toda a rede federal, o que exigiu de todos nós muita resiliência e diálogo. Como um movimento justo e um direito dos servidores, a greve foi acompanhada de perto e com muito respeito pela gestão da Reitoria, com reuniões semanais com o comando estadual do Sinasefe, reuniões com as direções-gerais dos câmpus, Consup e articulações junto ao Conif e ao MEC para atendimento aos legítimos pleitos das categorias dos servidores técnicos-administrativos e docentes. Ao final do movimento, a construção conjunta e aprovação do Acordo de Greve mostraram a diferença de uma gestão que luta e preza pela democracia, que não persegue servidores e que está aberta, sempre, ao diálogo para o bem comum de toda a instituição. Nosso comportamento é fruto do histórico de lutas nesta instituição, que sempre nos orgulhou e trouxe avanços para nossa comunidade.
Após a greve, outro grande desafio foi a reorganização do nosso calendário acadêmico e de toda a agenda de eventos do IFSC. A construção das diretrizes para os novos calendários ocorreu a partir de um debate aberto e democrático envolvendo toda a comunidade acadêmica, possibilitando a adequação dos calendários dos câmpus às realidades locais. Temos ciência de que prevaleceram as decisões coletivas, embora tenham sido necessários vários ajustes e adaptações na dinâmica de servidores, estudantes e comunidade em geral.
Neste contexto, os dois grandes eventos institucionais, JIFSC e Sepei, aconteceram no segundo semestre. O Sepei foi realizado em São Miguel do Oeste e reuniu mais de 1.300 participantes, numa das maiores edições nos dez anos de história do evento. Já o JIFSC aconteceu novamente em Blumenau, no Complexo Esportivo do Sesi, e reuniu quase 2 mil participantes nas etapas dos cursos integrados e nos jogos gerais. Este foi o JIFSC mais inclusivo, com a manutenção da modalidade de futebol de surdos iniciada no ano de 2023 e a inclusão em outras modalidades, como o atletismo. Além disso, contamos, pela primeira vez, com intérpretes de libras da Reitoria e contratados, além de arbitragem acessível e uma grande cobertura da comunicação, permitindo que toda a comunidade acompanhasse o evento e um registro das atividades com todas as emoções que o esporte proporciona.
Para além do JIFSC e do Sepei, o segundo semestre foi marcado por inúmeros outros eventos organizados pela Reitoria e com ampla participação dos câmpus, tais como o Seminário Internacional de EaD, o Encontro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, o Encontro das Comissões de Acesso, Permanência e Êxito, e das Lideranças Estudantis, entre tantos outros.
Este ano marcou também o nosso destaque como segundo melhor Instituto Federal do país em Governança, Gestão e Transparência. Em 2021, recebemos uma instituição que tinha um índice de governança e gestão de 36,9%. Hoje, após três anos de gestão, nosso índice está em 68,5%. Nosso destaque nesse índice demonstra o nosso empenho em garantir uma gestão eficiente e ética, que valoriza as pessoas, investe em tecnologia e preza pela sustentabilidade ambiental e social.
Em 2024 também pudemos avançar em termos de políticas de gestão de pessoas e organização do trabalho, com a publicação da Portaria do Reitor, marco para o “novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD)”, em agosto de 2024, para proceder às adequações das novas orientações normativas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Após uma experiência piloto com início em 2022, inédita no IFSC e referência na Rede Federal, inauguramos uma nova e importante etapa do PGD na nossa instituição. Com base nos relatórios das experiências piloto, o IFSC, em agosto de 2024, teve subsídios para poder aprovar o PGD como processo de gestão, ou seja, como um programa permanente, uma nova forma de organização das relações de trabalho e de produção para os TAEs na instituição.
Em termos orçamentários, o ano foi marcado por inúmeras incertezas em função, principalmente, das questões relacionadas ao uso das emendas parlamentares que haviam sido destinadas ao IFSC. Mesmo assim, os últimos encaminhamentos feitos e os esforços da Pró-Reitoria de Administração, no mês de dezembro, permitiram a viabilidade de demandas históricas, como a compra do terreno do Câmpus São Lourenço do Oeste (que permitirá a edificação com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento-PAC a partir do próximo ano), o novo bloco do Câmpus Tubarão, a continuidade da obra do ginásio do Câmpus Canoinhas, a finalização do projeto da obra do refeitório do Câmpus Xanxerê, agora apto para ser licitado com créditos do PAC, além de dezenas de outras obras importantes em todo o IFSC.
Outra grande conquista do ano foi o início da implantação do novo Câmpus Tijucas e do processo para construção de oito novos restaurantes estudantis e um refeitório em nove câmpus do IFSC a partir de 2025.
O ano também foi marcado por intensos debates democráticos visando a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o novo Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC (aprovado em junho pelo Consup), as novas diretrizes para os cursos FIC e para os cursos técnicos integrados (em debate no Cepe e Consup), o Regulamento do Fórum das Coordenadorias Pedagógicas (aguardando a análise do Consup), a Política de Educação Física e Esportes do IFSC (aprovada em dezembro no Consup), entre tantos outros temas importantes.
Na Assistência Estudantil, além de um amplo debate em curso para a revisão da política dessa área, seguimos a nossa luta para ampliação dos recursos para atendimento aos estudantes. Neste ano, reajustamos os valores do Auxílio Permanência e do Auxílio Moradia e investimos mais de R$ 17 milhões no Paevs, na Alimentação, em Moradia, na contratação de profissionais para o atendimento educacional especializado, para a participação dos estudantes em diferentes eventos, entre outras frentes estratégicas. Até este momento, empenhamos mais de 99% do orçamento da Assistência Estudantil.
Na formação e capacitação realizamos inúmeras iniciativas focadas em diferentes temáticas e contextos de trabalho e de estudo de servidores e estudantes.
No ingresso, realizamos pelo terceiro ano consecutivo o Vestibular Unificado (este ano com UFSC, IFSC e IFC), incluímos as Ciências Humanas e as Ciências da Natureza no Exame de Classificação, entregamos o novo Painel de Dados do Ingresso do IFSC, implementamos as atualizações da Lei de Cotas, consolidamos os editais de Busca Ativa para a EJA, além de avançar em outras alternativas previstas no Regulamento de Ingresso.
Também, a discussão institucional sobre o enfrentamento do assédio e das violências ganhou um importante alicerce com avanços na implantação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às demais Violências no IFSC.
Fortalecemos a Educação de Jovens e Adultos, os Cursos Técnicos Integrados, a Educação Inclusiva, a Educação a Distância e demais ofertas. Avançamos no fortalecimento aos Projetos de Ensino, aumentando significativamente os recursos destinados e o número de projetos contemplados. Realizamos nova edição do edital de de Equidade e publicamos pela primeira vez um edital inédito e específico de projetos de ensino voltados à Educação Alimentar e Nutricional, totalizando cerca de 600 mil reais nestas três frentes.
Construímos ações conjuntas com o IFC, com a UFSC, com a Universidade da Fronteira Sul, com o Conif, com a Setec e com o Fórum dos Reitores Catarinenses.
Aprovamos e demos sequência à implementação da Política de Internacionalização, a Política Arquivística, a Política de Comunicação, a Política de Transição de Gestão e a Política de Inovação no IFSC. Também finalizamos a minuta da Política de Pós-Graduação, que encontra-se atualmente em consulta pública.
Na Pesquisa, tivemos 530 projetos fomentados em 2024, com o envolvimento de 931 servidores e 417 estudantes. Captamos mais de R$ 6,9 milhões de agências de fomento externo (CNPq, Finep e Fapesc), e esse esforço institucional refletiu na ampliação da nossa cota de bolsas junto ao CNPq, em melhorias na infraestrutura para a Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação nos nossos câmpus, além de mais oportunidades de participação em projetos para nossos servidores e estudantes.
Na Inovação, pela primeira vez tivemos a concessão de uma patente verde, intitulada “Conversor de Energias Oceânicas em Energia Elétrica”, do professor Widomar Pereira Carpes Júnior. Essa patente soma-se a outras 16 concedidas e duas deferidas pelo INPI à nossa instituição.
Também pela primeira vez tivemos a parceria do Sebrae Nacional no nosso Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, oportunizando às 24 equipes inscritas uma capacitação em empreendedorismo, assim como a premiação das 6 equipes vencedoras no Evento PITCH - Demoday virtual.
No âmbito da Proppi, destacamos ainda, a consolidação de iniciativas para a formação e a divulgação científica, como a série Diálogos Acadêmicos (9 edições) e a Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica (4 edições).
Na Extensão, chegamos ao índice de 92% dos cursos de graduação com a extensão curricularizada e, por este trabalho, nos tornamos referência na Rede Federal.
O ano de 2024 também foi marcado pela consolidação do Programa Mulheres Mil no IFSC; foram 14 turmas formadas em 12 câmpus impactando a vida de muitas mulheres e famílias. O programa passou a ter o maior envolvimento de estudantes do IFSC na formação dessas mulheres para promover o desenvolvimento tanto de servidores, estudantes quanto da comunidade atendida.
Ainda neste ano, o IFSC retomou sua atuação institucional na Economia Popular e Solidária. Ao longo de 2024, dialogamos com movimentos populares, com a Superintendência Estadual do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como a Secretaria Estadual do Artesanato. Participamos da organização da 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária com representantes de todo o estado para definir estratégias para desenvolver o setor em Santa Catarina e preparar para a Conferência Nacional que ocorrerá em 2025.
Além disso, podemos destacar várias ações como a parceria com o IFC. Atuamos no Programa Nacional dos Comitês de Cultura no projeto de formação de agentes territoriais de cultura do Ministério da Cultura. A parceria com empresas diversas que resultaram, por exemplo, na criação de salas e laboratório para o Centro de Referência em Pesca e Navegação do Câmpus Itajaí entre outras conquistas.
Em outubro lançamos o Portal do Servidor, que era um projeto antigo e engavetado por outras gestões. Ele vem para atualizar a antiga intranet, que por anos foi abandonada. Na nova plataforma, é possível acessar os conteúdos das áreas técnicas e também de todos os câmpus do IFSC. Os trabalhos de implementação continuam ao longo de 2025 e sabemos que este importante canal de comunicação com os servidores vem para qualificar e agilizar a gestão do conhecimento de todo o IFSC.
Na área de Tecnologia da Informação várias atividades foram realizadas em 2024. No âmbito da Gestão de Dados: Garantiu-se a aderência à LGPD, a finalização da Política de Privacidade, o mapeamento de 90 processos com dados pessoais e o desenvolvimento de sete Relatórios de Impacto à Proteção de Dados (RIPD). Na área de Privacidade e Segurança da Informação foram implementadas 49 medidas de controle nos ciclos 2 e 3 do PPSI. Na área de infraestrutura e redes, foi realizada a modernização da rede com equipamentos de última geração e expansão do link de internet de 1GB para 10GB, a implementação de backup em nuvem, o atendimento de 1.498 chamados via OTRS e suporte técnico contínuo para eventos institucionais. Na área de desenvolvimento institucional foram concluídas ao longo de 2024, 398 atividades que trouxeram inovações e melhorias para os sistemas institucionais, incluindo: Customizações de Sistemas: Mais de 200 ajustes no SIGAA, SIPAC e SIGRH, com foco em melhorias de desempenho e adaptação à nova legislação; Diploma Digital: Avanços na integração do sistema ao MEC e Inovações como desenvolvimento de funcionalidades para o Plano de Atividades Docentes e melhorias no Balcão Digital.
Essas realizações são apenas alguns exemplos do que vivenciamos juntos em 2024, graças ao trabalho sério e comprometido do Gabinete, da Diretoria Executiva e de cada uma das pró-reitorias. Continuamos firmes no projeto de gestão que nos guia, buscando superar dificuldades e construir um IFSC cada vez mais forte.
A todas e a todos, reiteramos nossos sinceros agradecimentos e desejamos Boas Festas e um Feliz 2025! Que o próximo ano traga novos desafios, mais conquistas e a continuidade do trabalho conjunto que tanto nos orgulha.
Forte e afetuoso abraço,
Maurício Gariba Júnior - Reitor do IFSC Andréa Martins Andujar - Diretora Executiva Aloisio Silva Junior - Pró-Reitor de Administração Adriano Larentes da Silva - Pró-Reitor de Ensino Flavia Maia Moreira - Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Sabrina Moro Villela Pacheco - Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional Valter Vander de Oliveira - Pró-Reitor de Extensão e Relações Externas
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.