Mapa do Site

Extensão

Extensão

A extensão no IFSC é o caminho aberto para todos

A Extensão do IFSC reúne estratégias de relacionamento de seus estudantes e educadores com a comunidade externa. Para isso, promove anualmente centenas de atividades planejadas para tirar ideias do papel, transformar um pensamento em ação, prototipar uma engenhoca ou movimentar uma turma em torno de um objetivo. E sabe o que é mais bacana? Tudo é feito em parceria com estudantes, professores e cidadãos externos.

Com esse movimento vivo entre ensino e pesquisa, a Extensão dá significado aos conteúdos da sala de aula e coloca em xeque continuamente as certezas da ciência, reorientando avanços sempre próximos da realidade do entorno de seus 22 câmpus.

As empresas, indústrias, governos, empreendedores, autônomos e outros públicos também podem demandar atividades extensionistas ao IFSC. A sinergia entre instituto de ciência e tecnologia, sociedade civil organizada e empresariado é uma excelente forma de promoção do desenvolvimento educacional integral.

Iniciativas sociais

As diretrizes de Extensão do IFSC estão em estreito alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco. Conheça nossas iniciativas para atendimento de mulheres em vulnerabilidade social e com a comunidade.

Conheça as iniciativas de Extensão

Programas e Projetos de Extensão

Promover a transformação numa realidade específica por meio da educação profissional requer planejamento de recursos, vontade política e educadores sensíveis aos desafios de interesse coletivo. No IFSC, as atividades de maior duração e complexidade dividem-se em Programas e Projetos.

Conheça os principais programas e projetos

Cursos e Eventos de Extensão

Nestas ações possibilitamos aos estudantes o protagonismo estudantil e ampliamos a capacidade de atuação e impacto social do IFSC. São cursos rápidos, gratuitos e voltados a públicos específicos e eventos de difusão científica e tecnológica.

Saiba mais sobre cursos e eventos

Empresa Júnior

A Empresa Júnior é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada por alunos de curso superior, sob a orientação de professores. Conheça as empresas juniores do IFSC e saiba como fazer para criar uma.

Empresas juniores no IFSC

Curricularização da Extensão

O processo de adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso para inserção do percentual exigido tem sido chamado, em algumas instituições de “creditação curricular” e, por outras, assim como no IFSC, de “curricularização”. O processo de curricularização da extensão no IFSC iniciou em 2015 como um processo que busca potencializar o envolvimento de estudantes em atividades curriculares institucionais.

Conheça a curricularização da Extensão no IFSC

Voltar ao Top

Voltar ao Topo