Publicador de Conteúdos e Mídias

O que é um curso FIC ou de qualificação?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 14 abr 2021 09:52 Data de Atualização: 24 jan 2023 09:42

Quem já nos acompanha por um tempo deve ter lido o termo “FIC” em algum lugar. Parece um apelido para os íntimos (e, de certa forma, não deixa de ser 😊), mas FIC é a sigla para os cursos de Formação Inicial e Continuada. Já fizemos outros posts aqui explicando nossos cursos técnicos integrados e de graduação. O que chamamos de “curso FIC”, ou melhor, curso de Formação Inicial e Continuada é outro tipo de curso que os Institutos Federais devem oferecer. E cá pra nós, esses cursos são nossos campeões de audiência: os que mais oferecemos vagas e os que mais têm procura e inscritos. 

O nosso Regulamento Didático e Pedagógico, o RDP, traz as seguintes definições:

- Formação Continuada: curso de qualificação profissional, em geral de curta duração, destinado ao aprimoramento ou aperfeiçoamento de competências laborais ou técnico-científicas de uma atividade ou área profissional.
- Formação Inicial: curso de qualificação profissional, em geral de curta duração com no mínimo 160h, destinado a iniciação para o trabalho e ao desenvolvimento de competências básicas em uma determinada atividade ou área profissional

Para facilitar, na nossa divulgação, nos referimos aos cursos de Formação Inicial e Continuada como cursos de qualificação. Mas, internamente, é bem provável que você se depare com a nomenclatura FIC.

Tela do Sistema de Resultados do IFSC


Por que o IFSC oferece cursos de qualificação?

Segundo a lei 11.892/2008, um dos objetivos dos Institutos Federais é  “ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica”. E o fato de isso ser um objetivo legal tem tudo a ver com a proposta dos Institutos Federais colaborarem para o desenvolvimento regional dos locais onde temos câmpus instalados. 

Portanto, os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo IFSC atendem a necessidade de aperfeiçoamento para profissionais de diversas áreas, em temas específicos e práticos. 

Quais os cursos de qualificação que o IFSC oferece?

Atualmente, o IFSC possui cerca de 170 cursos de qualificação em todos os seus 22 câmpus. Normalmente, quando um câmpus é implantado, esse tipo de curso é o primeiro a ser ofertado. O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, o Cerfead, também oferece cursos de formação inicial e continuada.

Assim como ocorre com os demais tipos de curso, as áreas de oferta dos cursos de qualificação estão relacionadas ao eixo(s) tecnológico(s) do câmpus - que define(m) a estrutura de organização da Educação Profissional e Tecnológica dos câmpus e o leque de ofertas e de perfis profissionais a serem desenvolvidos. É por isso, por exemplo, que temos um curso de qualificação em Confeitaria no Câmpus Florianópolis-Continente e não temos esse tipo de curso no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. 

Entre alguns cursos que temos, estão: Responsabilidade Socioambiental, Gestão: Trabalho em Equipe, Confeitaria Básica, Salgadeiro, Organização de Eventos, Produção de Vídeos Didáticos, Língua Brasileira de Sinais, Planilha Eletrônica, Recreação e Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. Mas isso é só uma pequena parte. Temos MUITO mais. Inclusive, nossos cursos de idiomas como Inglês e Espanhol são ofertados como cursos de qualificação.

-> Veja, no nosso Guia de Cursos, os cursos de qualificação ofertados de acordo com o câmpus

Quem pode fazer um curso de qualificação no IFSC?

Todo mundo! 🙌  A gente brinca que temos tantas opções que, com certeza, algum curso irá te interessar e será útil na sua vida.

Esse tipo de curso é indicado para quem deseja atualizar conhecimentos em sua área de atuação ou por quem quer se reinserir no mercado de trabalho. Não temos como dar uma resposta padrão dizendo quem pode fazer nossos cursos de qualificação porque depende de cada curso.

Temos cursos em que basta ser alfabetizado e ter mais que 16 anos. Outros já exigem mais pré-requisitos como Ensino Fundamental ou Ensino Médio Completo. Portanto, para saber se você pode ou não fazer um curso de qualificação é preciso conferir o pré-requisito no edital quando estivermos com inscrições abertas.

-> Afinal, o que é um edital?

Qual a duração de um curso de qualificação?

A duração em geral é curta, podendo variar de um a quatro meses. Mas, como tudo nesta vida, temos as exceções.😬 É o caso do curso básico de Instrumentos de Orquestra, oferecido pelo Câmpus Florianópolis, que dura dois anos. 

Quando abrem as inscrições para os cursos de qualificação do IFSC?

As inscrições para os cursos de formação inicial e continuada do IFSC abrem quatro vezes por ano. Chamamos os períodos de inscrições de ciclos. Portanto, trabalhamos com quatro ciclos ao longo do ano.

As datas são sempre divulgadas no nosso calendário de inscrições

No vídeo abaixo, explicamos como você pode fazer a sua inscrição:


Também temos vagas remanescentes abertas em alguns cursos de qualificação. Nesse caso não há sorteio, basta se inscrever.

-> Veja aqui se há vagas remanescentes para cursos de qualificação profissional do IFSC neste momento

Nem todos os cursos de qualificação abrem vagas em todos os ciclos e nem todos os câmpus oferecem cursos em todos os ciclos. Por isso, é preciso sempre ficar de olho no período de inscrições e no edital.

-> Deixe seu e-mail no nosso cadastro de interesse e seja avisado(a) quando estivermos com vagas abertas

A seleção para nossos cursos de qualificação é por sorteio público.

Por que fazer um curso de qualificação?

Por que não fazer? Hehehe 😁 Para quem tem dúvidas, organizamos alguns motivos: 

Curso gratuito
Vamos começar por um que bate forte no bolso: é de graça! Sim, como somos uma instituição pública, todos os nossos cursos são gratuitos.

Seleção por sorteio
Sabemos que muitas pessoas ficam ansiosas quando existe algum processo seletivo por prova ou entrevista. Muitas não têm tempo para estudar. Aí entra a parte boa da seleção para esse tipo de curso ser por meio de sorteio. Sim, aí é preciso contar com a sorte. 🤞🍀

Conhecer uma área
Para quem ainda tem dúvidas em relação a onde atuar, um curso desse pode dar uma noção melhor de como é trabalhar em determinada área.

Qualificar seu conhecimento
Como o nome mesmo já diz, trata-se de um curso de qualificação. Muitas pessoas não têm conhecimento nenhum da área do curso e aprendem tudo do zero. Mesmo assim, têm a oportunidade de sair do IFSC com mais possibilidade de serem empregadas. 

Algumas pessoas até têm um conhecimento prático, mas podem se beneficiar de um ensino de qualidade aprimorando o que já fazem e oferecendo um resultado ainda melhor no seu trabalho. 

-> Vejam que legal o caso da nossa egressa Daniela de Arruda que fez o curso de qualificação em Confeitaria do Câmpus Florianópolis-Continente

Crescimento na carreira
Conhecimento nunca é demais, não é? E é claro que fazer um curso em uma instituição reconhecida como a nossa só irá agregar no seu currículo e ampliar as suas oportunidades de crescimento.

Poderíamos falar ainda mais: que temos professores incríveis, uma boa estrutura e que você vai fazer amizades muito legais! Mas não queremos ficar nos achando tanto!  ☺️

Posso fazer mais de um curso de qualificação no IFSC?

É possível se inscrever em quantos cursos quiser, mas, se você for selecionado para mais de um, só pode se matricular se não houver coincidência de dia e horário das aulas. 

Posso fazer um curso de qualificação junto com outro curso no IFSC?

Pode. O que a legislação atual não permite é que se faça dois cursos do mesmo nível em instituições públicas. Então, por exemplo, você não pode fazer dois cursos de graduação no IFSC ou um curso de graduação no IFSC e outro na UFSC. Mas você pode já fazer um curso técnico no IFSC e fazer outro de qualificação caso seja sorteado(a).

Tem sistema de cotas na seleção dos cursos de qualificação?

Não. O nosso sistema de cotas para alunos que estudam em escola pública se aplica na seleção para cursos técnicos e de graduação.

Ficou com mais alguma dúvida sobre nossos cursos “FIC”ou de qualificação? Mande para ingresso@ifsc.edu.br.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS