Publicador de Conteúdos e Mídias

Por dentro do ingresso do IFSC: entenda todas as etapas

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 18 ago 2021 09:25 Data de Atualização: 22 mar 2023 10:46

Quem já é nosso(a) aluno(a) sabe bem todas as fases que teve que passar para poder dizer #souIFSC. Desde o momento em que você decide se inscrever em um curso até iniciar as aulas, temos algumas etapas. Parece complicado, mas não é. O mais importante é você ter vontade de estudar e querer ser nosso(a) aluno(a)

No post de hoje, vamos explicar TODAS as etapas do nosso processo de ingresso, que é a forma pela qual você se torna nosso(a) estudante. Vamos lá?

Quero fazer um curso do IFSC

O primeiro passo para estudar aqui é obviamente querer vir pra cá. Somos suspeitos para dizer 😊, mas temos alguns bons motivos para você querer fazer um curso nosso: 

- todos nossos cursos são gratuitos e de qualidade;
- estamos espalhados em 20 cidades de SC e ainda temos cursos a distância, ou seja, possivelmente conseguimos estar próximo de você (mas não confunda com o IFC, o Instituto Federal Catarinense - apesar de sermos parecidos, somos instituições diferentes);
- fomos considerados o melhor instituto federal do País segundo o Índice Geral de Cursos do MEC de 2019;
- fazendo um curso nosso, você ainda pode participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão e até fazer intercâmbio - são muitas as oportunidades;
- Temos um programa de Assistência Estudantil para os estudantes em vulnerabilidade social, afinal, promover a inclusão faz parte da nossa missão

E tem muito mais, viu? Aliás, acho que podemos fazer um post mais pra frente só com motivos para você estudar aqui. 😉

Bom, se você tem essa vontade, aí precisa escolher um dos nossos cursos. Temos diversos tipos de cursos que atendem desde quem busca uma qualificação rápida até quem quer cursar um curso técnico integrado ao Ensino Médico ou fazer uma graduação ou pós-graduação.

-> Conheça os cursos do IFSC

Cada curso tem seu pré-requisito e é oferecido em determinado câmpus ou a distância. Todas essas informações você encontra no nosso Guia de Cursos.

-> Como posso estudar no IFSC?

Inscrição

Não basta ficar só na vontade, né?

Meme com cachorro tentando alcançar um sanduíche em cima da mesa

Depois que você decide qual curso fazer no IFSC, é preciso se inscrever para concorrer a uma de nossas vagas. A inscrição é o ato de você demonstrar interesse em estudar no IFSC registrando formalmente a sua vontade no curso que deseja. Para isso, quando estivermos com vagas abertas e você quiser participar do processo seletivo, você precisa fazer a sua inscrição.

As inscrições para nossos cursos são feitas pelo Portal de Inscrições no nosso site, ou seja, é tudo de forma on-line.

Imagem mostrando o passo a passo para se inscrever nos cursos do IFSC

Se tiver dúvidas, temos vídeos explicando como fazer a inscrição para cursos técnicos com seleção por sorteio, cursos técnicos integrados com seleção por prova, e cursos de qualificação profissional e idiomas.

-> Acesse o Portal de Inscrições para se inscrever em um curso ou acompanhar a sua inscrição    

A inscrição não garante uma vaga, mas sim a sua participação no processo seletivo. Ao fazer a sua inscrição você concorre a uma vaga no curso que escolheu. 

IMPORTANTE: Antes de se inscrever, leia com atenção o edital do processo seletivo do curso que você escolher. É neste documento que você encontrará todo o cronograma de ingresso, além das informações necessárias para saber se pode mesmo fazer esse curso, ou seja, se você atende aos pré-requisitos do curso.

-> Entenda o que é um edital
-> Veja os editais de ingresso do IFSC que estão abertos neste momento

E quando você deve se inscrever? Cada tipo de curso possui um período diferente para inscrição dos interessados em estudar no IFSC. Temos um calendário de inscrições em que você pode acompanhar as datas.

-> Cadastre seu e-mail se quiser ser avisado(a) quando estivermos com inscrições abertas

Depois que efetuar a sua inscrição no nosso site, você se torna oficialmente um(a) candidato(a) a estudar aqui. Salve o comprovante de inscrição que é gerado no Sistema de Ingresso, pois ele reúne informações importantes para você poder acompanhar as próximas etapas do processo seletivo

Processo Seletivo

Como o número de interessados em estudar aqui é maior que o número de vagas que conseguimos ofertar, precisamos fazer um processo seletivo para decidir quem vai ocupar essas vagas. No edital, você vai encontrar a forma de seleção para o curso que você deseja fazer. 

Existem cinco formas de processo seletivo no IFSC:

- Sorteio Público
- Exame de Classificação
- Enem / Sisu
- Vestibular
- Análise Documental

A forma de seleção depende do tipo de curso e, às vezes, do câmpus em que ele é ofertado.

E no caso das vagas remanescentes, que explicamos mais logo abaixo, nem tem processo seletivo, é só se inscrever!

Resultado

No cronograma do edital, você encontrará uma etapa que chama divulgação dos candidatos aprovados em 1ª chamada. Na data indicada, o IFSC divulga quem conquistou a sonhada vaga no curso.

Se um curso oferece 30 vagas, são divulgados os nomes das 30 pessoas que foram sorteadas para as vagas ou, no caso do Sisu, Vestibular ou do Exame de Classificação, que apresentaram as melhores colocações.

Temos uma página só para a divulgação dos resultados

Matrícula 1ª Chamada 

Se o seu nome apareceu na lista da primeira chamada, parabéns! Você está prestes a se tornar nosso(a) aluno(a). Para garantir a sua vaga, você precisa fazer a matrícula no curso. 

-> Inscrição X matrícula: entenda a diferença

A matrícula é o procedimento que garante a sua vaga no IFSC. Ao fazer a matrícula você efetua seu registro no curso para o qual foi selecionado(a) e passa a ser um(a) aluno(a) do IFSC.

As matrículas são feitas de forma on-line. No edital do processo seletivo é indicado um link que direciona a um formulário de matrícula. É preciso clicar no link de acordo com o câmpus para o qual você foi selecionado.

Toda a documentação necessária para a realização do procedimento da matrícula on-line está descrita no edital e deverá ser encaminhada durante o período de matrícula. Para isso, será necessário fazer o upload dos documentos no próprio formulário, o que significa anexar o que for pedido durante o preenchimento do formulário on-line.

Na página de matrículas, você encontra mais detalhes desses documentos bem como modelos de declarações, além de um passo a passo para preencher o formulário.

-> Veja as orientações para matrícula no IFSC

Lista de espera

Todos os candidatos que não foram classificados dentro do número de vagas ofertado para cada curso passam a compor uma lista de espera. Após a publicação do resultado do processo seletivo, quem estiver com o nome na lista de espera deverá realizar o procedimento de "manifestação de interesse dos candidatos em permanecer na lista de espera" para possíveis chamadas futuras. 

-> Entenda como funciona a lista de espera do IFSC

Basicamente, para manifestar interesse, os candidatos já devem encaminhar a documentação de matrícula, seguindo os mesmos procedimentos dos alunos que foram aprovados, ou seja, é o mesmo prazo, mesmo formulário e mesma lista de documentos previstos no edital como “matrícula”. Caso não seja feita essa manifestação de interesse em permanecer na lista, os candidatos deixam de fazer parte desse processo seletivo, perdendo a chance de concorrer às vagas em questão.

Vagas remanescentes

As vagas remanescentes são vagas que sobram de um processo seletivo regular e que são disponibilizadas novamente com procedimentos de seleção simplificados, preenchidas por ordem de inscrição. E não é preciso ter participado do processo seletivo regular para concorrer, qualquer pessoa pode se candidatar desde que atenda aos pré-requisitos do curso.

-> Entenda como funcionam as vagas remanescentes

Passo a passo para quem quer estudar no IFSC

Se você chegou até aqui, já entendeu de forma detalhada todas as etapas do nosso processo seletivo. Para facilitar, fizemos um resumo das principais fases:

Imagem como etapas para se tornar um aluno do IFSC

Ainda tem dúvidas? Manda pra gente pelo e-mail blog@ifsc.edu.br.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOGS BLOG DO IFSC