Post Blog da Reitora
Mapa do Site
Publicador de Conteúdos e Mídias
Voltar Mensagem de final de ano
Olá estudantes, colegas técnicos-administrativos e docentes do IFSC,
O ano de 2024 está acabando e queremos expressar nossa gratidão pelo trabalho e dedicação de todos vocês, que têm sido fundamentais para os avanços da nossa instituição.
Greve: resiliência e diálogo
Ao longo deste ano superamos, juntos, inúmeros desafios, mas também tivemos várias conquistas. Um dos grandes desafios foi a deflagração, em abril, da greve em toda a rede federal, o que exigiu de todos nós muita resiliência e diálogo. Como um movimento justo e um direito dos servidores, a greve foi acompanhada de perto e com muito respeito pela gestão da Reitoria, com reuniões semanais com o comando estadual do Sinasefe, reuniões com as direções-gerais dos câmpus, Consup e articulações junto ao Conif e ao MEC para atendimento aos legítimos pleitos das categorias dos servidores técnicos-administrativos e docentes. Ao final do movimento, a construção conjunta e aprovação do Acordo de Greve mostraram a diferença de uma gestão que luta e preza pela democracia, que não persegue servidores e que está aberta, sempre, ao diálogo para o bem comum de toda a instituição. Nosso comportamento é fruto do histórico de lutas nesta instituição, que sempre nos orgulhou e trouxe avanços para nossa comunidade.
Após a greve, outro grande desafio foi a reorganização do nosso calendário acadêmico e de toda a agenda de eventos do IFSC. A construção das diretrizes para os novos calendários ocorreu a partir de um debate aberto e democrático envolvendo toda a comunidade acadêmica, possibilitando a adequação dos calendários dos câmpus às realidades locais. Temos ciência de que prevaleceram as decisões coletivas, embora tenham sido necessários vários ajustes e adaptações na dinâmica de servidores, estudantes e comunidade em geral.
Eventos institucionais
Neste contexto, os dois grandes eventos institucionais, JIFSC e Sepei, aconteceram no segundo semestre. O Sepei foi realizado em São Miguel do Oeste e reuniu mais de 1.300 participantes, numa das maiores edições nos dez anos de história do evento. Já o JIFSC aconteceu novamente em Blumenau, no Complexo Esportivo do Sesi, e reuniu quase 2 mil participantes nas etapas dos cursos integrados e nos jogos gerais. Este foi o JIFSC mais inclusivo, com a manutenção da modalidade de futebol de surdos iniciada no ano de 2023 e a inclusão em outras modalidades, como o atletismo. Além disso, contamos, pela primeira vez, com intérpretes de libras da Reitoria e contratados, além de arbitragem acessível e uma grande cobertura da comunicação, permitindo que toda a comunidade acompanhasse o evento e um registro das atividades com todas as emoções que o esporte proporciona.
Para além do JIFSC e do Sepei, o segundo semestre foi marcado por inúmeros outros eventos organizados pela Reitoria e com ampla participação dos câmpus, tais como o Seminário Internacional de EaD, o Encontro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, o Encontro das Comissões de Acesso, Permanência e Êxito, e das Lideranças Estudantis, entre tantos outros.
Eficiência e ética
Este ano marcou também o nosso destaque como segundo melhor Instituto Federal do país em Governança, Gestão e Transparência. Em 2021, recebemos uma instituição que tinha um índice de governança e gestão de 36,9%. Hoje, após três anos de gestão, nosso índice está em 68,5%. Nosso destaque nesse índice demonstra o nosso empenho em garantir uma gestão eficiente e ética, que valoriza as pessoas, investe em tecnologia e preza pela sustentabilidade ambiental e social.
Programa de Gestão e Desempenho
Em 2024 também pudemos avançar em termos de políticas de gestão de pessoas e organização do trabalho, com a publicação da Portaria do Reitor, marco para o “novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD)”, em agosto de 2024, para proceder às adequações das novas orientações normativas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Após uma experiência piloto com início em 2022, inédita no IFSC e referência na Rede Federal, inauguramos uma nova e importante etapa do PGD na nossa instituição. Com base nos relatórios das experiências piloto, o IFSC, em agosto de 2024, teve subsídios para poder aprovar o PGD como processo de gestão, ou seja, como um programa permanente, uma nova forma de organização das relações de trabalho e de produção para os TAEs na instituição.
Orçamento
Em termos orçamentários, o ano foi marcado por inúmeras incertezas em função, principalmente, das questões relacionadas ao uso das emendas parlamentares que haviam sido destinadas ao IFSC. Mesmo assim, os últimos encaminhamentos feitos e os esforços da Pró-Reitoria de Administração, no mês de dezembro, permitiram a viabilidade de demandas históricas, como a compra do terreno do Câmpus São Lourenço do Oeste (que permitirá a edificação com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento-PAC a partir do próximo ano), o novo bloco do Câmpus Tubarão, a continuidade da obra do ginásio do Câmpus Canoinhas, a finalização do projeto da obra do refeitório do Câmpus Xanxerê, agora apto para ser licitado com créditos do PAC, além de dezenas de outras obras importantes em todo o IFSC.
Outra grande conquista do ano foi o início da implantação do novo Câmpus Tijucas e do processo para construção de oito novos restaurantes estudantis e um refeitório em nove câmpus do IFSC a partir de 2025.
Construções coletivas
O ano também foi marcado por intensos debates democráticos visando a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o novo Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC (aprovado em junho pelo Consup), as novas diretrizes para os cursos FIC e para os cursos técnicos integrados (em debate no Cepe e Consup), o Regulamento do Fórum das Coordenadorias Pedagógicas (aguardando a análise do Consup), a Política de Educação Física e Esportes do IFSC (aprovada em dezembro no Consup), entre tantos outros temas importantes.
Ensino
Na Assistência Estudantil, além de um amplo debate em curso para a revisão da política dessa área, seguimos a nossa luta para ampliação dos recursos para atendimento aos estudantes. Neste ano, reajustamos os valores do Auxílio Permanência e do Auxílio Moradia e investimos mais de R$ 17 milhões no Paevs, na Alimentação, em Moradia, na contratação de profissionais para o atendimento educacional especializado, para a participação dos estudantes em diferentes eventos, entre outras frentes estratégicas. Até este momento, empenhamos mais de 99% do orçamento da Assistência Estudantil.
Na formação e capacitação realizamos inúmeras iniciativas focadas em diferentes temáticas e contextos de trabalho e de estudo de servidores e estudantes.
No ingresso, realizamos pelo terceiro ano consecutivo o Vestibular Unificado (este ano com UFSC, IFSC e IFC), incluímos as Ciências Humanas e as Ciências da Natureza no Exame de Classificação, entregamos o novo Painel de Dados do Ingresso do IFSC, implementamos as atualizações da Lei de Cotas, consolidamos os editais de Busca Ativa para a EJA, além de avançar em outras alternativas previstas no Regulamento de Ingresso.
Também, a discussão institucional sobre o enfrentamento do assédio e das violências ganhou um importante alicerce com avanços na implantação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às demais Violências no IFSC.
Fortalecemos a Educação de Jovens e Adultos, os Cursos Técnicos Integrados, a Educação Inclusiva, a Educação a Distância e demais ofertas. Avançamos no fortalecimento aos Projetos de Ensino, aumentando significativamente os recursos destinados e o número de projetos contemplados. Realizamos nova edição do edital de de Equidade e publicamos pela primeira vez um edital inédito e específico de projetos de ensino voltados à Educação Alimentar e Nutricional, totalizando cerca de 600 mil reais nestas três frentes.
Construímos ações conjuntas com o IFC, com a UFSC, com a Universidade da Fronteira Sul, com o Conif, com a Setec e com o Fórum dos Reitores Catarinenses.
Aprovamos e demos sequência à implementação da Política de Internacionalização, a Política Arquivística, a Política de Comunicação, a Política de Transição de Gestão e a Política de Inovação no IFSC. Também finalizamos a minuta da Política de Pós-Graduação, que encontra-se atualmente em consulta pública.
Pesquisa e Inovação
Na Pesquisa, tivemos 530 projetos fomentados em 2024, com o envolvimento de 931 servidores e 417 estudantes. Captamos mais de R$ 6,9 milhões de agências de fomento externo (CNPq, Finep e Fapesc), e esse esforço institucional refletiu na ampliação da nossa cota de bolsas junto ao CNPq, em melhorias na infraestrutura para a Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação nos nossos câmpus, além de mais oportunidades de participação em projetos para nossos servidores e estudantes.
Na Inovação, pela primeira vez tivemos a concessão de uma patente verde, intitulada “Conversor de Energias Oceânicas em Energia Elétrica”, do professor Widomar Pereira Carpes Júnior. Essa patente soma-se a outras 16 concedidas e duas deferidas pelo INPI à nossa instituição.
Também pela primeira vez tivemos a parceria do Sebrae Nacional no nosso Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, oportunizando às 24 equipes inscritas uma capacitação em empreendedorismo, assim como a premiação das 6 equipes vencedoras no Evento PITCH - Demoday virtual.
No âmbito da Proppi, destacamos ainda, a consolidação de iniciativas para a formação e a divulgação científica, como a série Diálogos Acadêmicos (9 edições) e a Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica (4 edições).
Extensão
Na Extensão, chegamos ao índice de 92% dos cursos de graduação com a extensão curricularizada e, por este trabalho, nos tornamos referência na Rede Federal.
O ano de 2024 também foi marcado pela consolidação do Programa Mulheres Mil no IFSC; foram 14 turmas formadas em 12 câmpus impactando a vida de muitas mulheres e famílias. O programa passou a ter o maior envolvimento de estudantes do IFSC na formação dessas mulheres para promover o desenvolvimento tanto de servidores, estudantes quanto da comunidade atendida.
Ainda neste ano, o IFSC retomou sua atuação institucional na Economia Popular e Solidária. Ao longo de 2024, dialogamos com movimentos populares, com a Superintendência Estadual do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como a Secretaria Estadual do Artesanato. Participamos da organização da 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária com representantes de todo o estado para definir estratégias para desenvolver o setor em Santa Catarina e preparar para a Conferência Nacional que ocorrerá em 2025.
Além disso, podemos destacar várias ações como a parceria com o IFC. Atuamos no Programa Nacional dos Comitês de Cultura no projeto de formação de agentes territoriais de cultura do Ministério da Cultura. A parceria com empresas diversas que resultaram, por exemplo, na criação de salas e laboratório para o Centro de Referência em Pesca e Navegação do Câmpus Itajaí entre outras conquistas.
Portal do Servidor
Em outubro lançamos o Portal do Servidor, que era um projeto antigo e engavetado por outras gestões. Ele vem para atualizar a antiga intranet, que por anos foi abandonada. Na nova plataforma, é possível acessar os conteúdos das áreas técnicas e também de todos os câmpus do IFSC. Os trabalhos de implementação continuam ao longo de 2025 e sabemos que este importante canal de comunicação com os servidores vem para qualificar e agilizar a gestão do conhecimento de todo o IFSC.
Tecnologia da Informação
Na área de Tecnologia da Informação várias atividades foram realizadas em 2024. No âmbito da Gestão de Dados: Garantiu-se a aderência à LGPD, a finalização da Política de Privacidade, o mapeamento de 90 processos com dados pessoais e o desenvolvimento de sete Relatórios de Impacto à Proteção de Dados (RIPD). Na área de Privacidade e Segurança da Informação foram implementadas 49 medidas de controle nos ciclos 2 e 3 do PPSI. Na área de infraestrutura e redes, foi realizada a modernização da rede com equipamentos de última geração e expansão do link de internet de 1GB para 10GB, a implementação de backup em nuvem, o atendimento de 1.498 chamados via OTRS e suporte técnico contínuo para eventos institucionais. Na área de desenvolvimento institucional foram concluídas ao longo de 2024, 398 atividades que trouxeram inovações e melhorias para os sistemas institucionais, incluindo: Customizações de Sistemas: Mais de 200 ajustes no SIGAA, SIPAC e SIGRH, com foco em melhorias de desempenho e adaptação à nova legislação; Diploma Digital: Avanços na integração do sistema ao MEC e Inovações como desenvolvimento de funcionalidades para o Plano de Atividades Docentes e melhorias no Balcão Digital.
Por um IFSC cada vez mais forte
Essas realizações são apenas alguns exemplos do que vivenciamos juntos em 2024, graças ao trabalho sério e comprometido do Gabinete, da Diretoria Executiva e de cada uma das pró-reitorias. Continuamos firmes no projeto de gestão que nos guia, buscando superar dificuldades e construir um IFSC cada vez mais forte.
A todas e a todos, reiteramos nossos sinceros agradecimentos e desejamos Boas Festas e um Feliz 2025! Que o próximo ano traga novos desafios, mais conquistas e a continuidade do trabalho conjunto que tanto nos orgulha.
Forte e afetuoso abraço,
Maurício Gariba Júnior - Reitor do IFSC
Andréa Martins
Andujar - Diretora Executiva
Aloisio Silva Junior - Pró-Reitor
de Administração
Adriano Larentes da Silva - Pró-Reitor de
Ensino
Flavia Maia Moreira - Pró-Reitora de Pesquisa,
Pós-Graduação e Inovação
Sabrina Moro Villela Pacheco -
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional
Valter Vander de
Oliveira - Pró-Reitor de Extensão e Relações Externas