BLOG DA REITORA Data de Publicação: 03 abr 2020 16:44 Data de Atualização: 03 abr 2020 18:44
Olá!
Sigo trabalhando de casa, como todos os nossos servidores e grande parte da população brasileira. Nesta semana, participei de importantes reuniões por webconferência.
Na terça-feira, tivemos a reunião semanal do Comitê de Gestão de Crises. Fizemos uma avaliação do cenário da pandemia.
Discutimos o papel do comitê e encaminhamos algumas questões para serem abordadas no Colégio de Dirigentes, o Codir, e pelo Conselho Superior, o Consup.
Uma questão encaminhada ao Consup é a possibilidade do trancamento de matrícula para os alunos da primeira fase dos cursos do IFSC. Tivemos pedidos dos alunos para que o prazo de trancamento fosse flexibilizado, o que consideramos necessário e, como o RDP (Regulamento Didático-Pedagógico) não prevê trancamento para as primeiras fases, vamos apreciar a excepcionalidade no Consup. Além disso, tivemos pedidos de participação no comitê de crises, o que também será apreciado pelo Consup na reunião do dia 6 de abril.
Também tratamos da possibilidade de termos uma bolsa de pacote de dados para nossos estudantes que estão sem acesso à internet. Estamos tratando disso com as pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Administração (Proad), e também com os câmpus. Já deveremos ter essa bolsa disponibilizada para esses casos na semana que vem, o que é extremamente necessário.
Além disso, o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, André Dala Possa, apresentou para o comitê a síntese dos resultados da pesquisa de avaliação das medidas de enfrentamento, que fizemos na semana passada. Tivemos cerca de 8 mil respostas, entre alunos e servidores. Agora estamos discutindo os resultados para definir estratégias que nos ajudem a lidar com o atual cenário e com as dificuldades que enfrentamos e ainda iremos enfrentar.
Codir
Na quarta-feira, tivemos uma reunião do Colégio de Dirigentes, o Codir, para encaminhar o plano de trabalho dos servidores. Finalizamos um modelo de plano de trabalho setorial para gestão da jornada dos servidores técnico-administrativos durante o período de distanciamento social. Estabelecemos que o registro deve ser feito considerando a data de 1º de abril como início e seguirá até o fim da medida de distanciamento social. O controle da jornada dos servidores docentes segue pelo SIGAA, Plano e Relatório Semestral de Atividade Docente (PSAD e RSAD) e agenda Zimbra.
Destaco que documento é interno e foi elaborado para resguardar os servidores. Sabemos do momento difícil e inusitado que estamos vivendo, porém esse registro é uma forma de proteger os técnicos administrativos de alguma vulnerabilidade em relação às suas atividades.
Conif
Na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, na terça-feira, tratamos da Medida Provisória que vai liberar recursos para os institutos desenvolverem ações de prevenção e enfrentamento, como as máscaras que já temos feito. Poderemos propor ações de fabricação de álcool gel, sabão, aventais, equipamentos de proteção individual (EPI), assim como ações de ajuda e de prevenção - como campanhas.
Já apresentei essas possibilidades para nossos diretores-gerais de câmpus e todos estão pensando em como organizar. Também tratamos das possibilidades de ofertar mais cursos a distância com fomento do MEC, principalmente cursos de qualificação que possam ser oferecidos neste período de distanciamento social. Isso também foi uma chamada da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica para a Rede Federal. Inclusive, o secretário Ariosto Antunes Culau participou do início da reunião do Conif para dar os encaminhamentos dessas ações.
Abordamos também as questões relativas a pessoal, como as instruções normativas que recebemos nos últimos dias sobre o cancelamento de alguns benefícios dos servidores nesses tempos de distanciamento. Somos totalmente contra qualquer tipo de prejuízo nesse sentido e esse é um tema que será debatido na reunião do Comitê de Emergência do MEC.
Na segunda-feira, o Conif publicou uma nota pública sobre o atual contexto. Leiam aqui.
E hoje, o Conif seguiu reunido, dando encaminhamento a várias questões relativas a instruções normativas.
Outros assuntos:
- Página sobre coronavírus: Nesta semana, organizamos os principais conteúdos que produzimos sobre a pandemia e as medidas institucionais em relação ao coronavírus. Nossa intenção foi facilitar o acesso a esse tipo de informação pela nossa comunidade acadêmica. Convido todos a acessarem: https://www.ifsc.edu.br/covid-19
- Cumprimento dos dias letivos: Foi publicada, na quarta-feira, a Medida Provisória Nº 934, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior diante da pandemia do coronavírus. Isso nos desobriga a cumprir os 200 dias letivos, desde que a carga horária mínima anual seja cumprida. Vamos analisar a questão no Conif e no IFSC.
E na próxima semana, teremos reunião do nosso Conselho Superior, o Consup, na segunda-feira, dia 6. Iremos analisar contexto atual, impactos no IFSC e encaminhamentos necessários.
Já no dia 8, quarta, haverá outra reunião do Colégio de Dirigentes, o Codir, para tratar sobre os eventos do IFSC, nosso calendário de ingresso e a transição das equipes nos câmpus.
Continuem em casa, tomando os devidos cuidados, e até a próxima semana!