A inesquecível experiência de um intercâmbio

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 08 ago 2024 10:30 Data de Atualização: 09 ago 2024 16:35

Além da experiência acadêmica de realizar um projeto em uma universidade estrangeira, o intercâmbio traz muitas outras vivências e memórias que duram a vida toda. É isso que Monize Silva de Carvalho, estudante do curso técnico Integrado em Comunicação Visual, do Câmpus Palhoça Bilíngue, nos contou sobre seu intercâmbio em Bilbao, na Espanha.

Como uma das participantes do Propicie, o programa de intercâmbio do IFSC, ela passou de março a junho deste ano na Universidade de Deusto, fazendo parte do projeto de pesquisa Battling loneliness through design: the BLOM methodology.

Veja a seguir o seu relato sobre o tempo por lá:

—-------------------------------------------------------------------------------------------------

Escrevo este relato já em casa, de volta ao Brasil, mas sem dúvida nenhuma uma pessoa e estudante diferente depois que voltei. A experiência do intercâmbio na Espanha foi inexplicável e de grande valor acadêmico e pessoal. Hoje, mais do que nunca, percebo que essa será sempre uma parte muito importante da minha história.

Primeiramente com relação ao projeto que tive a oportunidade de participar, foi um processo de aprendizado muito importante, onde tive a chance de ter meu primeiro contato com o meio acadêmico através de uma perspectiva diferente, realizando pesquisas, as compactuando e aplicando de maneira a relacionar a base de conhecimento que eu já havia obtido no meu curso no IFSC. Pude desenvolver um infográfico conciso e estético, no qual discorro sobre como as linguagens do design podem ser aplicadas no meio da gestão empresarial e quais são os mais variados benefícios decorrentes dessa integração, para, futuramente, prestar esse documento a uma revista científica e até mesmo ao meu campus, ao qual esse estudo é relacionado. Só tenho a agradecer pela ótima orientação que recebi da professora Paula, orientadora do projeto, uma das melhores profissionais que já conheci.

Os orientadores dos projetos meu e dos meus colegas de intercâmbio sempre nos disponibilizaram flexibilidade para turistar, conhecer e desfrutar da cultura e da viagem e nós, como bons estudantes intercambistas, não deixamos a oportunidade passar.

Realizei um grande sonho de conhecer a Itália, onde passei pelos canais de Veneza, pude ver o gigante Coliseu e a beleza da catedral de Il Duomo em primeira mão, assim como um pouco do charme de Zurique na viagem de retorno. Tive também a chance de conhecer Málaga, Marbella e Múrcia, no sul da Espanha, e perceber as diferenças culturais e regionais.

Diferente de Bilbao, que dispõe de cores avermelhadas e amarronzadas e florestas bem esverdeadas, as construções na região sul eram em tons claros, a vegetação um pouco mais seca, e os espaços públicos como praças e calçadões feitos com mármore. Tudo pensado para amenizar o grande calor que ocorre na região durante o verão. Essas, entre outras características e diferenças tornam a Espanha um lugar realmente encantador.

Na Europa, as viagens e locomoções são bem mais em conta e de fácil acesso. Portanto, com o devido planejamento e organização dos recursos, eu definitivamente recomendo que os futuros intercambistas não percam a oportunidade de conhecer diferentes lugares e culturas, conversar com pessoas e saber mais da história de cada local. É de uma riqueza muito grande.

Além disso, o intercâmbio é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas e fazer amizades. Na residência estudantil em que eu e meus colegas nos alojamos, pude conhecer um grupo de estudantes que estavam realizando o Erasmus, um programa de intercâmbio da União Europeia que procura promover mobilidade e integração entre os estudantes e docentes da Europa. Fiz boas amizades e com certeza trocamos boas risadas, que com certeza ajudaram nos dias em que a saudade batia forte.

Assim, as dicas que tenho para os futuros intercambistas são: para reduzir os custos, cozinhar em casa é mais viável do que alimentação fora e planejar e ajustar seus gastos ao longo da estadia também torna a viagem mais leve e tranquila; procure não somente utilizar o transporte público, mas também andar pela cidade e explorá-la, sempre haverá alguma beleza que irá te encantar; e, por fim, organize seu tempo e afazeres de forma que possa aproveitar da melhor forma os novos aprendizados acadêmicos que estão sendo proporcionados e a experiência da cultura e da viagem.

Por fim, agradeço imensamente ao IFSC por essa oportunidade que definitivamente me moldou como pessoa, estudante e profissional. Será uma vivência que estará comigo para sempre.

Obrigada!

 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS