As últimas semanas do intercâmbio

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 25 jan 2024 10:30 Data de Atualização: 25 jan 2024 10:30

De volta para o Brasil, Flávia Bueno Baraldi, nossa aluna da décima fase de Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville, nos atualizou sobre suas experiências de viagem e pesquisa pela Europa durante seu intercâmbio pelo Propicie 20. Nesse último relato, ela nos contou mais sobre as oportunidades mais econômicas de trânsito entre as cidades da Espanha por companhias aéreas e sobre a produção do seu artigo finalizado e submetido para publicação em periódico internacional.

Veja a seguir como foi a finalização do projeto da Flávia na Universidade de Deusto, na Espanha, em suas últimas semanas de intercâmbio. 
__________________________________________________________________

Hoje já escrevo esse relato do Brasil. De outubro para cá parece que o tempo voou e quando vi já estava na hora de voltar para casa. As últimas semanas foram muito intensas, regadas de muito trabalho e prazos a cumprir. Mas que, no fim, graças a Deus, deu tudo certo!

No mês de novembro trabalhei com foco nos resultados do projeto e fiz inúmeros testes para que pudéssemos ter material gráfico para compor o artigo iniciado. Conseguimos finalizar, já submetemos para publicação em uma revista internacional e, agora, aguardamos ansiosamente o resultado.

Em novembro também tive a oportunidade de visitar outras cidades e países. Na Europa existem companhias aéreas low cost onde é possível encontrar passagens muito acessíveis. Os horários dos voos não são dos melhores, mas pelo preço acaba compensando bastante. Por exemplo, paguei apenas 8 euros em uma passagem de Maiorca para Barcelona. Sim, a passagem aérea saiu mais barata que um lanche nas lanchonetes de rua.

Os voos low cost são um pouco diferentes dos convencionais, pois não existe serviço de
bordo gratuito e também existe restrição com relação às bagagens. Para conseguir passagens por valores mais baixos só é permitido levar consigo uma mochila, desde que caiba debaixo do assento da frente. Também é necessário ficar atento em relação aos procedimentos de check-in, pois variam de empresa para empresa, e o que é gratuito em uma pode não ser na outra. Segue algumas companhias aéreas low cost que utilizei dos serviços: Vueling, Ryanair e Easy Jet.

A geografia da Europa é muito favorável, o que torna possível viajar de um país para o outro
com facilidade. O aeroporto de Bilbao não opera com todas as companhias low cost, porém existem cidades próximas, como Santander e Victoria-Gasteiz que operam. Uma outra dica em relação às viagens é não pegar passagem de ida e volta da mesma origem/destino. Se você tiver alguns dias a mais, aproveite para fazer um roteiro mais longo com uma estadia de pelo menos 1 dia em cada cidade. Será cansativo, mas muito proveitoso. Passagens de ônibus também são bem em conta, então dependendo do destino vale mais a pena ir de ônibus por conta da flexibilidade com as bagagens.

Eu optei por viajar somente no final do meu intercâmbio por vários motivos, mas o principal
foi o medo. Confesso que estava muito insegura por estar em um lugar diferente e com pessoas desconhecidas. Porém, depois que fui pela primeira vez, tive a sensação de que deveria ter feito isso antes. Minha dica para quem irá nos próximos semestres e que tem esse desejo de conhecer outros lugares é deixar o medo e a insegurança de lado e ir. Tenho certeza de que valerá muito a pena. Existem lugares incríveis e que são de fácil acesso da cidade, então não perca essa oportunidade.

A comunicação, que era um dos meus maiores medos quando cheguei, virou um dos meus
maiores aliados. Posso dizer com certeza que meu inglês e espanhol melhoraram muito, coisa que possivelmente só com um curso de idiomas eu não iria alcançar. O espanhol, que eu tinha certa resistência, nos dias finais da viagem já estava conversando tranquilamente com lojistas e também na universidade.

O intercâmbio foi uma oportunidade única em minha vida! Voltei ao Brasil com o coração
em paz e com o sentimento de dever cumprido. Acredito que através dessa oportunidade irão surgir muitas outras. Além de todo o conhecimento agregado à minha carreira como futura engenheira eletricista, também pude crescer muito como pessoa. Obrigada IFSC e Universidade de Deusto pela oportunidade!

 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS