Experiências de intercâmbio em Portugal

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 28 nov 2024 17:30 Data de Atualização: 28 nov 2024 17:30

Hoje nosso relato de intercâmbio é da Maria Eduarda Rosa Marcelina, uma das participantes do Propicie, o programa de intercâmbio do IFSC. Ela está na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, em Portugal, e é nossa estudante do bacharelado em Engenharia Civil, no Câmpus Florianópolis. No seu relato, ela nos conta as primeiras impressões de Portugal, sobre os amigos que tem feito e ainda dá dicas para quem também tem interesse em fazer intercâmbio.

Confira tudo o que ela nos contou sobre sua experiência:

—----------------------------------------------------------------------------------------------------

Como estou em Portugal, não tive grandes dificuldades com a língua, porém, os portugueses (com quem tenho mais contato) falam bem rápido e baixinho, então tenho que prestar muita atenção no que eles falam para não perder nenhuma palavra. Nos primeiros dias eu percebi algumas coisas engraçadas, como a questão do café da manhã aqui eles chamarem de pequeno almoço, então eu sempre confundia achando que pequeno almoço era um almoço menor mesmo, mais básico. Porém não era, era café da manhã mesmo! Foi engraçado.

Durante o dia de integração de Erasmus, aqui na faculdade, conheci muitas pessoas incríveis, principalmente brasileiros. A maioria que conheci são de São Paulo, de outras universidades. São pessoas incríveis e que fazem a diferença no dia a dia do intercâmbio. Ter companhia para realizar viagens e para compartilhar as coisas é muito legal.

Tenho aprendido muitas coisas relacionadas com Engenharia Civil, muitas coisas referentes às rotinas do laboratório e sobre assuntos relacionados ao projeto. Também trago muitos aprendizados pessoais, o fato de aprender a me virar sozinha, aproveitar minha própria companhia e sempre valorizar e agradecer cada momento.

A comida de Portugal é incrível, estou amando comer as comidas típicas daqui e em cada lugar novo que vou tento experimentar algo. Além disso, também faço comida em casa, então ir no mercado é bem divertido.

A dica que tenho para futuros intercambistas é que aproveitem muito a oportunidade, se planejem e conheçam o máximo a cidade que vão morar. Cultivem boas amizades e agreguem muito conhecimento, pois o intercâmbio passa voando! Mas é uma experiência incrível.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS