Minicursos
Orientações para inscrição nos minicursos
Prezado(a) participante do VI Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC,
a) Faça a sua inscrição em apenas um dos minicursos listados abaixo (eles irão ocorrer de maneira simultânea).
b) Inscreva-se nesta atividade apenas se tiver disponibilidade para participar do minicurso, que será realizado presencialmente no dia 27/11 (segunda-feira), às 16h00min, no IFSC - Câmpus Criciúma.
c) Para confirmar a sua participação, após concluir esta inscrição, acesse o seu e-mail e siga as instruções recebidas.
d) Os certificados serão disponibilizados via SIGAA após a realização da atividade.
e) Para participar do minicurso, você também deverá se inscrever no evento.
f) Acompanhe a divulgação do ensalamento dos minicursos no site do evento.
g) As inscrições nos minicursos devem ser realizadas até o dia 22/11/2023 (Inscrições encerradas).
h) Caso queira participar de algum minicurso e não tenha feito a inscrição, procure um membro da comissão organizadora no credenciamento e consulte a disponibilidade de vagas.
Lista de inscritos(as) nos minicursos
Prezados(as) participantes do VI SIID, acessem a lista de inscritos em cada minicurso (clique aqui).
Caso identifiquem alguma inconsistência, favor se manifestarem presencialmente para alguém da Comissão Organizadora durante o credenciamento.
Informamos que os certificados de participação nos minicursos serão emitidos via SIGAA (com exceção do MC 9, no qual os participantes receberão o certificado por e-mail).
Minicurso 1 (MC1) - A cor do vidro a partir da tabela periódica
Proponente: Marcelo Dal Bó
Descrição: Colorir o vidro é uma prática comum em indústrias de transformação química. O que muitos não sabem é que cada elemento químico da tabela periódica (na forma de óxidos) proporciona uma ampla variedade de cores ao vidro. Com isso, é proposto um minicurso prático de coloração de vidros, que pode ocorrer em uma ou duas tardes com limitação de inscritos devido ao espaço físico. O minicurso prático teria vínculo com o ensino da tabela periódica, com ligações químicas e com os conteúdos relacionados a óxidos.
Local: IFSC - Câmpus Criciúma - Laboratório de Processos Químicos
VAGAS ESGOTADAS
Minicurso 2 (MC2) - Economia e Ecologia Política: relato de experiências de Educação Ambiental e Economia Solidária do Projeto Canto da Horta do IFSC Câmpus Criciúma
Proponentes: Wesley Diogo de Assis e Alex Zeferino Gomes
Descrição: O Projeto "Canto da Horta" do IFSC Câmpus Criciúma se desenvolveu através da iniciativa da Licenciatura em Química em conjunto com a comunidade acadêmica de outros cursos. Desta forma, desenvolvendo atividades pedagógicas e de educação ambiental com comunidades externas e escolas da rede pública e contribuindo para a produção de alimentos para os trabalhadores terceirizados do IFSC. Sendo um exemplo de projeto de carácter revolucionário, solidário e transformador, o projeto tem trazido experiências de Economia Solidária e Educação Ambiental Crítica para a comunidade interna e externa, sendo um marco histórico no IFSC, indo na contramão do sistema de acumulação de capital vigente.
Nesse contexto, o minicurso pretende mostrar como se deu historicamente o desenvolvimento do pensamento econômico e as ideias de sustentabilidade através do olhar da Economia e Ecologia Política em perspectiva crítica, articulando os eixos históricos com as experiências de Educação Ambiental Crítica e Economia Solidária do Projeto "Canto da Horta" do IFSC Câmpus Criciúma SC, refletindo sobre a importância de atividades revolucionários de Educação Ambiental e Economia Solidária no combate aos discursos neoliberais de desenvolvimento econômico nas escolas.
Local: IFSC - Câmpus Criciúma. Sala B11.
CONSULTE A DISPONIBILIDADE DE VAGAS REMANESCENTES DURANTE O CREDENCIAMENTO DO EVENTO.
Minicurso 3 (MC3) - Estatística no GeoGebra
Proponentes: Margarete Farias Medeiros, Carla Margarete Ferreira dos Santos, Pedro Henrique da Trindade Bitencourt, Evandro Bitencourt Magagnin e Yan Louro
Descrição: A Estatística é uma área da matemática utilizada nos cursos de licenciatura em geral, pois pode-se aplicar em pesquisas realizadas nos cursos (trabalhos de conclusão, por exemplo). Logo, este tema poderá ser desenvolvido para todos os acadêmicos matriculados em cursos de licenciatura. As atividades do minicurso serão desenvolvidas no GeoGebra, um software livre, de fácil interação e disponível para download ou on-line.
Os temas a serem desenvolvidos serão:
• Criação de atividades on-line no GeoGebra (site);
• Exploração do menu estatístico do GeoGebra;
• Test T de Student (para possíveis aplicações em pesquisas).
Local: IFSC - Câmpus Criciúma. Laboratório de Informática C15.
CONSULTE A DISPONIBILIDADE DE VAGAS REMANESCENTES DURANTE O CREDENCIAMENTO DO EVENTO.
Minicurso 4 (MC4) - A iniciação científica na educação básica: os pressupostos da pesquisa em sala de aula
Proponentes: Carla Melo da Silva e Simone Mertins
Descrição: Em pleno século XXI, a iniciação científica não pode ser vista como um privilégio da educação de nível superior. É imperiosa a capacitação docente para a atitude investigativa e construção do conhecimento. Cabe ressaltar que o termo científico não se limita ao ensino de ciências, e sim, a todo conhecimento elaborado e construído pela humanidade.
Nessa perspectiva, este minicurso visa apresentar os pressupostos da pesquisa em sala de aula como um meio de desenvolver a Iniciação Científica na Educação Básica. A Pesquisa em Sala de Aula (MORAES; GALIAZZI; RAMOS, 2012), pode ser descrita como um ciclo dialético, iniciando com o questionamento, passando pela construção de argumentos até a comunicação dos resultados.
Justifica-se pela necessidade de inserir a Iniciação Científica na Educação Básica, que pode ocorrer por meio do desenvolvimento da Pesquisa em Sala de Aula. A pesquisa em Sala de Aula inicia com um questionamento. Estimular os estudantes a fazer perguntas não apenas os empodera como protagonistas de sua aprendizagem, mas também enriquece o processo de ensino (TORT, MÁRQUEZ, SANMARTÍ, 2013). Assim como na Pesquisa em Sala de Aula, o questionamento é a base da Iniciação Científica.
Exploraremos elementos teóricos e práticos da pesquisa em sala de aula, conforme apresentado por Moraes, Galiazzi e Ramos (2012), bem como, a importância das perguntas como ferramenta para complexificar o conhecimento, incentivando a crítica e o questionamento. Demonstraremos como contextualizar os conhecimentos, alinhando-os com as competências gerais e específicas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018).
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEB, 2018.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan Güntzel. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2012. 231p.
TORT, M. R.; MÁRQUEZ, C; SANMARTÍ, N. Las preguntas de los alumnos: Una propuesta de análisis. Enseñanza de las Ciencias, v. 31, n. 1, p. 95-114, 2013.
Local: IFSC - Câmpus Criciúma. Sala B12.
VAGAS ESGOTADAS
Minicurso 5 (MC5) - Um olhar para Altas Habilidades: mitos e verdades
Proponentes: Gloria Silvana Tonetto Velho e Márcia de Oliveira Sabino
Descrição: O minicurso tem como objetivo promover conhecimentos gerais e específicos sobre alunos com Altas Habilidades.
Local: IFSC - Câmpus Criciúma. Sala B13.
VAGAS ESGOTADAS
Minicurso 6 (MC6) - Possibilidades de aplicação do Multiplano
Proponentes: Vanessa Soares Sandrini Garcia e Ivani Cristina Voos
Descrição: Apresentaremos possibilidades de trabalho com o multiplano, que é um material concreto idealizado para trabalhar com matemática para alunos com cegueira, porém ele vai muito além do seu objetivo inicial. É um material recomendado para todas as idades escolares, desde a educação infantil até a graduação, possibilitando a aprendizagem de diferentes conteúdos de matemática e áreas afins.
Local: IFSC - Câmpus Criciúma. Sala B14
CONSULTE A DISPONIBILIDADE DE VAGAS REMANESCENTES DURANTE O CREDENCIAMENTO DO EVENTO.
Minicurso 7 (MC7) - Gestão do Tempo: escola, trabalho e vida
Proponente: Catia Regina Barp Machado
Descrição: O objetivo deste minicurso e contribuir para que os estudantes se apropriem de ferramentas de gestão do tempo e organização de estudos. Para isso serão apresentadas estratégias metodológicas de listagem de tarefas, definição de prioridades e organização do tempo a partir de ferramentas manuais e de software de gestão. A proposta visa apresentar alternativas de organização do tempo, vivenciar a organização de uma semana de atividades e refletir sobre a gestão do tempo na atualidade, considerando as atividades formativas, o trabalho, as experiências de vida, a família, os amigos, o lazer e a saúde mental. Tal atividade busca auxiliar os estudantes a perceberem o nível de demandas presentes na sua vida, definir prioridades e organizar o tempo, respeitando a individualidade e as necessidades humanas de cada sujeito.
Local: IFSC - Câmpus Criciúma. Sala B15.
VAGAS ESGOTADAS
Minicurso 8 (MC8) - Educação Bilíngue (Libras-português): aspectos teóricos e práticos
Proponentes: Ana Paula Jung, Simone Gonçalves de Lima da Silva, Oscar Raimundo Jr., Aline Miguel da Silva dos Santos, Bruna Crescêncio Neves, Michelle Luísa Teixeira e Maria Clara Morantt Gomes
Descrição: O minicurso "Educação Bilíngue (Libras-português): aspectos teóricos e práticos" tem por objetivo difundir informações básicas sobre os principais aspectos relacionados à educação bilíngue (Libras-português), abordando questões conceituais primordiais ao campo, bem como alguns conhecimentos práticos introdutórios que envolvem a Libras no contexto educacional.
Os conhecimentos que serão desenvolvidos por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras-português) do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC abordarão as bases legais, conceituais, metodológicas e práticas para a atuação pedagógica na perspectiva bilíngue.
A proposta metodológica é a de realizar um momento de interação, na qual docentes e discentes do curso de Pedagogia Bilíngue trarão alguns aspectos legais, conceituais, metodológicos e práticos do desenvolvimento de ações pedagógicas envolvendo estudantes surdos. Alguns dos docentes do curso farão falas curtas e objetivas sobre os aspectos citados acima. Ao término desse momento, a ideia é apresentar alguns dos projetos desenvolvidos no curso e alguma interação prática envolvendo a Libras.
Acredita-se que a proposta pode agregar à formação de licenciados, apresentando aspectos introdutórios sobre a atuação docente com estudantes surdos, considerando especialmente a inserção da educação bilíngue como modalidade na LBD (Lei nº 14.191/2021), o que impacta a atuação de professores neste contexto. Além disso, a atividade pode contribuir para a promoção da inclusão de pessoas surdas, na medida em que amplia o conhecimento sobre as especificidades da educação bilíngue (Libras-português) entre os acadêmicos das licenciaturas do IFSC.
Local: IFSC - Câmpus Criciúma. Sala B16.
VAGAS ESGOTADAS
Minicurso 9 (MC9) - Tecnologia assistiva: diferentes formas de estar na sala de aula
Proponentes: Ivani Cristina Voos, Letícia Amaral Anselmo, Claudia Cilene de Paiva Maia, Eliana Kimoto Hosokawa Tamaki, Fernanda Beatriz Lima e Willian Amphilóquio
Descrição: O minicurso tem como objetivo discutir acerca do conceito de Tecnologia Assistiva (TA) e de como ela pode ser feita pelo próprio professor na sala de aula, de modo a atender as diferentes demandas corporais dos estudantes com deficiência no contexto da educação inclusiva.
Local: IFSC - Câmpus Criciúma. Sala B21.
VAGAS ESGOTADAS