Certificação do Ensino Médio pelo Enem/Encceja

Certificação do Ensino Médio pelo Enem/Encceja

Veja como o IFSC pode ajudar você a obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio

O IFSC emite Certificados de Conclusão de Ensino Médio ou Declarações Parciais de Proficiência para quem fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2016 e para quem realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) a partir de 2017.

 

solicitar a emissão do meu certificado

Como fazer a solicitação

Veja o passo a passo para solicitação do Certificado Enem/Encceja ou Declaração Parcial de Proficiência no vídeo abaixo:

Pré-requisitos para solicitação do certificado ou declaração parcial

Se você fez o Encceja:

  • Não ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou privada;
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame;
  • Ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exames e o mínimo de 5 pontos na Redação.

Se você fez Encceja e não obteve nota para solicitar a certificação pelo Ensino Médio, pode pedir a Declaração Parcial de Proficiência em qualquer das áreas de conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias). Nesse caso, os pré-requisitos são:

  • Ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada área de conhecimento;
  • Para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o candidato deve ter atingido duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 pontos na prova objetiva, assim como o mínimo de 5 pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

Se você fez o Enem até 2016:

  • Não ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou privada;
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos até a data do primeiro dia de prova do Enem;
  • Ter atingido, no mínimo, 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 pontos em cada área (para exames realizados a partir de 2012);
  • Ter atingido, na mesma edição do exame, o mínimo de 500 pontos na redação e o mínimo de 400 pontos na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 pontos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (para exames realizados a partir de 2012).

Certificados expedidos pelo IFSC

Veja as listas de certificados do Enem e Encceja emitidos pelo IFSC, clicando nos links abaixo:

Lista 1 – Certificados emitidos via solicitação aos câmpus/unidades certificadoras

Lista 2 – Certificados emitidos, a partir de 14/06/2021, via solicitação no site: https://encceja.ifsc.edu.br/

Contatos dos câmpus do IFSC

Se precisar falar com um de nossos câmpus para solicitar a emissão do certificado com nome social, alteração de nome civil ou outras dúvidas, clique aqui para ver nossos contatos

Voltar ao Top

Voltar ao Topo