Coordenadoria de Graduação
Atribuições
Conheça as atribuições da Coordenadoria de Graduação
A Coordenadoria de Graduação visa articular e dar suporte aos cursos de graduação, acolhendo as demandas e participando das soluções para melhoria do ensino. Em constante diálogo com os coordenadores de curso e atenta às discussões dos fóruns específicos, deve diagnosticar, planejar, implementar e avaliar ações para o desenvolvimento do ensino de graduação. Visa também promover o diálogo entre os diferentes cursos para o compartilhamento de experiências exitosas que mitiguem lacunas formativas anteriores dos estudantes, além de possibilitar a formulação de políticas que aprimorem o processo educativo.
Sua aproximação com a Procuradoria Educacional Institucional visa instigar ações para melhoria na avaliação dos cursos de graduação e, em sintonia com outros setores da Pró-reitoria de Ensino (Proen), dos fóruns e das trocas de experiências entre os cursos, compartilhar estratégias metodológicas de ensino por meio da formação continuada em trabalho e do incentivo à reflexão permanente sobre o fazer pedagógico.
As principais atribuições da Coordenadoria de Graduação do IFSC são:
- Participar da elaboração do PPI e do PDI
- Discutir e desenvolver as políticas de Ensino de graduação.
- Estabelecer processos e fomentar a criação de condições objetivas para a organização e o desenvolvimento do Ensino de graduação.
- Apoiar os câmpus nos processos de criação, reestruturação, extinção e reconhecimento de cursos.
- Fomentar/Realizar eventos científicos relacionados ao ensino de graduação.
- Realizar a regulação e o acompanhamento dos processos de ensino relativos à graduação, junto à Procuradoria Educacional.
- Colaborar com a Pró-reitoria e Diretoria de Ensino na implementação das políticas educacionais para o Ensino de Graduação.
- Acompanhar e subsidiar os câmpus do IFSC no desenvolvimento dos cursos de Graduação.
- Prestar assessoria/informações aos demais órgãos do IFSC em matéria de sua competência.
- Representar A Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, quando se fizer necessário.