Produções Acadêmicas
Produções Acadêmicas - Discentes - Egressos - Docentes
Artigos e outras produções acadêmicas do ProfEPT
Livros organizados pelo ProfEPT IFSC
Organizadores(as): Igor Thiago Marques Mendonça, Crislaine Gruber, Douglas Paulesky Juliani, Marimar da Silva, Sabrina Bleicher, Salete Valer.
Ano: 2023 ISBN: 978-65-996422-8-9
Artigos e outras produções acadêmicas do ProfEPT
-
Indicadores nacionais da Extensão: uma visão da Educação Profissional e Tecnológica brasileira - Paulo Victor Rebouças Soares, Igor Thiago Marques Mendonça e Crislaine Gruber
-
Boas práticas para elaboração de relatos de experiência da Educação Profissional e Tecnológica: oficina formativa - David Matos Milhomens, Crislaine Gruber, Igor Thiago Marques Mendonça e Michelsch João da Silva.
-
Perfil dos estudantes ingressantes de 2020/2 no Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC - Daiana da Rosa Ferreira e Salete Valer
-
Ergon-EP: uma abordagem ergonômica para a concepção de cursos técnicos - Crislaine Gruber, Lizandra Garcia Lupi Vergara
-
Revisitando as situações de aprendizagem com a didática profissional - Ricardo Silva e Olivier Allain
-
Revisitando a metodologia das escolas comerciais de treinamento dos anos 1970 no Senac - Rosemar Thies e Olivier Allain
-
Desenvolvimento do Guia OferTEC: uma estratégia para a validação da oferta de um curso técnico articulada às demandas do setor produtivo local - Cristiane Marques Germann, Crislaine Gruber e Paulo Roberto Wollinger
-
Materialização do ensino híbrido em um curso técnico em administração - Roberta Pasqualli e Vanuza dos Anjos Leandro de Souza
-
Avaliação diagnóstica: prática orientadora do processo de ensinar e aprender na Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional - Gislene Miotto Catolino Raymundo e Pedro José Raymundo.
-
O produto educacional dos programas de pós-graduação profissionais: Proposição a partir do eixo conceitual, pedagógico e comunicacional - Luiz Felipe Santos Queiroz e Gislene Miotto Catolino Raymundo.
-
Os desafios para implementar a Meta 10 do PNE - Charles da Silva Pereira e Gislene Miotto Catolino Raymundo.
-
Os desafios da política de permanência e êxito no IFSC –Câmpus Florianópolis Continente - Franciani Maria de Souza e Adriano Larentes da Silva.
-
Partilhando experiências no processo de ensinar e aprender na educação básica e profissional - Andréia Brognoli Darôs, Gislene Miotto Catolino Raymundo, Lucas de Oliveira, Simone Raquel Casarin Machado, Denise Corrêa Martins Venâncio, Marcia Eunice Lobo e Jamille Militão de Souza.
-
Juventudes: cada um é um em cada - Rogers Barbi, Jussiane Ribeiro da Luz, Eliane Juraski Camillo, Marizete Bortolanza Spessatto e Roberta Pasqualli
-
A língua inglesa no setor hoteleiro: uma sistematização de estudos - Beatriz Vieira da Costa e Marimar da Silva
-
Aplicação da sala de aula invertida na formação on-line de educadores - Crislaine Gruber e Igor Thiago Marques Mendonça
-
O processo de ingresso e sua intervenção na permanência e êxito dos ingressantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, IFSC - Campus Florianópolis: um estudo com sujeitos evadidos - Daiana da Rosa Ferreira e Salete Valer.
-
Percepções sobre o uso das tecnologias digitais pelos adolescentes - Antenor Sandi Junior e Salete Valer
-
A produção oral em língua espanhola na EPT: um estudo bibliográfico no eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer - Kelen Rigo e Marimar da Silva
-
O trabalho como princípio educativo no estágio curricular obrigatório: reflexões sobre um Curso Técnico Integrado - Mariza Marchioro Turcato e Roberta Pasqualli
-
Gamificação como prática educativa: o que dizem os professores de um curso de formação de docentes de nível médio - Jonas Morais dos Santos e Roberta Pasqualli
-
Tempos e espaços do currículo nos cursos técnicos integrais ao Ensino Médio - Ana Claudia Burmester e Roberta Pasqualli
-
O processo de adaptação dos estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado: um estudo em um Instituto Federal de Educação - Kênia Barros Almeida, Adriano Larentes da Silva
-
Possibilidades de Uso do ChatGPT nas Práticas Pedagógicas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT): uma Revisão Sistemática de Literatura - Carlos Fischer, Douglas Juliani e Sabrina Bleicher.
-
A utilização de TDICs para o ensino das nomenclaturas de substâncias Químicas Inorgânicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina - Luciana Santos de Oliveira e Roberta Pasqualli
-
Mulheres vulneráveis na educação: protagonistas que vencem desafios em busca de novos - Adriana Regina Vettorazzi Schmitt, Eduardo José da Silva Tomé Marques e Marizete Bortolanza Spessatto
-
A utilização do podcast como recurso educacional e compartilhamento de práticas inclusivas - Karoline Gonçalves Nazário e Douglas Palesky Juliani
-
Percepções dos estudantes de aprendizagem comercial sobre a inserção no mercado do trabalho - Roberta Pasqualli, Fabio Lopes e Simoni Pina
-
Direitos Humanos nos Cursos Técnicos de Nível Médio: o que dizem as pesquisas na Pós-Graduação Stricto Sensu brasileira - Roberta Pasqualli, Neiva Teresinha Borges Petersohn e Josimar de Aparecido Vieira
-
Contribuições do Projeto de Carrinhos Mecatrônicos – IF kaRRt – no Instituto Federal de Roraima - Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues e Roberta Pasqualli
-
METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM: o que dizem as pesquisas nos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros - Carla Daiane Silva Rodrigues e Roberta Pasqualli
-
Estudos empíricos sobre a implementação da Lei n.º 10.639/03 nos institutos federais - Cynara de Oliveira Geraldo e Salete Valer.
-
Valorização pessoal e a qualidade de vida dos servidores na coordenadoria pedagógica de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Fabio Alexandre Pereira da Silva Gomes e Gislene Miotto Catolino Raymundo
-
Proposta de uma sequência didática contextualizada para o ensino de processos químicos industriais em um curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio - Rodrigo Battisti Rodrigo Battisti e Gislene Miotto Catolino Raymundo
-
PROVA: ESTRATÉGIA REGULADORA DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - Gislene Miotto Catolino Raymundo, Tânia Regina Raitz, Verônica Gesser
-
Juventude em foco: a diversidade no perfil dos estudantes dos curso técnicos subsequentes - Gislene Miotto Catolino Raymundo, Tânia Regina Raitz, Verônica Gesser
-
Formação de professores para a educação profissional: análise das práticas de um curso de especialização na modalidade EAD - Maria da Glória Silva e Silva; Marizete Bortolanza Spessatto; Márcia Eunice Lobo; Gislene Miotto Catolino Raymundo; Deise Rodrigues Barcellos
-
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na educação profissional técnica de nível médio - Gislene Miotto Catolino Raymundo, Tânia Regina Raitz, Verônica Gesser
-
Os desafios na adaptação dos estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado: um estudo sobre o Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna - Kênia Barros Almeida Lima e Adriano Larentes da Silva
-
A inclusão de pessoas com deficiência visual na Educação Profissional - Denise Godoy, Ana Paula Silva e Olivier Allain
-
Webprática: uma estratégia didática para encontros síncronos online - Igor Thiago Marques Mendonça, Crislaine Gruber, Caroline Lengert, Douglas Paulesky Juliani e Sabrina Bleicher
-
Reconexão entre teoria e prática em um curso técnico afetado pela pandemia - Gabriel Hermann Negri e Paulo Wollinger
-
Aprender para trabalhar, trabalhar para aprender – o dilema da educação profissional - João Batista de Castro e Paulo Wollinger
-
O ensino de química para surdos em cursos técnicos integrados ao ensino médio - Roberta Pasqualli e Karina Zaia Machado Raizer
-
Currículo integrado, metodologias e práticas docentes na Educação Profissional e Tecnológica - Christian Arenhart e Roberta Pasqualli
-
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil - Roberta Pasqualli, Maria dos Anjos Lopes Viella e Josimar de Aparecido Vieira
-
Impactos da revolução da indústria 4.0 para a educação profissional e tecnológica: desafios para a formação dos trabalhadores - Josimar de Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello Vieira e Roberta Pasqualli
-
As identidades juvenis, a escola e os projetos de vida - Camila Iorrane Costa Santana, Virgínia do Nascimento Barbosa da Rocha e Roberta Pasqualli
-
A questão da sustentabilidade nos Cursos Técnicos em Administração Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul: o que sinalizam os currículos? - Diego Gonzales Chevarria e Roberta Pasqualli
-
Ensino Médio Integrado à Educação Profi ssional: formação humana em todas as dimensões - Josimar de Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello Vieira e Roberta Pasqualli
-
Imagens das juventudes: o que se visibiliza e se divulga? - Carolina de Souza Amorim e Roberta Pasqualli
-
A educação politécnica e a formação política dos jovens - Priscila da Silva Soares, Wilkerson Oliveira de Avilar e Roberta Pasqualli
-
O percurso de formação profissional das pessoas com deficiência dos cursos Técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina - Eliete Santin Staub e Roberta Pasqualli
-
Estágio Supervisionado: Elo Entre os Diferentes Níveis de Ensino para a Construção de Saberes Docentes - Gislene Miotto Catolino Raymundo
-
Contribuições do componente curricular extensão rural na formação do Técnico em Agropecuária - Monica Nardini da Silva, Roberta Pasqualli e Josimar de Aparecido Vieira
-
Desafios docentes no retorno ao presencial no curso técnico em controle ambiental - William Kelbert Nitschke e Roberta Pasqualli
-
Juventude surda: desafios e impasses no espaço escolar e no mundo do trabalho no Brasil - Wanderleia Maria de Freitas e Roberta Pasqualli
-
Guia de estudos: 10 estratégias para utilização do Ensino Híbrido - Vanuza dos Anjos Leandro de Souza e Roberta Pasqualli
-
A formação da identidade docente dos professores do atendimento educacional especializado da rede municipal de ensino de Jaguarão, Rio Grande do Sul - Kennia Mendes Prietsch, Roberta Pasqualli e Verônica Morales da Silva
-
Glossário acadêmico de química - Karina Zaia Machado Raizer e Roberta Pasqualli
-
Curso de Bacharelado em Ciências Militares: construção e mobilização dos saberes docentes - Alexandre Cardoso Barbosa, Maria Adélia da Costa e Roberta Pasqualli
-
Desafios da implementação do novo ensino médio: o que dizem os professores - Tamires Silva da Silva, Roberta Pasqualli e Marizete Bortolanza Spessatto
-
O trabalho como princípio educativo na perspectiva de um grupo de docentes do IFSC - Bárbara Colossi Felipp, Salete Valer
-
“Construir uma narrativa que nos leve a outras práticas de poder”: um estudo sobre gênero e empoderamento feminino com mulheres trabalhadoras - Marimar da Silva, Laila Caroline Pereira
-
Construção de uma escola inclusiva: garantia de direitos às Pessoas com Deficiência - Eliete Santin Staub, Roberta Pasqualli
-
Viver a pós-graduação: ler e escrever é preciso! - Eveline Boppré Besen Wolniewicz, Marimar da Silva, Nilo Otani
-
Capacitação de motoristas de caminhões-tanque em ambientes não formais no sistema petrobras do Estado de Santa Catarina - Fábio Lopes, Nilo Otani
-
Os sentidos do trabalho para Técnicos em Assuntos Educacionais no contexto do modo de produção capitalista - Caio Caselli Martins, Adriano Larentes da Silva
-
O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC 2015-2018: uma análise entre o proclamado e o realizado, a partir da sua concepção educativa histórico-crítica, democrática e emancipadora - Evandro Belmiro da Silva, Adriano Larentes da Silva
-
Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: tecendo fios entre abordagens para o ensino de inglês nos Institutos Federais - Alessandra Bernardes Bender, Marimar da Silva
-
Formação profissional integrada ao ensino médio: um estudo de caso com estudante surdo - Marimar da Silva, Hagar de Lara Tiburcio de Oliveira
-
Divulgação de Ciências em Vídeos nas Redes Sociais: O Conhecimento se Multiplica e se Estende pelas Comunidades - Giovana Perine, Marizete Bortolanza Spessatto
-
No ritmo da música: análise de uma experiência com estudantes do ensino médio em aulas de Sociologia - Carolini De Souza Vilela Correia, Marizete Bortolanza Spessatto
-
A educação como ferramenta de inclusão social de mulheres em vulnerabilidade social: o programa Mulheres Sim do IFSC - São Miguel do Oeste - Adriana Schmirr, Marizete Bortolanza Spessatto et al.
-
Permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica sob a perspectiva discente - Fernanda Correa Garcia, Marizete Bortolanza Spessatto
-
O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente - Luis Fernando Rampellotti, Roberta Pasqualli
-
O caminho entre o ser e o não ser professor: um ensaio sobre a construção das identidades docentes - Paula Regina Correa, Roberta Pasqualli
-
Estágios curriculares no ensino da enfermagem: espaço privilegiado de conhecimento - Luis Fernando Rampellotti, Roberta Pasqualli
-
Student assistance policy: from civil and political rights to social and educational rights - Solange Janete Finger, Maria dos Anjos Lopes Viella
-
Docência para educação profissional e tecnológica: aproximando diálogos - Juliete Alves Dos Santos Linkowski, Luciane Da Costa Campolin, Gislene Mioto Catolino Raymundo
-
Olhares dos jovens sobre a construção de sentidos no ensino médio integrado - Ana Claudia Burmester, Roberta Pasqualli
-
O professor iniciante e o sentido da docência na educação profissional e tecnológica - Paula Regina Correa, Roberta Pasqualli, Marilandi Maria Mascarello Vieira
-
Ensino de química para surdos na educação profissional e tecnológica - Karina Zaia Machado Raizer, Roberta Pasqualli
-
Pesquisas empíricas sobre o processo de ensino-aprendizagem em língua materna na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente - Raquel Darelli Michelon, Salete Valer
-
Língua materna no processo de ensino e aprendizagem da educação profissional - Bárbara Colossi Felippe, Salete Valer
-
A educação como ferramenta de inclusão social de mulheres em vulnerabilidade social - Adriana Regina Vettorazzi Schmitt, Eduardo José da Silva Tomé Marques, Marizette Bortolanza Spessatto
-
Egressos dos cursos técnicos em Agropecuária: análise das produções acadêmicas - Maria dos Anjos Lopes Viella, Walquíria Guedert Mendes, Roberta Pasqualli
-
O processo de materialidade do núcleo politécnico comum no contexto do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó - Izac de Sousa Belchior, Adriano Larentes da Silva
-
Ensino de fotografia aplicada à comunicação visual na educação profissional e tecnológica: um estudo de caso com estudantes surdos - Eduardo Alexandre Cazionato Gomes, Marimar Da Silva
-
A língua portuguesa no processo de ensino-aprendizagem da educação profissional - Bárbara Colossi Fellipe, Salete Valer
-
Certificação de saberes docentes na educação profissional: construção de um projeto-piloto - Ana Paula Fassina, Paulo Roberto Wollinger, Olivier Allain
-
O ensino de História no ensino médio integrado:reflexões a partir das narrativas de estudantes de dois cursos técnicos - Adriano Larentes da Silva, Leandro Regis
-
A teoria da dependência e o papel das organizações econômicas educacionais: reflexos nos ambientes educacionais - Fábio Lopes, Walquíria Guedert Mendes, Fernanda Corrêa Garcia
-
Ensino superior público no Brasil: o percurso histórico e o papel da assistência estudantil no acesso e permanência dos estudantes - Nídia de Jesus Moraes, Marizete Bortolanza Spessato
-
Impactos na trajetória de egressos do curso técnico em Agropecuária na Escola Técnica Agrícola Vale da Uva Goethe - Walquíria Guedert Mendes, Roberta Pasqualli
-
Juventude, Educação e Mercado de Trabalho: com foco no ingresso tardio no Ensino Superior - Nídia de Jesus Moraes, Roberta Pasqualli, Marizette Bortolanza Spessatto
-
No princípio era o trabalho: o trabalho como princiípio educativo - Orlando Bif, Roberta Pasqualli
-
Reflexões sobre os saberes docentes: um conhecimento necessário - Patricia Alves Godinho, Roberta Pasqualli
-
Construção de uma escola inclusiva: garantia de direito às pessoas com deficiência - Eliete Santin Staub, Roberta Pasqualli
-
O design instrucional contextual no desenvolvimento de produto educacional digital acessível para surdos - Elis Regina Hamilton Silveira, Marimar da Silva
-
Análise da atividade como estratégia de ensino na educação profissional - Luciane Joch Gaioski, Olivier Allain
-
Aprendendo para ensinar matrizes: atividades de ensino de estudante
surdo para estudante surdo na EPT - Hagar de Lara Tibúrcio de Oliveira, Marimar da Silva -
Aprendizagem, qualidade e segurança em nosso trabalho – Banner Digital - Fábio Lopes, Nilo Otani
-
Aprendizagem, qualidade e segurança em nosso trabalho – Vídeo
Educacional - Fábio Lopes, Nilo Otani -
Elaborando a docência na educação profissional e tecnológica - Paula Regina Correia, Roberta Pasqualli
-
Exposição fotográfica “O trabalho dos TAE em imagens e textos”: intervenção por meio da imagem fotográfica - Eveline Boppré Besen Wolniewicz, Nilo Otani, Marimar da Silva
-
Glossário acadêmico de Química: material de apoio didático bilíngue
(libras/português) - Karina Zaia Machado Raizer, Roberta Pasqualli -
Guia de redução da evasão na EPT - Fernanda Corrêa Garcia, Marizete Bortolanza Spessatto
-
Guia educacional sobre os fatores de permanência e êxito dos alunos
egressos da rede pública do ensino fundamental no ensino médio
integrado do IFSC-campus Florianópolis - Estela Maris Ribeiro, Gislene Miotto Catolino Raymundo -
Memórias fotográficas do Curso Técnico em Agropecuária da Escola
Técnica Agrícola Vale da Uva Goethe - Walquiria Guedert Mendes, Roberta Pasqualli -
Oficina Formativa: currículo integrado, juventudes e espaços de participação - Ana Claudia Burmester, Roberta Pasqualli
-
Os saberes do fazer profissional: abordagem de ensino de fotografia
aplicada à comunicação visual para estudantes surdos na EPT - Eduardo Alexandre Cazionato Gomes, Marimar da Silva -
Saberes docentes do professor de enfermagem - Luis Fernando Rampellotti, Roberta Pasqualli
-
Tutorial bilíngue (libras/português): SIGAA - Elis Regina Hamilton Silveira, Marimar da Silva
-
O papel da moradia estudantil na edificação da educação integral do Instituto Federal Catarinense - IFC: limites e potencialidades - Eliane Juraski Camillo e Daiana Colombo
-
A construção da identidade profissionl do técnico-administrativo em educação: a pesquisa narrativa como possibilidade de investigação - Eveline Boppré Besen Wolniewicz, Nilo Otani, Marimar da Silva
-
Curso online de orçamento público para os servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino federal - Juliana Novo Paccola Yukimura, Nilo Otani, Roberta Pasqualli
-
Educação e trabalho no país da mais valia: a EPT no contexto do movimento do capital no Brasil - Orlando Bif, Jair José Maldaner, Marcelo Rythowem, Roberta Pasqualli
-
Reflexões sobre a educação profissional e tecnológica a partir da confecção de um fanzine - Juliana Novo Paccola Yukimura, Daiana Colombo Figueredo, Hewerton Aparecido Lopes, Bruno Coletty, Adriano Larentes da Silva
-
Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológica - Dayane Alves, Nilo Otani
-
Currículo integrado, juventudes e espaços de participação - Ana Claudia Burmester, Roberta Pasqualli
-
Integrated curriculum, youth and spaces for participation - Ana Claudia Burmester, Roberta Pasqualli
-
O design instrucional contextual no desenvolvimento de produto educacional acessível para estudantes surdos na educação profissional tecnológica - Elis Regina Hamilton Silveira, Marimar da Silva
-
Desafios para a implantação de um curso EPT/EJA no IFPR – Campus Umuarama - Hewerton Aparecido Lopes, Adriano Larentes da Silva
-
Relação entre processo de ingresso e evasão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - Daiana da Rosa Ferreira, Salete Valer
-
Responsabilidade sociambiental: dos documentos oficiais que regem a educação à prática docente - Elaine Cristina Pamplona Seiffert, Eliane Juraski Camillo
-
Identidade profissional de assistentes sociais no IFSC: entre o assalariamento e o direcionamento social - Shirlei Garcia, Adriano Larentes da Silva
-
A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador - Luciane da Costa Campolin, Gislene Miotto Catolino Raymundo
-
O Currículo Integrado e o Ensino de Química para Surdos no IFSC - Karina Zaia Machado Raizer e Roberta Pasqualli
-
O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação profissional: contextualizações com o mundo do trabalho - Lucas de Souza, Salete Valer
-
Saberes Docentes para Freire, Shulman e Tardif: Percepções e Aproximações Teóricas - Paula Regina Corrêa, Roberta Pasqualli
-
No princípio era o trabalho… o trabalho como princípio educativo - Orlando Bif, Roberta Pasqualli
-
O derretimento do futuro: projeções para uma juventude desprovida de salvaguardas - Orlando Bif, Lucas de Souza, Roberta Pasqualli