Subprojeto de Pedagogia - Câmpus Palhoça Bilíngue

Subprojeto de Pedagogia - Câmpus Palhoça Bilíngue

Edital 2022/23

Equipe de coordenação e supervisão:

Coordenador de área do PIBID Palhoça Bilíngue:

Professora Supervisora – Escola Professor Febrônio Tancredo de Oliveira: 

  • Profa Luciana Alice Francisco da Silva 

    Professora Supervisora – Grupo Escolar Najla Carone Guedert:
  • Angelita Sourilda Teodomiro

Olá! Seja bem-vinda/o!

Nesta página você vai conhecer o subprojeto do IFSC Campus Palhoça Bilíngue (Libras-Português) que está sendo desenvolvido com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid!

Este projeto é referente ao Edital nº 23/2022, que tem a vigência de 2022 até 2024.

Vamos contextualizar um pouco antes de trazer detalhes da prática que vem acontecendo

O subprojeto nasceu de um curso que tem como um de seus objetivos formar pedagogos para atuar em todas as áreas que a profissão oportuniza, mas com um diferencial, que é a atuação também em língua de sinais. Os pedagogos poderão atuar em escolas regulares ou bilíngues, em turmas mistas (inclusivas) ou turmas de surdos.

Ao longo do curso são oferecidas unidades curriculares de Libras a fim de aproximar os estudantes da língua e, as demais unidades curriculares abrangem aspectos da aquisição da linguagem e desenvolvimento da aprendizagem, alfabetização e letramento, didática, entre outras, trazendo a teoria e a prática para a aprendizagem de alunos surdos.

O curso é ofertado presencialmente pelo IFSC Campus Palhoça Bilíngue, que tem como missão oportunizar uma educação profissional de qualidade a estudantes surdos, respeitando suas especificidades linguísticas e culturais.

Os dos principais objetivos do projeto é aproximar os estudantes à realidade escolar, mais especificamente, fazer com que observem e, posteriormente, desenvolvam práticas de alfabetização e letramento de crianças de primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Além disso, também é preciso elaborar atividades que levem a Língua Brasileira de Sinais - Libras às crianças ouvintes a partir da abordagem de ensino de segunda língua.

O Pibid é uma oportunidade ímpar de relacionar a teoria vista na graduação com a prática vivenciada nas escolas-campo.

Nas disciplinas relacionadas à alfabetização e letramento os licenciandos estudam os métodos de alfabetização com, as fases de aquisição da escrita fundamentadas em, a alfabetização também na perspectiva histórico-crítica, a importância dos gêneros textuais na elaboração de atividades; na disciplina de Didática e teorias pedagógicas é discutida a importância do posicionamento teórico-filosófico para a escolha de um método de ensino, sendo a técnica uma das dimensões da didática, mas não a única; na disciplina de Introdução à pedagogia bilíngue os discentes compreendem o papel do professor como aquele responsável por fazer a mediação entre os alunos e o conhecimento científico de forma que ao se apropriarem desse conhecimento historicamente construído os alunos vão se tornando mais humanos. Todos esses estudos, bem como outros, serão base para a prática nas escolas-campo. A partir do momento em que os bolsistas trouxerem os registros coletados nas escolas-campo e começarem a pensar na elaboração das intervenções, serão impelidos a recorrer a essas e outras teorias para construir suas atividades.

São 16 bolsistas de iniciação à docência e duas escolas-campo participando desta oferta. Cada escola recebe quatro duplas, uma em cada dia da semana.

 As instituições parceiras são o Grupo Escolar Najla Carone Guedert e a Escola Professor Febrônio Tancredo de Oliveira, ambas localizadas no município de Palhoça.

Grupo Escolar Najla Carone Guedert
Grupo Escolar Najla Carone Guedert

O Grupo Escolar Najla Carone Guedert é uma escola pública de Palhoça/SC, fundada há mais de 50 anos,  e está localizada no bairro Passa Vinte. Oferece o ensino do 1ᵒ ao 5ᵒ anos,  ou seja, anos iniciais do ensino fundamental.

Escola Professor Febrônio Tancredo de Oliveira

O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - Professor Febrônio Tancredo de Oliveira (CAIC) também está localizado no bairro Passa Vinte, no Município de Palhoça/SC.

Foi inaugurado em novembro de 1996 e hoje atende crianças de 04 (quatro meses) a 05 (cinco) anos na Educação Infantil, de 06 a 14 (seis a quatorze) anos no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos a partir de 15 (quinze) anos.

Agora vamos apresentar algumas das práticas que têm sido realizadas pelas/os bolsistas nas escolas-campo!

A primeira atividade realizada foi a apresentação do subprojeto para as crianças das turmas envolvidas. Os grupos de oito bolsistas que atuam em cada escola-campo precisaram se organizar para que as práticas não ficassem fragmentadas, então, as atividades foram planejadas no grupo e assim deve ser até o final do projeto.

Esta foi a atividade elaborada até o momento, pois, entende-se que é importante a observação, o registro e a criação de vínculo com a turma para posterior planejamento pedagógico.

Vamos acompanhar um relato?

Nosso intuito era discorrer um pouco sobre a Instituição, as principais salas que são utilizadas para as atividades pedagógicas, elaboração de materiais bilíngues, atendimento das IAAS - Intervenções Assistidas por animais e as salas de aula que estudamos no curso de Pedagogia Bilíngue. Optamos por dar ênfase aos termos utilizados em relação às pessoas com deficiência e também mencionamos sobre a utilização dos termos “surdo-mudo mudo e mudinho” e explicamos que podemos chamar eles de “surdo”, para que eles se conscientizem e esclarecemos que eles se comunicam através da língua de sinais, utilizando as mãos.

Na intervenção, utilizamos materiais confeccionados e manipuláveis, para facilitar a  visualização e logo após serviria para aplicação de uma dinâmica com eles. Foram criadas plaquinhas de papelão e palito de churrasco, com a impressão dos lugares da Instituição para visualizar com clareza, também criamos jogos da memória do câmpus e outros com animais e seus nomes. Nessa dinâmica, aproveitamos para propiciar a interação entre os colegas, já que eles não tinham esse hábito de brincar e estudar em grupo, pensando na ajuda mútua, na troca de conhecimentos. Assim, diz Vigotski sobre a interação:

 A perspectiva sociocultural estabelece que o desenvolvimento da aprendizagem aconteça através das interações sociais, pois elas são responsáveis pela inserção da criança na linguagem na qual ela partilha significados e é significada pelo outro. (Vigotski, 1999, p. 56).

Nesse dia, a dupla planejou  uma apresentação do IFSC Campus Palhoça Bilíngue, para a turma de segundo ano do Najla. Nos alinhamos com as duplas de bolsistas para haver uma continuação nas apresentações, as outras duplas ficaram responsáveis em explicar a Libras, o curso de pedagogia bilíngue e o Pibid.

 Confeccionamos jogos com EVA, papel ofício com impressão, tesoura, cola e caixa de papelão, foi criado um jogo da memória de animais e nome dos animais, jogo da memória com os espaços do IFSC e plaquinhas com os espaços do IFSC.

Começamos a aula explicando cada espaço do campus, mostrando as plaquinhas, do IFSC, Laboratório de Tecnologia Assistiva - Labta, Laboratório de Pedagogia Bilíngue - Lapebi, quadra de esportes e sala de aula. Durante a explicação, nós mencionamos que não é correto chamar o surdo de mudo, mudinho, deficiente auditivo, que o certo a se usar é SURDO. O surdo pode falar (oralizar) se quiser, não tem nada que impeça nas cordas vocais.

Mostramos a foto de uma menina com paralisia cerebral que está no projeto do Labta, enfatizamos que o termo correto a se falar é “pessoa com deficiência”, não é deficiente, especial, pessoal com necessidade especial, mas o melhor de tudo é chamá-la pelo seu próprio nome.

Separamos os alunos em cinco grupos e distribuímos o jogo da memória do IFSC, ao terminar jogaram o jogo da memória dos animais. Alguns alunos tiveram dificuldade pois não sabiam ler, então os colegas os ajudavam.  No final, distribuímos folhas em branco para que desenhassem e escrevessem o que acharam da aula.

 Observamos a alegria dos alunos em terem uma aula dinâmica e participativa, com muita interação e vontade de brincar. Após desenharem, recolhemos os desenhos e tiramos algumas fotos, pretendemos fazer um mural com os trabalhos.





Quando foi realizada a apresentação da Libras as crianças também confeccionaram um crachá com seus nomes


 




Para entender o que é o projeto, as crianças utilizaram uma lupa e aprenderam sobre ser pesquisador.

 

Registro das atividades realizadas:

Registros fotográficos da Mostra de Trabalhos Acadêmicos

Registros fotográficos SIID

VI SIID - Alocação de trabalhos

Sequência Didática Cantigas de roda e brincadeiras-compactado

Registro das intervenções de alfabetização Caic 

Sequência Ditática Sentimentos SetembroAmarelo-compactado

Sequência Didática Meu lugar no mundo

Planejamento das proposições de Libras Najla

Atividades de ensino de Libras - CAIC

Sequência didática Brasil-Najla

Sequência didática Cantigas de roda - Najla-compactado

Sequência didática Entendendo as localizações no espaço-Najla

Registro das intervenções de alfabetização Caic  (2)

Edital 2020

Equipe de coordenação e supervisão:

Coordenador de área do PIBID Palhoça Bilíngue:

Professora Supervisora – Grupo Escolar Professora Adriana Weingartner:

Professora Supervisora – Grupo Escolar Najla Carone Guedert:

Professora Supervisora – Grupo Escolar Terezinha Maria Espíndola Martins:

Informações sobre o subprojeto:

Estudantes da Licenciatura participantes: 24 bolsistas e 6 voluntários.

Para conhecer mais sobre este subprojeto acesse o nosso repositório com informações sobre as atividades que acontecem no PIBID edital 2020, no Grupo Escolar Terezinha Maria Spíndola Martins, no Grupo Escola Najla Carone Guedert e na Escola Básica Professora Adriana Weingartner.

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