Rotinas e passeios no intercâmbio em Bilbao

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 15 ago 2024 10:30 Data de Atualização: 15 ago 2024 10:30

Se parte de um intercâmbio é encantamento, outra parte também é se estabelecer em um novo lugar, mesmo que provisoriamente, criando novas rotinas e enxergando uma nova forma de viver em outro país. É disso que o participante do Propicie Gabriel Henrique Slomski Vacarin falou para nós em seu relato sobre as experiências vividas no final do seu período de intercâmbio em Bilbao, na Espanha.

Gabriel é estudante de graduação em Engenharia de Controle e Automação, no Câmpus Chapecó, e passou três meses realizando um projeto na Universidade de Deusto. Além de comentar sobre essa vivência na universidade, ele nos contou também sobre a rotina, os passeios e os aprendizados que o intercâmbio proporcionou.

Leia a seguir o relato completo do Gabriel sobre seu tempo na Espanha:

—------------------------------------------------------------------------------------------------------

Passado o primeiro mês de intercâmbio e as primeiras impressões do país, a rotina se tornou mais simples, pois a diferença de idioma, horário e diferentes comidas já não impactavam tanto. Continuamos então o desenvolvimento do projeto, além de auxiliar em outras atividades do laboratório. Com o passar dos dias foi possível conhecer outros professores e outros ambientes do câmpus, possibilitando compreender ainda mais as diferenças nos métodos de ensino, aliadas à grande quantidade de equipamentos para uso didático.

Durante as tardes livres pude conhecer diversos parques e prédios importantes na cidade. A maioria deles é possível conhecer caminhando, pois a cidade de Bilbao conta com amplas calçadas e áreas próprias para pedestres ou transporte público.

Quanto à alimentação, optei por cozinhar na residência mesmo, visto que a economia era grande quando comparado com os preços dos restaurantes.

A distância de casa e da família era reduzida por meio de longas chamadas de vídeo toda semana, uma forma bastante eficaz de se adaptar à nova rotina, sem causar um grande aperto.

Com o passar do tempo e o andamento do projeto foi possível realizar alguns passeios e viagens pela Europa, pois com o sistema de transporte lá oferecido o deslocamento entre cidades e países não possui custo elevado. Assim, o intercâmbio se torna uma ótima oportunidade para conhecer diferentes locais e voltar para casa com experiências mais marcantes ainda.

O maior aprendizado deixado pelo período no exterior é o conhecimento sobre os costumes e rotinas adotadas por outras populações. Além dos conhecimentos adquiridos no espaço universitário, as diversas atitudes adotadas pela população em relação a atividades simples do dia-a-dia nos mostram outra forma de desempenhar as atividades aqui realizadas.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS